5G: quais celulares são compatíveis com a nova tecnologia?

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

Com as grandes operadoras começando a implementar a rede 5G no país, a demanda pela nova tecnologia tem crescido bastante entre quem utiliza aparelhos móveis por aqui.

Isso porque a nova rede, além de ser mais estável, é muito mais rápida e econômica que suas antecessoras. Por tal motivo, acompanhamos, de um lado, planos de celular que já oferecem a possibilidade de cobrir o 5G, ao mesmo tempo em que as empresas de smartphone vêm trazendo uma série de aparelhos que suportam a tecnologia.

Mas, afinal, quais os melhores modelos com suporte ao sinal aqui no Brasil? Ao contrário do que parece, são inúmeros os dispositivos, que variam de acordo com o que você está disposto a pagar. De toda forma, para te ajudar nessa escolha, selecionamos os nomes mais interessantes para ficar de olho. Confira a seguir!

Celulares com 5G: conheça as melhores opções do mercado!

Moto G 5G

Como o próprio nome indica, o grande diferencial do aparelho é a sua compatibilidade 5G, além da tela de 6.67 polegadas, câmera tripla e chipset Snapdragon 750G Qualcomm SM7225. Já sua memória interna é de 128GB, mas com possibilidade de expansão.

O Moto G 5G ainda possui uma versão Plus disponível, com a mesma performance e alta memória, junto de uma câmera quádrupla. Imperdível, não?

Motorola Edge e Edge + 

Também da Motorola, a linha Edge se destaca pela tela OLED com bordas infinitas, permitindo alta performance de imagens e vídeos. Ambos permitem conexão 5G ultrarrápida e têm inovações como sensor de impressão digital e NFC. O Edge+ também chama atenção pela memória: são 256GB ao todo!

Xiaomi Mi 10T e Mi10 Pro

Fãs da Xiaomi também podem desfrutar da nova tecnologia sem se preocuparem! O modelo Mi10T e o Mi10 Pro contam com alta velocidade, inclusive para download. O fabricante também promete incríveis 7500 Mbps. Além disso, o aparelho Pro traz uma tela AMOLED de alta resolução, sendo ideal para quem gosta de assistir e gravar vídeos.

Samsung Galaxy S21 5G (+) 

A linha Galaxy também chegou para competir no mercado dos celulares 5G. Com som de qualidade, altas taxas de conexão e telas de alta resolução, a diferença do modelo comum e o Plus está no tamanho: 6.2 contra 6.7 polegadas. Ambos lançamentos de 2021, são alguns dos celulares mais inovadores do mercado!

Samsung Galaxy Note 20

Outro aparelho Samsung que se destaca é o Galaxy Note 20. Mais acessível que os da linha S, ele não perde nada em questão de resolução, desempenho ou qualidade da câmera. Também conta com o exclusivo chipset SAMSUNG Exynos 990.

iPhone série 12

Para quem prefere iOS, a 12ª geração de iPhones é o que os coloca na lista de celulares com conexão rápida.

As diferenças do modelo Mini, o tradicional e o Pro dependem do usuário. A versão Mini, por exemplo, é mais prática para o dia a dia, enquanto a Pro pode ser considerada ideal para quem curte fotografia, já que conta com zoom óptico e impressionantes 512 GB de memória.

Asus Zenfone 7

Sabia que a sétima geração do Zenfone, lançada em 2020, já conta com a tecnologia? É um dos destaques em velocidade dessa lista, pois possui 7500 Mbps de download e 3000 Mbps de upload. Perfeito para quem gosta de testar novos aplicativos.

5G: entenda o que muda na prática

Não é novidade que a banda de rede 5G apresenta grandes avanços para usuários de celulares.

A primeira diferença está na rapidez do download. Isso porque, mesmo quando o sinal está completamente estável, a rede 4G só permite downloads em velocidade de 1 Gbps. Já a proposta do 5G é alcançar até 20 Gbps, o que significa que mesmo arquivos pesados serão baixados com agilidade. Não há, então, dificuldade para acessar sites com muitas imagens, jogar online ou assistir vídeos.

Outro ponto importante, principalmente para pessoas que utilizam aplicativos de celular para trabalho, é a questão da latência.

A latência no 5G

A latência é o atraso na transmissão de informações do aparelho para a rede. No caso da rede 4G, esse atraso fica entre 30 e 50 milissegundos. Parece pouco, mas é o que atrapalha situações como transmissões de vídeo ao vivo (reuniões remotas, entre outros). Assim, a promessa da banda 5G é de tornar a latência imperceptível e acabar com o famoso “lag” que dificulta a comunicação online.

Em locais onde as pessoas utilizam muitos dispositivos móveis, uma das questões é que o sinal está sempre sobrecarregado. Isso ocorre, pois a rede 4G tem suas limitações. Ela atende até 10.000 dispositivos por km, o que pode até ser suficiente em zonas menos populosas — mas definitivamente não é em locais de alta circulação.

Já a banda 5G pode chegar até um milhão de dispositivos conectados ao mesmo tempo por antena por km. Ou seja, mesmo centros comerciais, empresariais, prédios e outras regiões de muita demanda por sinal não ficarão sobrecarregados, tornando as redes móveis mais estáveis para o uso rotineiro.

Mais uma vantagem da rede 5G é a demanda menor por energia. 

Profissionais afirmam que ela pode economizar até 90% de energia em relação à banda 4G. Além de gerar menos custos para as operadoras, significa que elas são mais facilmente implantadas em áreas distantes, visto que não demandam tanto gasto energético.

Que versão do 5G tem sido oferecida até agora?

Como comentamos, algumas operadoras de internet móvel vêm oferecendo velocidade 5G por meio de frequências já dedicadas de 4G. Isso é chamado de DDS: ou seja, o sinal não é amplo o suficiente quanto o 5G puro, mas demonstra velocidade para dar uma prévia do que vem por aí.

Daqui para frente, alguns testes devem ser feitos para que essa implantação seja feita da forma correta, quais vantagens existem e qual é o custo-benefício delas. Também é preciso acompanhar testes de interferência e outros potenciais prejuízos, como, por exemplo, em relação a antenas parabólicas e outros equipamentos que conflitam com o sinal de telefonia. Vamos aguardar! 

De todo mundo, não há dúvidas: é inegável que a tecnologia 5G apresenta um grande potencial tecnológico. Apesar de exigir uma implementação cuidadosa, é um futuro muito promissor para a conectividade das cidades brasileiras. Logo, investir em um smartphone que seja capaz de se conectar com a rede é uma forma de estar um passo à frente e garantir que você tenha a inovação na palma das mãos.

E então, deu para se atualizar melhor a respeito do 5G? Qual opção de celular chamou mais sua atenção? Conte para a gente nos comentários!

Este artigo foi produzido pelo Melhor Plano.

Tópicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas