ferramentas-para-otimizacao

Ferramentas para otimização de processos

No desenvolvimento de um projeto, o tempo é um fator crucial. Com essas 6 ferramentas para otimização de processos, você será capaz de otimizar as tarefas e o tempo de sua equipe, aumentando assim a produtividade.

Gerenciar atividades e administrar o tempo pode ser uma tarefa difícil, mas usando as ferramentas e técnicas certas pode tornar o desenvolvimento muito mais eficaz. Nesse artigo vamos abordar algumas ferramentas que podem ser usadas em vários dispositivos, e que definitivamente vão aumentar a produtividade da sua equipe.

6 Ferramentas para otimização de processos + dica BÔNUS.

1#Trello:

Trello é um aplicativo de planejamento de tarefas feito para equipes. Ele pode ser usado para planejar tarefas, salvar links úteis e atribuir atividades a membros de sua equipe, de acordo com as metas de desenvolvimento semanais.

trello

2#Slack:

Slack é um chat, parecido com o Whatsapp, mas para empresas. Ele funciona com base em canais, onde cada canal é baseado em um segmento do projeto. Mas a parte realmente brilhante desse aplicativo é quantidade de ferramentas e bots disponíveis para facilitar sua vida como desenvolvedor.

slack

Por exemplo, pode ser integrado com plataformas como Github e Gitlab. Assim, o aplicativo mantém o usuário notificado sobre cada etapa do desenvolvimento do projeto. Já os bots podem ser configurados para automatizar tarefas diárias, como a notificação de emails de clientes, através de mensagens no Slack.

3#Google Calendar:

Existem diversos aplicativos de calendários disponíveis na web, mas preferimos o Google Calendar para planejar reuniões, determinar metas semanais entre outras atividades. Nele, é possível salvar e deletar eventos usando diversas contas. Assim, é possível se manter sempre em dia com atividades profissionais e pessoais, pois todas ficam unificadas em um aplicativo.

Google-Calendar

4#Asana:

Asana é um software de gerenciamento de tarefas, usado manter o controle do progresso de cada atividade atribuída aos membros da equipe. Ele também pode ser usado para armazenar conteúdo relevante do projeto. Geralmente é responsabilidade do Gerente de Projetos planejar todas as tarefas e atribuí-las aos membros da equipe, com base na especialidade de cada um.

Asana

5#Sistemas de controle de versão:

Há múltiplos sistemas de controle de versão disponíveis para traçar projetos pessoais e profissionais, onde se pode usar o Github para projetos de código-aberto/públicos e o Gitlab para projetos privados/comerciais.

Github é conhecido por quase toda comunidade de desenvolvedores e o Gitlab também compila um bom SVN. A escolha dos SVNs será diferente em quase todas as equipes e projetos, pois existem vários SVNs disponíveis em diferentes plataformas e sistemas operacionais. Os dois acima são apenas algumas das opções disponíveis. Você pode usar qualquer forma de SVN com base em suas necessidades e requisitos.

6#Editores/IDE:

A escolha dos editores e do IDE será bastante diferente dependendo da tecnologia e das preferências pessoais. Desenvolvedores server side geralmente tendem a preferir o VIM personalizando-o fortemente. Desenvolvedores de aplicativos Híbridos preferem usar o Atom, Sublime e VSCode. Há também editores gratuitos, como o Notepad++, vários IDE’s da Jetbrains, como phpStorm e webStorm. Além disso, há também IDE’s como Android Studio, para desenvolvimento de aplicativos Android e Xcode para plataforma IOS.

vscode

DICA BÔNUS:

Tenha em mente que o Trello é uma ferramenta de planejamento usada nos estágios primários do projeto, enquanto o Asana é uma ferramenta de gerenciamento que pode ser usada nos estágios finais do seu projeto.

Outra dica é pensar na metodologia alinhadas com as ferramentas. Aqui na Usemobile nós utilizamos a metodologia SCRUM. E você, já utiliza alguma dessas ferramentas ou metodologia em sua empresa? Deixe um comentário nos contando mais!


  • Vitor R. Galante
  • Analista de Inteligência Comercial e Marketing.
  • Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em economia me proporciona uma visão otimizada do mercado, e marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *