Descubra agora como transformar site em app

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

Hoje em dia, ter presença no mundo digital é fundamental para qualquer empresa, independentemente do serviço prestado. E quanto mais ela cresce, maior se torna o papel desses canais. Porém, aprender como criar um site ou listas de emails são apenas os primeiros passos. Depois que seu negócio adquirir proporções maiores, você terá que buscar outras formas de ampliar sua presença. Um exemplo disso é a possibilidade de transformar site em app para celular.

Existem vários pontos positivos na criação de um aplicativo na empresa, incluindo um que tem funções similares ou idênticas às do seu site. Porém, muitos gestores não conhecem os reais benefícios desse investimento, o que pode custar algumas oportunidades de crescimento à empresa.

Para ajudar a esclarecer suas dúvidas, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios de transformar site em app e como isso pode ser feito. Acompanhe.

Por que investir em um app de celular?

A primeira barreira que impede essa migração é a falta de entendimento sobre os benefícios dos aplicativos móveis para a empresa. A menos que o negócio seja baseado no uso de um app, pode ser que um nunca seja criado, se limitando apenas ao site. Para quebrar um pouco essa mentalidade, trouxemos aqui alguns dos principais motivos para transformar um site em app. Confira.

Plataforma mais utilizada

A navegação móvel é a forma mais comum de acesso à internet hoje em dia. É quase certo que todos em uma casa terão seu próprio aparelho celular, mesmo que não haja nenhum computador pessoal ou notebook. Sendo assim, é mais provável que seu aplicativo tenha um desempenho melhor com seu público-alvo do que o próprio site. Seja para buscar informações, acessar um e-commerce ou qualquer outra atividade.

Investimento na experiência do usuário

Se você já acessou muitos sites no celular ou tablet, então sabe como pode ser frustrante quando eles não são devidamente otimizados para aparelhos móveis. E, mesmo quando são, ainda podem ocorrer alguns problemas com responsividade e com a disposição dos ícones na tela.

Ao transformar seu site em um aplicativo, é possível investir mais na qualidade de navegação, o que contribui com uma experiência de usuário mais positiva. Mesmo pequenas melhorias no tempo de carregamento e na disposição dos dados podem fazer uma grande diferença.

Fidelização do público

Por fim, mas não menos importante, o seu aplicativo também é uma ferramenta muito forte no seu marketing digital, especialmente na hora de promover a fidelização do público. O aplicativo é um excelente canal para manter o cliente informado sobre suas atividades e produtos, pois permite o uso de notificações diretamente no aparelho. Além disso, com a melhor experiência do usuário, você aumenta suas chances de retenção de seus clientes.

Quais os benefícios de transformar site em app?

A criação de sites oferece várias possibilidades e recursos na hora de alcançar e reter potenciais clientes. Porém, a utilização de um aplicativo móvel traz uma série de opções que não são possíveis em nenhum outro meio. Veja aqui alguns dos principais exemplos.

Personalização

Páginas online têm certas limitações no que diz respeito à personalização de seu conteúdo, principalmente com relação à capacidade de diferentes navegadores e computadores. É necessário pensar na compatibilidade do código, além da grande diferença de performance entre diferentes computadores.

Por outro lado, aparelhos móveis tendem a apresentar um desempenho de processamento mais consistente entre modelos. Como resultado, é possível criar opções mais alinhadas com a experiência que você quer oferecer aos seus clientes, o que otimiza seus resultados.

Praticidade 

Acessar um site quase sempre é um processo mais demorado do que utilizar um aplicativo no celular. Além de levar em conta o tempo de carregamento do conteúdo, também é necessário encontrar o link certo ou o usuário deve tê-lo salvo em seu aparelho. Algo que também pode gerar mais dificuldades, se você fizer uma atualização que altere a URL de alguma forma.

Se qualquer alteração é feita no aplicativo, é provável que ela seja instalada sem que o usuário note. Isso poupa tempo e torna a navegação como um todo bem mais simples.

Maior visibilidade

Ao transformar um site em app, você também está ampliando o número de pontos de contato entre seu público e sua marca. Com mais opções para entrar em contato e tirar dúvidas, o público tende a manter sua marca em vista por mais tempo, o que contribui com o reconhecimento da sua empresa.

Recursos offline

Para poder acessar todos os recursos de um site, o usuário precisa estar conectado à internet. Parece algo óbvio, mas essa ainda pode ser uma barreira na utilização da sua página quando algum cliente precisa tirar uma dúvida ou conferir uma informação.

Felizmente, o uso de um aplicativo permite criar algumas funções que são independentes de qualquer conexão. Isso é muito útil para recursos menores, como respostas para dúvidas comuns, informações sobre a empresa, entre outras coisas do tipo. Algo que contribui bastante para a experiência do cliente.

Mais informação sobre o público

Por fim, um aplicativo também é uma excelente janela para aprender mais sobre o comportamento e as preferências do seu público e formar sua persona. Primeiramente, você tem mais recursos para rastrear certas atividades dentro do app, como as páginas que são mais visitadas. Ao mesmo tempo, você também pode usá-lo para enviar pesquisas de opinião aos seus clientes diretamente, com chances maiores de ser respondido.

Quais são os métodos para transformar site em app?

O procedimento para transformar o conteúdo do seu site em um aplicativo móvel pode ser bem complexo. É necessária uma equipe com conhecimento específico na área ou terceirizar o desenvolvimento do aplicativo. Em todo caso, há uma decisão importante que você deve tomar desde o início: se você terá um app nativo ou um híbrido. Entenda melhor a seguir.

App Nativo

Esses são os aplicativos tradicionais, que são desenvolvidos do zero e colocados em uma loja virtual, como a AppStore ou a GooglePlay. Essa é a opção de preferência se você deseja um app que apresente melhor performance e funcionalidades mais aprofundadas.

Por outro lado, eles também exigem um investimento um pouco maior em seu desenvolvimento, já que as funcionalidades são trabalhadas desde os fundamentos. Além disso, é necessário administrar ambas as versões separadamente.

App Híbrido

Alternativamente, você pode transformar o site em um app híbrido, convertendo o conteúdo e funções da página em um aplicativo utilizando apenas tecnologia web. Essencialmente, você terá um aplicativo nativo cujo trabalho é facilitar a visualização do site.

Nesse caso, seus recursos serão um pouco mais limitados, pois não há a mesma liberdade para desenvolver todas as funcionalidades possíveis, além de performance reduzida. Porém, esse é um tipo de projeto bem mais rápido e de menor custo que manter um aplicativo nativo para vários sistemas operacionais diferentes.

Como transformar um site em app?

Depois de definir o modelo de aplicativo que você quer e reunir a equipe para desenvolvê-lo, é hora de estabelecer como será sua estrutura. Veja alguns pontos que você deve manter em mente.

Escolher a interface

O design da interface é tão importante quanto o conteúdo em si, pois orienta a visão do usuário e facilita a navegação. Também é ideal que o aplicativo tenha um visual alinhado com a sua marca, incluindo o esquema de cores, logo e qualquer outro tema que você tenha em mente. Isso será o mais importante para tornar seu aplicativo mais reconhecível.

Definir abas

Em seguida, você deve estabelecer quais páginas do site serão convertidas para o aplicativo e como essa informação será disposta. Evite colocar conteúdo demais em uma mesma tela e distribua tudo de forma intuitiva, para que o usuário consiga acessar qualquer funcionalidade com o mínimo necessário de toques.

Criar animações

Para poder compor o visual do aplicativo, é necessário um conjunto de animações. Algumas podem ser programadas com simples formas geométricas, enquanto outras que envolvem conteúdo interativo podem precisar de um trabalho artístico mais elaborado para funcionarem adequadamente. A norma ainda é a simplicidade. Use animações apenas para chamar a atenção do usuário para as partes mais importantes.

Otimizar a navegação

Para transformar um site em app, seja ele nativo ou híbrido, é necessário algum trabalho de otimização do código. Dessa forma, a informação fornecida pelo seu servidor pode chegar mais rapidamente ao cliente para que ele tome uma decisão.

Testar a segurança

Todo software pode ser usado como uma porta de entrada para criminosos. E como aparelhos móveis não costumam receber a mesma atenção de segurança que computadores, é importante que seja tomado cuidado redobrado durante o desenvolvimento, para que haja o mínimo possível de brechas.

Integrar novos recursos

Não é necessário ter um projeto completo para transformar o site em app. Você pode começar com as funções que considera essenciais e depois adicionar recursos em novas atualizações, seguindo de acordo com seu plano de publicidade.

Com essas informações, você já pode dar os primeiros passos para transformar seu site em app. Com o planejamento correto, você pode usar essa plataforma para otimizar o contato com o público.

Quer mais dicas para que seu aplicativo tenha o melhor desempenho? Então veja aqui nosso artigo explicando como otimizar sua presença na App Store.

Este artigo foi escrito pela Rock Content.

Tópicos

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas