Novidades do Android 9.0 Pie

Quais são as novidades do Android 9.0 Pie? O Android Pie finalmente ganhou um nome oficial e já está disponível para smartphones Pixel. Neste post, vamos reunir o que há de mais novo no famoso OS da Google.

Project Treble

O Android 8.0 Oreo viu a introdução do “Project Treble” do Google, uma iniciativa da empresa para reprojetar a plataforma e melhor resumir o sistema operacional Android a partir do código específico do hardware.

Os fabricantes gastavam muito tempo refazendo o código específico de hardware, sempre que desejavam enviar uma atualização da plataforma. Isso aumentava o custo de suporte e reduzindo as atualizações. A separação do Project Treble deste código específico de hardware reduz o esforço exigido para oferecer suporte a atualizações da plataforma para seus dispositivos.

Todos os dispositivos fornecidos com o Android 8.0 ou 8.1 Oreo foram necessários para suportar o que o Project Treble exigia. Isso faz do Android 9.0 Pie o primeiro grande lançamento desde então. E, além disso, a primeira chance para o Project Treble fazer uma grande diferença nos tempos de atualização do dispositivo.

O Google também elevou ainda mais a aposta, permitindo que sete outros fabricantes tenham seus telefones elegíveis para o programa de visualização. Não está claro quais acordos tiveram que ser feitos para isso, mas até agora as coisas parecem boas. Agora que o Pie foi lançado, um desses telefones, o Essential PH-1, já tem sua versão Android Pie disponível para o público.

Esperamos que essa tendência continue, para que as plataformas Android obsoletas se tornem uma coisa do passado.

IA em todas as coisas

É 2018 e o seu produto não está usando IA ainda? A IA é o grande ponto de venda do Google para o Android Pie. Eles querem que você seja capaz de “ajustar menos, rolar menos, cobrar menos, tocar menos e obter mais”. Então, como o Android 9 realmente torna isso possível com a IA?

Ajustar menos

O Android 9.0 Pie inclui um brilho adaptável por IA. A ideia de brilho automático não é nova, mas a de adaptativo sim. No brilho automático, o celular se adapta à condição de luz do local em que o usuário está

A ideia do brilho adaptável é que, quando o usuário ajustar o brilho em diferentes cenários, o sistema aprenda qual brilho o usuário prefere nesses locais.

Rolar menos

Esta afirmação está se referindo ao “Bem-estar Digital” do Android. Ele é oferecido em formato beta, apenas em dispositivos Pixel com o Android 9.0 Pie. O “Bem-estar digital” e recursos como esse parecem estar surgindo em várias frentes das nossas vidas tecnológicas. Percebendo que talvez estejamos usando muita tecnologia, rolando interminavelmente pelas mídias sociais.

O Google fornece um painel que divide o uso do seu aplicativo com base no tempo de tela, nas notificações recebidas e nos horários abertos. Ele também permite que você defina limites de tempo diários em aplicativos. Após atingir o limite, o ícone fica esmaecido e o aplicativo não pode ser aberto, ele fica “pausado”.

Curiosamente, você não pode definir limites para todos os aplicativos. Por exemplo, nem a Play Store nem o telefone podem ter um limite. Há também um recurso que o Google chama de “Wind Down”. Ele coloca automaticamente o telefone no modo “não perturbe” e ativa a escala de cinza da tela. Tudo isso para te ajudar a deixar o celular de lado no fim do dia.

Carregar Menos

Nos últimos anos, o Google vem trabalhando para melhorar o desempenho da bateria no Android por meio de várias iniciativas. A mais significativa delas é a Doze, que começou com o Android 6.0 Marshmallow. Através das seguintes interações, Doze foi refinado e tornou-se mais agressivo, fazendo o que tinha que fazer para impedir que os aplicativos de segundo plano consumissem as preciosas horas de miliamperes do usuário.

O Android 8.0 introduziu a capacidade de restringir o uso em segundo plano de um aplicativo, bem como enviar uma notificação se o Android detectasse um aplicativo que estava usando muita bateria em segundo plano, Entretanto, o processo ainda era muito manual, o que fazia com que fosse pouco utilizado.

Agora, no Android 9.0 Pie, a Adaptive Battery vai ainda mais longe. Ela monitora quais aplicativos você usa com frequência, limitando automaticamente o uso de bateria por aplicativos que você não usa. O Google também atualizou a interface do usuário da bateria para torná-la mais intuitiva, para caso haja aplicativos que precisem ser restringidos.

Tocar menos

Apesar do Google ter acabado de substituir alguns toques por swiping, a IA está ajudando aqui mesmo assim. O Pie apresenta quatro funções principais que devem ajudar os usuários a “tocar menos”: Slices, ações do aplicativo, uma nova tela de visão geral e novos gestos de navegação para unir tudo.

Os slices e as ações de aplicativos são os novos mecanismos para que os aplicativos ganhem exposição por meio da pesquisa do Google. Os slices são pequenas interfaces que permitem ao usuário ver e agir rapidamente sobre as informações expostas por um aplicativo, enquanto as Ações do aplicativo fornecem um link direto em um aplicativo para executar uma ação.

Nova navegação

nova navegação android 9.0

A nova tela de visão geral e os gestos de navegação são possivelmente a maior mudança para o Android nesta nova versão. Embora, é claro, os gestos de navegação não estejam ativados por padrão nos telefones Pixel que receberam a atualização. Não permitir os novos gestos por padrão foi provavelmente a escolha certa. Aqueles de nós prontos para enfrentar o futuro podem entrar em configurações e ativá-lo.

A ativação dos novos gestos remove o botão de visão geral da barra de navegação, substitui o botão de início por um “comprimido” e oculta seletivamente o botão de voltar, se não for necessário.

Depois, há vários gestos de deslize para realizar ações diferentes. Por exemplo, deslizar a pílula para cima na tela de visão geral, deslizar de novo para abrir a gaveta do aplicativo, independentemente de o usuário estar ou não em um aplicativo e deslizar da esquerda para a direita a barra de navegação para rolar pelos aplicativos recentes.

Outras novidades legais

O Google sempre investe em outras mudanças sutis, além das grandes, então aqui está um breve resumo de alguns destaques. Lembre-se de que alguns desses recursos já podem estar disponíveis em versões personalizadas do fabricante do Android, mas agora eles fazem parte do sistema Android principal:

  • Nova fonte do sistema
  • Capacidade de fazer anotações em capturas de tela depois de tirá-las
  • Botão que aparece na barra de navegação para girar a tela mesmo com a rotação bloqueada
  • Silent foi adicionado como um volume de toque. E o do-not-disturb agora está mais completo e permite bloquear totalmente as notificações
  • Novos emojis para o Emoji 11.0, bem como atualizações para alguns emojis existentes
  • A barra de navegação e a barra de status não ficam laranja quando a economia de energia é ativada. Além disso, a economia também pode ser personalizada para ser ativada automaticamente entre 5% e 75%
  • Suporte para displays com entalhes
  • O controle deslizante de volume foi movido para estar perto dos botões de volume. Esperamos que os fabricantes mudem isso para onde quer que seu botão de volume esteja
  • Memória de volume por dispositivo bluetooth. Para evitar um som exagerado porque o volume estava alto quando o telefone estava conectado ao seu carro
  • Respostas inteligentes em notificações suportadas para aplicativos de mensagens
  • Eventos climáticos e de calendário agora são exibidos na tela de bloqueio
  • As notificações de aplicativos de mensagens oferecem suporte a respostas e imagens inteligentes
  • Lupa ao selecionar texto.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das mais novas atualizações do Android!


  • Vitor R. Galante
  • Gerente de Marketing
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

1 comentário no post “Novidades do Android 9.0 Pie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *