UBER para mulheres: Aumento na adesão desses aplicativos

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

O Uber para mulheres é um tipo de aplicativo de mobilidade que traz mais segurança nas corridas, tanto para passageiras quanto para motoristas.

Não é de hoje que as mulheres reclamam de assédio nos meios de transporte. Com a popularização de aplicativos de mobilidade, vieram à tona também casos de assédio e até mesmo abuso dentro dos transportes particulares.

Em busca de minimizar esse problema e tornar mais segura a volta das mulheres para a casa, surgiu uma ideia que está se tornando cada vez mais popular. É o aplicativo semelhante ao Uber, dedicado exclusivamente a mulheres, tanto motoristas quanto passageiras.

A ideia é proporcionar às usuárias do aplicativo de mobilidade uma experiência mais agradável, uma vez que, com motoristas do sexo feminino, elas se sentirão confortáveis e seguras a qualquer hora e para ir a qualquer local.

O mesmo também serve para as motoristas: uma pesquisa feita pelo aplicativo de mobilidade Lady Driver revela que quase 48% de motoristas mulheres já sofreram algum tipo de assédio enquanto trabalhavam.

Confira 5 aplicativos de Uber para mulheres:

FemiTaxi:

Um dos aplicativos exclusivo para mulheres de maior alcance, o FemiTaxi já está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Santos e Campinas.

Segundo o blog, já são mais de 200 mil downloads. O FemiTaxi possui 50 mil passageiras cadastradas na plataforma e mais de 5 mil motoristas. O negócio realizou 140 mil viagens em 2017, e planeja fazer ainda mais neste ano.

Além disso, o aplicativo também possui um recurso para que as mães possam acompanhar a viagem dos filhos por vídeo.

Lady Driver:

Lançado em julho de 2017, o aplicativo conta com mais de 8 mil motoristas cadastradas. Ele está disponível em São Paulo, Guarulhos e em alguns pontos da zona sul do Rio de Janeiro.

O aplicativo tem como objetivo garantir a segurança das mulheres e aumentar a atuação do gênero feminino no ramo. O Lady Driver foi criado após a CEO, Gabriela Correa, ter sofrido assédio por um motorista de táxi.

Táxi Rosa:

O diferencial desse aplicativo é que ele é feito para mulheres que já são taxistas oferecerem seus serviços para passageiras. O Táxi Rosa está disponível no Rio de Janeiro, Grande Rio, Niterói e em São Gonçalo.

Os carros do Táxi Rosa possuem um adesivo rosa na parte traseira dos carros. Ele serve para identificar que aqueles têm taxistas mulheres, diferenciando-os daqueles dirigidos por homens.

Nüshu:

O aplicativo, lançado em 2017, funciona na cidade de São Paulo. Apesar de só ser permitido motoristas e passageiras mulheres, o Nüshu abre exceção para passageiros menores de 12 anos, quando acompanhados da mãe ou responsável.

Segundo a desenvolvedora do app, Iara Pedro, a ideia surgiu depois do número crescente de denúncias de assédio e estupro contra motoristas, feito por usuárias de aplicativos de mobilidade. Nüshu é uma palavra chinesa que significa “escrita de mulher”.

Partiu Rosa:

O aplicativo é de Salvador, Bahia, e foi criado a pouco mais de 3 meses. Sua missão é prover transporte de qualidade com segurança e comodidade. Além disso, é uma boa opção de geração de renda. Dessa forma, ele contribui para o empoderamento e a independência da mulher do século XXI.

O Partiu Rosa visa mais segurança, tanto para a passageira quanto para a motorista. Ele também oferece profissionais qualificadas e treinadas, buscando prestar um serviço de excelência. Mais que isso, possui uma visão social de promover a igualdade, dando mais oportunidades de trabalho às mulheres.

BÔNUS: Recurso Motorista Mulher

Alguns aplicativos de mobilidade, como o Play Taxi e o Yet GO, possuem o recurso Motorista Mulher. Ele deve ser selecionado antes de confirmar a corrida, e é disponibilizado para que as passageiras que utilizam o aplicativo possam ser atendidas por motoristas mulheres. 

Apesar de ser uma ótima solução de transporte seguro e tranquilo para mulheres, o serviço ainda possui limitações. Uma delas é o baixo número de motoristas do sexo feminino, em relação ao sexo masculino. Além disso, podemos destacar também o número limitado de cidades onde o serviço é oferecido.

Você tem interesse em desenvolver um aplicativo semelhante ao Uber para mulheres? Entre em contato com a gente. Nós podemos te ajudar!

Tópicos

42 respostas

    1. Olá, Sergio. Em Setembro de 2018 houve o lançamento de um app tipo Uber para mulheres em Florianópolis, o Woman’s Driver. Ao pesquisá-lo na App Store e Play Store, não o achei disponível. No entanto, o transporte exclusivo para mulheres acontece de duas formas: um app que só atende mulheres ou então uma funcionalidade voltado só ao público feminino, logo, podem haver outras soluções próximas à você. Apps que possuem funcionalidades assim é a 99 e Uber, por exemplo. Quanto apps exclusivos para este fim, temos a Venuxx (que também transporta crianças) e a Lady Driver. Para saber se estão disponíveis na cidade, você precisará testar. Caso tenha interesse em saber mais sobre como criar um app neste segmento, leia nosso artigo que explica todos os pontos sobre os tipo Uber!

  1. Sabe me informa se estes app todos possuem na cidade de Palmas TO? Gostaria de poder entrar neles e digirir, já sou da UBBER e estou morando em Palmas atualmente.

    1. Olá, Lidia! Infelizmente nenhum deles funciona na sua cidade, o que não é de todo mal. Já parou para pensar que você pode colocar um app desses pra rodar e beneficiar a mulherada? Se quiser saber mais, recomendo a leitura desse artigo aqui !

    1. Olá, Sandra! Claro que podemos! Entre em contato com a gente e mande todas as suas dúvidas no nosso campo de mensagens. Se preferir, fique a vontade para nos ligar: (31) 3552 3533.

  2. Olá !
    Sou mulher e tenho interesse em me tornar motorista… quais aplicativos de uber feminino já estão disponíveis no RJ ?
    Obrigada !

    1. Olá Rogéria, procure na Google Play um aplicativo semelhante ao Uber que seja exclusivo para mulheres, depois basta se cadastrar e aguardar a aprovação!

  3. Nossa! Adorei a ideia e moro em Rio das Ostras – RJ. Pensei num aplicativo q eu pudesse fazer o transporte p mulheres e gays! Afinal, as meninas fake tb podem querer um app em q se sintam mais seguras! Como posso colocar isso em prática? Vc pode me ajudar? Obrigada Vitor R. Galante

  4. bom dia ! Também sou de Limeira e tenho interesse em trabalhar no app UBER só para mulheres.

    1. Olá Iracélia, entre em contato com algum aplicativo, a Usemobile é apenas uma desenvolvedora de aplicativo. =)

  5. No interior do Sul de Minas Gerais o acesso a ônibus é terrível e precário. Aqui se usa muito Táxi e ainda assim não existe App para a localidade. Os taxistas são todos homens. Eu já levo mulheres a certos locais quando me procuram, gostaria de um App q não limitasse local de atuação.

  6. Ola sou de LIMEIRA SP e gostaria de trazer pra minha cidade o aplicativo de Uber só pra mulheres …gostaria de saber como devo proceder , qual o primeiro passo etc….. tenho muito interesse ….Obrigada aguardo

  7. A idiea de haver aplicativos para o público feminino é muito boa. Adoro dirigir e uma renda extra sempre cai bem. Mas hoje, ao comentar com meu irmão sobre essa intenção, levei um balde de água fria. Sei que a violência no Rio está assustadora, mas há motoristas bem sucedidas, creio se tratar de uma questão de precaução aliada ao bom senso. Estou decidida e colhendo o máximo de dicas e informações com outras mulheres que se arriscam na profissão.

  8. Legal por causa de uns motoristas lixo os outros vão perder pq como motorista sei que o público maior dos app é mulher mais daqui a pouco vão inventar o app prós gay também!! é foda!

    1. Olá Adriane, muito legal sua iniciativa, envie um e-mail em Contato. Assim podemos lhe oferecer maiores detalhes. Agradecemos a preferencia!!

    1. Olá! Eu também gostaria de dirigir apenas para mulheres no Rio de Janeiro. Vc conhece algum aplicativo assim? Desde já agradeço.

  9. Tenho interesse em dirigir somente para mulheres. Visando minha segurança e das clientes. Mas aqui em Curitiba e região não temos aplicativo disponível nessa modalidade. Queria dicas .

    1. Olá Silvana, esses aplicativos podem lhe ajudar no começo. Não deixe que seus medos à impeça de crescer, tome como exemplo Glaucia Stocki. Além de ser reconhecida como a primeira mulher do Brasil a ser avaliada, por 500 passageiros consecutivos, com nota máxima no app da Uber. Foi eleita como a melhor motorista da Uber no ano passado. Uma prova de que qualquer pessoa independente do gênero pode alcançar o maior nível de excelência. Por isso, levante-se, tome um ar e siga em frente sem deixar que seus medos te atrapalhem.

  10. Eu não sou contra uma mulher dirigindo um UBER, assim como ônibus, caminhões, táxis, etc. Agora, eu só não concordo com uma coisa: tem mulheres que optam por serviços feito por mulheres por julgar que homem possam assediá-las. Eu vejo assim: Tem homem que gosta disso, mas também tem aqueles que levam a sério a profissão. Não adianta as mulheres lutar por direitos iguais, e depois retroagir ao famoso Clube da Luluzinha (ou auditório do Silvio Santos). Só que eu vejo que existe também pessoas optando um relacionamento com pessoas do mesmo sexo. Ou seja, se for observar o assédio como motivo, nada adiantaria. Imagine se uma lésbica ou travesti fosse passageira ou motorista desses aplicativos?

    1. Como tudo na vida é uma questão de escolha! Principalmente, quando é pago! Cada um, seja H ou M, viaja com quem se sente melhor! Isso acontece com médicos, vendedores entre outras profissões!… Cada um com seu cada um!… E como seres humanos, cada um de nós dá referência onde se sente mais seguro e confiante! Paz e Sucesso!

    2. Oh meu querido!
      Não se coloque num lugar de fala que você não tem!
      Não é questão de querer direitos, é questão de continuar viva!
      Se não faz parte dos assediadores, só procure entender antes de achar que tudo é exagero!
      Você já viu uma cantada lésbica?
      Eu sou hétero, mãe…mas vou te falar, é outro nível!!!

    1. Bom dia Graça, tudo bom?
      O aplicativos mencionados no artigo não foram desenvolvidos por nós, e não temos autonomia sobre eles, para mais informações busque o suporte deles na pagina da Play Store ou App Store.
      Tenha um bom dia.

  11. Bom dia…..moro em São José dos Campos – SP. Aqui é a maior cidade do vale do Paraíba à 140 km de SP. Há poucos dias estava pensando na possibilidade de me tornar uma motorista desses apps. Mas a insegurança é tanto das passageiras quanto das motoristas. Então tenho interesse em maiores informações e possibilidades para trazer esse serviço para cá. Desde já obrigada.

    1. Olá, Boa Noite!
      Moro em Jaraguá do Sul/SC, e por todos esses motivos que já foram mencionados na matéria, e também a necessidade da cidade. Eu gostaria de saber como funciona e qual a possibilidade de trazer esse serviço para cidade. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas