Desenvolvimento de Aplicativo: escolhendo a plataforma certa

Começar com qualquer negócio não é fácil. Se decidirmos levá-lo para o celular, a jornada se torna ainda mais difícil. Ao lidar com o desenvolvimento de aplicativo móvel, há certas perguntas que precisam ser esclarecidas. A única maneira de facilitar as coisas é descobrir a Mobile App Development Company, que ajudará a identificar os padrões corretos de desenvolvimento de aplicativos.

Agora, além disso, há muitos outros pontos que devem ser considerados. Neste post, descrevemos as abordagens desejadas que ajudarão você a começar na direção certa de desenvolvimento de aplicativo.

Neste post, ajudaremos você a obter as respostas para todas as perguntas existentes e destacar qual sistema operacional é mais adequado para seu crescimento inicial. iOS ou Android.

Mas antes de entrarmos na discussão sobre por que devemos ir exatamente ao desenvolvimento de aplicativo, seja Android ou iOS, vamos dar uma olhada nos smartphones (iPhone ou Android) e no ecossistema do mercado de aplicativos, identificando o número de usuários, a taxa de download, as receitas que estão sendo geradas e a numerologia de retenção.

Android vs iOS: Uma breve comparação com base em downloads anuais

Esses números indicam claramente que a indústria de smartphones se transformou em um mercado gigante que deverá crescer no futuro.

Como podemos ver, o número de downloads está previsto para chegar a cerca de 175 bilhões até o ano de 2020, o que significa que a proporção de usuários usando o aplicativo móvel ganhará uma tremenda aceleração.

No cenário atual, cerca de 5,7 bilhões de usuários estão usando os smartphones. Nesse quadro, torna-se realmente difícil para as startups selecionarem o sistema operacional adequado, seja iOS ou Android, para fazer sua presença móvel em todo o mundo.

Receita do mercado

A receita pode ser descrita como um dos principais fatores decisivos para a mobilidade. Seja iOS ou Android, em ambos os casos, torna-se imperativo calcular a receita que pode ser gerada por eles para a startup.

Agora, uma vez que entrar na indústria móvel é novo para qualquer startup, a seleção da plataforma apropriada torna-se necessária.

No nicho de dispositivos móveis, o iOS embarcou como o principal gerador de receita, e o Android está pronto para entrar no Google Play Store.

Bem, a competição entre os dois é realmente difícil. No entanto, o Android levará mais tempo para chegar ao nível da App Store, em se tratando de geração de receita.

Retenção do usuário

Bem, quando se trata de retenção de usuários, tanto o empreendedor quanto a startup lutam da mesma maneira. Manter uma boa taxa de retenção é difícil tanto no iOS quanto no Android.

Para obter uma taxa de retenção impressionante, verifique se o aplicativo funciona bem, entre os milhares de aplicativos existentes. Ele deve funcionar perfeitamente e oferecer uma experiência imbatível para os usuários.

Apesar da experiência que você está entregando à sua base de usuários, a taxa de desinstalação do aplicativo difere da natureza da plataforma que você está usando. Nesse contexto, podemos afirmar que os usuários do Android são mais leais quando comparados aos usuários da Apple.

Agora, uma vez que reunimos um breve resumo sobre os cenários de mercado, vamos descobrir a resposta para nossa pergunta básica: qual você deve considerar para sua start-up, Android ou iOS.

Android vs iOS: qual plataforma as startups devem selecionar para desenvolver seu primeiro aplicativo.

Precisamente, a resposta não pode esta ou aquela, pois há muitos fatores que as startups devem ter em mente.

Então, vamos descobrir os fatores que as startups devem considerar antes de prosseguir para o desenvolvimento de aplicativo móvel.

Encontre onde seu público pertence?

Para mencionar aqui, cerca de 80% do mercado de aplicativos no mundo é dominado pelo Android. Entretanto, as principais nações geradoras de receita, como EUA, Austrália e outras nações ocidentais, são diretamente influenciadas pela Apple.

Agora, se o alvo for outras nações ou o mundo em si, é melhor segurar as mãos do Android App Development.

Fragmentação

Em termos de fragmentação, o Android pode ser considerado o vencedor claro de todas as formas. Como o Google é associado a vários dispositivos e fabricantes, podemos ver suas atualizações e aplicativos sendo executados em todos eles de maneira perfeita.

Por isso, se a sua startup pretende reunir usuários de todo o mundo sem enfrentar qualquer desafio com base na demografia, o Android App Development é a melhor escolha.

Por outro lado, se você quiser embarcar na sua presença entre o conjunto padronizado de usuários, o iOS é a melhor opção.

Conheça seus usuários:

Quando se trata de diferentes fronteiras geográficas, a plataforma de aplicativos selecionada se comporta de maneira
completamente diferente.

Os iOS geralmente são os que têm altos ganhos, são mais sofisticados e instruídos, passam mais tempo e gastam mais com os aplicativos.

Em contrapartida, os usuários do Android estão abaixo da faixa etária de 25 a 50 anos e estão bastante conscientes de gastar dinheiro com os aplicativos. Podem ser descritos como adotadores de tecnologia lenta e não recebem atualizações ou mudanças de maneira fácil.

Desenvolvimento de design

Então, qual deles pode ser descrito como a escolha certa para as startups: Android ou iOS? Bem, ambos levam o mesmo tempo quando se trata de design e desenvolvimento de aplicativos.

No caso do Android, o design do Google pode ser usado, mas lidar com Java torna-se muito trabalhoso quando se trata de codificar rapidamente.

Mas no caso de design e desenvolvimento, a plataforma não desempenha um papel importante. É a empresa de desenvolvimento de aplicativos móveis que leva em conta o processo de criação de aplicativos. Tanto o aplicativo para Android quanto o iOS exigem o mesmo tempo na construção.

Ciclos de Liberação

Em termos de ciclos de lançamento, o Android enfrenta dificuldades. Isso acontece porque o Android é uma parceria com diferentes dispositivos OEM e sistema operacional. Assim, liberar as atualizações se torna uma dor de cabeça.

Enquanto isso, na Apple, dar atualizações nos iPhones e iPads é muito fácil, já que é livre de fragmentação.

Então, esses são os fatores que devem ser considerados durante o desenvolvimento do aplicativo. Para completar, não há sim ou não no contexto da plataforma que você deve selecionar.

A seguir, falaremos sobre o que escolher e quando escolher.

O aplicativo iOS

Bem, se você está planejando lançar um aplicativo iOS para sua empresa, encontre a empresa certa de desenvolvimento de aplicativo para iPhone . Além disso, se você está procurando os dispositivos com zero fragmentação, obviamente você não pode ignorar os benefícios que o iOS fornece.

O aplicativo Android

Bem, se você não está procurando se estabilizar em um local específico, você pode optar pelo plicativo Android. Nesse caso, o seu aplicativo será repleto de recursos personalizáveis ​​e você poderá atender seus usuários em diferentes plataformas. 

Ambos: Android e iOS

Ou então, você pode optar pelo desenvolvimento do aplicativo que roda tanto para iOS quanto para Android.

O desenvolvimento de aplicativo multiplataforma é o caso mais adequado quando a sua empresa está pronta para aproveitar os benefícios do iOS e do Android. Mas, ao selecionar o nicho, verifique se você tem tempo e orçamento suficientes para gastar.

Agora temos todas as perguntas respondidas, mas uma ainda permanece pendente.

Quando sua startup pode se expandir para outra plataforma?

Qual o tempo para fazer a mudança para outra plataforma?

Bem, a resposta é simples, quando seu aplicativo reuniu uma visibilidade impressionante sobre a plataforma existente.

Se o seu aplicativo estiver ganhando muito bem em uma plataforma, expanda-o da App Store para o Google Play, e vice-versa.

Assim, se o seu aplicativo está faturando em um, você pode e deve torná-lo escalável. Dessa forma, você ganhará o máximo com seu produto.

Quer desenvolver um aplicativo ? Entre em contato conosco. Temos uma equipe de desenvolvedores empenhada em criar apps bem desenhados, fáceis de usar e funcionais.


  • Luis Otávio
  • Diretor de Marketing
  • Mineiro de Ouro Branco. Apaixonado por esportes. Graduando em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em Administração me proporciona uma visão otimizada do mercado.Marketing digital é o bom e velho marketing porém com ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis).

1 comentário no post “Desenvolvimento de Aplicativo: escolhendo a plataforma certa

  1. A questão não é mais analisar qual SO do mundo mobile desenvolver inicialmente, mas definir qual plataforma usar para desenvolver para ambos ao mesmo tempo, com eficiência e produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *