Código QR: revolução nas formas de pagamento

As gigantes do mundo financeiro como os bancos, empresas de pagamento e fintechs brigam para garantir um espaço na corrida pela implementação do código QR como uma forma barata e simples para pagamentos entre comerciantes e consumidores.

Nesse post, vamos tentar entender o que são os QR codes e como eles conseguiram tanto sucesso no cada vez mais competitivo mercado de pagamentos.

O que é um QR Code?

Um Quick Read Code conhecido como código QR, é um código bidimensional, diferente do tradicional código de barras e é composto de quadrados pretos e brancos que podem ser lidos por câmeras de smartphones ou outros dispositivos.

Embora tenha sido inventado pela indústria automotiva no Japão e patenteado pela Denso Wave, subsidiária da Toyota, qualquer um pode usá-los, desde que sigam os padrões do código.

O início do sucesso e a popularidade na china

O uso do código QR cresceu ao longo dos últimos dez anos, quando milhares de empresas começaram a usá-las para tudo, desde publicidade e promoções até rastreamento de mercadorias, cupons e muito mais.

Logo depois, eles começaram a ser usados ​​para pagamentos, com os clientes os fazendo-o por meio da digitalização de um código QR e tendo o valor transferido diretamente de sua conta para o comerciante.

Enquanto nos Estados Unidos os códigos QR eram usados por alguns varejistas por quase uma década, foi na China onde eles se tornaram tendência mundial, quando algumas empresas gigantes começaram a oferecer versões próprias, fazendo com que explodisse os volumes de pagamento nos últimos sete anos usando os QR codes.

Além disso, houve massivo encorajamento de potenciais clientes empresariais, como taxistas.

A Alipay, outra pioneira chinesa no uso dos códigos QR, também vendeu produtos de hardware que suportam pagamentos com essa tecnologia. Dessa forma, na china se criou um efeito ecossistêmico, resultando em mudança de comportamento social e códigos QR se tornando um modo de vida.

Baixo custo e muita praticidade

Umas das grandes vantagens dessa forma de pagamento é a de integrar pequenos comerciantes aos pagamentos digitais, quase sem custo nenhum. Por isso, essa inclusão tende a ser questão de tempo, pois se tornando uma prática natural para grandes comerciantes veremos mais adoção do consumidor acontecendo. Dessa forma, as pessoas começarão a usá-los em estabelecimentos menores como um pequeno restaurante ou mesmo vendedores ambulantes.

O QR codes eliminam a necessidade de grandes gastos, pois os comerciantes podem usar um adesivo com o código, ou fazer o download de um aplicativo negociante e criar um código QR para aceitar pagamentos digitais. 

Fonte

A crescente prevalência de smartphones dá aos comerciantes e consumidores ainda mais motivos para usar esse formato para pagamentos. Além disso, a leitura das informações é realizada de maneira prática e rápida, e o consumidor precisa ter em mãos um celular com câmera.

Basicamente só precisa apontar a câmera para o código com o aplicativo de leitura aberto. Toda leitura e análise dos dados é feita de forma rápida e com segurança, evitando fraudes ou pagamentos duplicados.

E qual a atual posição do mercado brasileiro?

O pagamento via código QR é a aposta do varejo brasileiro para um futuro bem próximo, afirma um estudo da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). “O uso de aplicativos e de QR codes abre para o varejo possibilidades inéditas de interação e conhecimento dos clientes. Em uma economia cada vez mais movida a dados, isso é fundamental”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.

O estudo apontou que, apesar da utilização dos códigos QR por parte dos consumidores, o varejo ainda não aderiu essa ferramenta. Para superar isso, grandes varejistas e empresas de pagamento devem investir na expansão da rede de lojas que aceitam esses meios de pagamento. 

Incentivar essa aplicação, adicionando descontos e promoções, fará com que as barreiras do desconhecimento e da desconfiança sejam colocadas para baixo.

Consumidores que não têm o hábito de comprar online têm menor propensão a adotar meios de pagamento mais inovadores. O momento ainda é de desenvolvimento do mercado e, por isso, o foco no público mais digitalizado tende a oferecer um melhor retorno”, analisa o presidente da SBVC.

Destaque absoluto entre as formas atuais de pagamento

A utilização do QR codes em todas as partes do globo, assumiu naturalmente seu lugar de destaque entre as formas de pagamentos existentes. Os comerciantes e consumidores buscam serviços cada vez mais práticos e que realmente resolvam seus problemas. Os códigos QR aparecem como uma solução segura, rápida, de baixíssimo custo, e que se mostra extremamente confiável e eficiente.

Os smartphones mais uma vez se mostram como dispositivos muito versáteis. Neste caso é ainda mais interessante, pois se trata do uso da câmera, sincronizada a um aplicativo, que executam as opções de pagamento em um piscar de olhos.

Nos próximos anos a popularidade dos QR codes promete crescer bastante no Brasil. Essa pode ser uma ótima oportunidade para você largar na frente e modernizar seu negócio, seja você um grande varejista, ou mesmo um ambulante autônomo. 

Caso você tenha gostado do tema e tenha alguma curiosidade ou dúvida, deixe um comentário abaixo. Responderemos seu contato com muito prazer!


  • Luiz Felipe S. Dantas
  • Copywriter
  • Baiano de Eunápolis, graduando em Economia, apaixonado por música, esportes e dota 2. Sou um admirador da capacidade das boas ideias, somadas a tecnologias inovadoras, solucionarem problemas e otimizar nossa realidade. Ser parte do time de marketing da Usemobile, me proporciona um estudo direto desses assuntos e um maior contato com o mundo das inovações.

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