uber-para-mulheres-aumento-na-adesao

UBER para mulheres: Aumento na adesão desses aplicativos

O Uber para mulheres é um tipo de aplicativo de mobilidade que traz mais segurança nas corridas, tanto para passageiras quanto para motoristas.

Não é de hoje que as mulheres reclamam de assédio nos meios de transporte. Com a popularização de aplicativos de mobilidade, vieram à tona também casos de assédio e até mesmo abuso dentro dos transportes particulares.

Em busca de minimizar esse problema e tornar mais segura a volta das mulheres para a casa, surgiu uma ideia que está se tornando cada vez mais popular. É o aplicativo semelhante ao Uber, dedicado exclusivamente a mulheres, tanto motoristas quanto passageiras.

A ideia é proporcionar às usuárias do aplicativo de mobilidade uma experiência mais agradável, uma vez que, com motoristas do sexo feminino, elas se sentirão confortáveis e seguras a qualquer hora e para ir a qualquer local.

O mesmo também serve para as motoristas: uma pesquisa feita pelo aplicativo de mobilidade Lady Driver revela que quase 48% de motoristas mulheres já sofreram algum tipo de assédio enquanto trabalhavam.

Confira 5 aplicativos de Uber para mulheres:

FemiTaxi:

Um dos aplicativos exclusivo para mulheres de maior alcance, o FemiTaxi já está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Santos e Campinas.

Segundo o blog, já são mais de 200 mil downloads. O FemiTaxi possui 50 mil passageiras cadastradas na plataforma e mais de 5 mil motoristas. O negócio realizou 140 mil viagens em 2017, e planeja fazer ainda mais neste ano.

Além disso, o aplicativo também possui um recurso para que as mães possam acompanhar a viagem dos filhos por vídeo.

uber-para-mulheres-aplicativo-femitaxi-para-mulheres

Lady Driver:

Lançado em julho de 2017, o aplicativo conta com mais de 8 mil motoristas cadastradas. Ele está disponível em São Paulo, Guarulhos e em alguns pontos da zona sul do Rio de Janeiro.

O aplicativo tem como objetivo garantir a segurança das mulheres e aumentar a atuação do gênero feminino no ramo. O Lady Driver foi criado após a CEO, Gabriela Correa, ter sofrido assédio por um motorista de táxi.

uber-para-mulheres-apicativo-ladydriver-só-para-mulheres

Táxi Rosa:

O diferencial desse aplicativo é que ele é feito para mulheres que já são taxistas oferecerem seus serviços para passageiras. O Táxi Rosa está disponível no Rio de Janeiro, Grande Rio, Niterói e em São Gonçalo.

Os carros do Táxi Rosa possuem um adesivo rosa na parte traseira dos carros. Ele serve para identificar que aqueles têm taxistas mulheres, diferenciando-os daqueles dirigidos por homens.

uber-para-mulheres-aplicativo-taxi-rosa-só-para-mulheres

Nüshu:

O aplicativo, lançado em 2017, funciona na cidade de São Paulo. Apesar de só ser permitido motoristas e passageiras mulheres, o Nüshu abre exceção para passageiros menores de 12 anos, quando acompanhados da mãe ou responsável.

Segundo a desenvolvedora do app, Iara Pedro, a ideia surgiu depois do número crescente de denúncias de assédio e estupro contra motoristas, feito por usuárias de aplicativos de mobilidade. Nüshu é uma palavra chinesa que significa “escrita de mulher”.

uber-para-mulheres-aplicativo-nüshu-só-para-mulheres

Partiu Rosa:

O aplicativo é de Salvador, Bahia, e foi criado a pouco mais de 3 meses. Sua missão é prover transporte de qualidade com segurança e comodidade. Além disso, é uma boa opção de geração de renda. Dessa forma, ele contribui para o empoderamento e a independência da mulher do século XXI.

O Partiu Rosa visa mais segurança, tanto para a passageira quanto para a motorista. Ele também oferece profissionais qualificadas e treinadas, buscando prestar um serviço de excelência. Mais que isso, possui uma visão social de promover a igualdade, dando mais oportunidades de trabalho às mulheres.

uber-para-mulheres-aplicativo-partiu-rosa-só-para-mulheres

BÔNUS: Recurso Motorista Mulher

Alguns aplicativos de mobilidade, como o Play Taxi e o Yet GO, possuem o recurso Motorista Mulher. Ele deve ser selecionado antes de confirmar a corrida, e é disponibilizado para que as passageiras que utilizam o aplicativo possam ser atendidas por motoristas mulheres. 

uber-para-mulheres-app-playtaxi-recurso-motorista-mulher

Apesar de ser uma ótima solução de transporte seguro e tranquilo para mulheres, o serviço ainda possui limitações. Uma delas é o baixo número de motoristas do sexo feminino, em relação ao sexo masculino. Além disso, podemos destacar também o número limitado de cidades onde o serviço é oferecido.

Você tem interesse em desenvolver um aplicativo semelhante ao Uber para mulheres? Comente aqui embaixo, ou entre em contato com a gente. Nós podemos te ajudar!


  • Mariana Storto
  • Analista de Marketing Digital e SEO
  • Nascida no interior de São Paulo, já me tornei mineira de coração. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, sou apaixonada por Comunicação e Marketing Digital. "A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo."

One thought on “UBER para mulheres: Aumento na adesão desses aplicativos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *