Quais são as novidades do Android 9.0 Pie? O Android Pie finalmente ganhou um nome oficial e já está disponível para smartphones Pixel. Neste post, vamos reunir o que há de mais novo no famoso OS da Google.
Leia também: Qual a diferença entre o Android e iOS?
Project Treble
O Android 8.0 Oreo viu a introdução do “Project Treble” do Google, uma iniciativa da empresa para reprojetar a plataforma e melhor resumir o sistema operacional Android a partir do código específico do hardware.
Os fabricantes gastavam muito tempo refazendo o código específico de hardware, sempre que desejavam enviar uma atualização da plataforma. Isso aumentava o custo de suporte e reduzindo as atualizações. A separação do Project Treble deste código específico de hardware reduz o esforço exigido para oferecer suporte a atualizações da plataforma para seus dispositivos.
Leia também: Desenvolvimento Android ou iOS, qual escolher?
Todos os dispositivos fornecidos com o Android 8.0 ou 8.1 Oreo foram necessários para suportar o que o Project Treble exigia. Isso faz do Android 9.0 Pie o primeiro grande lançamento desde então. E, além disso, a primeira chance para o Project Treble fazer uma grande diferença nos tempos de atualização do dispositivo.
O Google também elevou ainda mais a aposta, permitindo que sete outros fabricantes tenham seus telefones elegíveis para o programa de visualização. Não está claro quais acordos tiveram que ser feitos para isso, mas até agora as coisas parecem boas. Agora que o Pie foi lançado, um desses telefones, o Essential PH-1, já tem sua versão Android Pie disponível para o público.
Esperamos que essa tendência continue, para que as plataformas Android obsoletas se tornem uma coisa do passado.
IA em todas as coisas
É 2018 e o seu produto não está usando IA ainda? A IA é o grande ponto de venda do Google para o Android Pie. Eles querem que você seja capaz de “ajustar menos, rolar menos, cobrar menos, tocar menos e obter mais”. Então, como o Android 9 realmente torna isso possível com a IA?
Ajustar menos
O Android 9.0 Pie inclui um brilho adaptável por IA. A ideia de brilho automático não é nova, mas a de adaptativo sim. No brilho automático, o celular se adapta à condição de luz do local em que o usuário está
A ideia do brilho adaptável é que, quando o usuário ajustar o brilho em diferentes cenários, o sistema aprenda qual brilho o usuário prefere nesses locais.
Rolar menos
Esta afirmação está se referindo ao “Bem-estar Digital” do Android. Ele é oferecido em formato beta, apenas em dispositivos Pixel com o Android 9.0 Pie. O “Bem-estar digital” e recursos como esse parecem estar surgindo em várias frentes das nossas vidas tecnológicas. Percebendo que talvez estejamos usando muita tecnologia, rolando interminavelmente pelas mídias sociais.
O Google fornece um painel que divide o uso do seu aplicativo com base no tempo de tela, nas notificações recebidas e nos horários abertos. Ele também permite que você defina limites de tempo diários em aplicativos. Após atingir o limite, o ícone fica esmaecido e o aplicativo não pode ser aberto, ele fica “pausado”.
Curiosamente, você não pode definir limites para todos os aplicativos. Por exemplo, nem a Play Store nem o telefone podem ter um limite. Há também um recurso que o Google chama de “Wind Down”. Ele coloca automaticamente o telefone no modo “não perturbe” e ativa a escala de cinza da tela. Tudo isso para te ajudar a deixar o celular de lado no fim do dia.
Carregar Menos
Nos últimos anos, o Google vem trabalhando para melhorar o desempenho da bateria no Android por meio de várias iniciativas. A mais significativa delas é a Doze, que começou com o Android 6.0 Marshmallow. Através das seguintes interações, Doze foi refinado e tornou-se mais agressivo, fazendo o que tinha que fazer para impedir que os aplicativos de segundo plano consumissem as preciosas horas de miliamperes do usuário.
O Android 8.0 introduziu a capacidade de restringir o uso em segundo plano de um aplicativo, bem como enviar uma notificação se o Android detectasse um aplicativo que estava usando muita bateria em segundo plano, Entretanto, o processo ainda era muito manual, o que fazia com que fosse pouco utilizado.
Agora, no Android 9.0 Pie, a Adaptive Battery vai ainda mais longe. Ela monitora quais aplicativos você usa com frequência, limitando automaticamente o uso de bateria por aplicativos que você não usa. O Google também atualizou a interface do usuário da bateria para torná-la mais intuitiva, para caso haja aplicativos que precisem ser restringidos.
Tocar menos
Apesar do Google ter acabado de substituir alguns toques por swiping, a IA está ajudando aqui mesmo assim. O Pie apresenta quatro funções principais que devem ajudar os usuários a “tocar menos”: Slices, ações do aplicativo, uma nova tela de visão geral e novos gestos de navegação para unir tudo.
Os slices e as ações de aplicativos são os novos mecanismos para que os aplicativos ganhem exposição por meio da pesquisa do Google. Os slices são pequenas interfaces que permitem ao usuário ver e agir rapidamente sobre as informações expostas por um aplicativo, enquanto as Ações do aplicativo fornecem um link direto em um aplicativo para executar uma ação.
Nova navegação
A nova tela de visão geral e os gestos de navegação são possivelmente a maior mudança para o Android nesta nova versão. Embora, é claro, os gestos de navegação não estejam ativados por padrão nos telefones Pixel que receberam a atualização. Não permitir os novos gestos por padrão foi provavelmente a escolha certa. Aqueles de nós prontos para enfrentar o futuro podem entrar em configurações e ativá-lo.
A ativação dos novos gestos remove o botão de visão geral da barra de navegação, substitui o botão de início por um “comprimido” e oculta seletivamente o botão de voltar, se não for necessário.
Depois, há vários gestos de deslize para realizar ações diferentes. Por exemplo, deslizar a pílula para cima na tela de visão geral, deslizar de novo para abrir a gaveta do aplicativo, independentemente de o usuário estar ou não em um aplicativo e deslizar da esquerda para a direita a barra de navegação para rolar pelos aplicativos recentes.
Outras novidades legais
O Google sempre investe em outras mudanças sutis, além das grandes, então aqui está um breve resumo de alguns destaques. Lembre-se de que alguns desses recursos já podem estar disponíveis em versões personalizadas do fabricante do Android, mas agora eles fazem parte do sistema Android principal:
- Nova fonte do sistema
- Capacidade de fazer anotações em capturas de tela depois de tirá-las
- Botão que aparece na barra de navegação para girar a tela mesmo com a rotação bloqueada
- Silent foi adicionado como um volume de toque. E o do-not-disturb agora está mais completo e permite bloquear totalmente as notificações
- Novos emojis para o Emoji 11.0, bem como atualizações para alguns emojis existentes
- A barra de navegação e a barra de status não ficam laranja quando a economia de energia é ativada. Além disso, a economia também pode ser personalizada para ser ativada automaticamente entre 5% e 75%
- Suporte para displays com entalhes
- O controle deslizante de volume foi movido para estar perto dos botões de volume. Esperamos que os fabricantes mudem isso para onde quer que seu botão de volume esteja
- Memória de volume por dispositivo bluetooth. Para evitar um som exagerado porque o volume estava alto quando o telefone estava conectado ao seu carro
- Respostas inteligentes em notificações suportadas para aplicativos de mensagens
- Eventos climáticos e de calendário agora são exibidos na tela de bloqueio
- As notificações de aplicativos de mensagens oferecem suporte a respostas e imagens inteligentes
- Lupa ao selecionar texto.
O que achou do conteúdo? Me conte nos comentários abaixo!
Uma resposta
Parabéns, bela iniciativa.