Entenda quais as estratégias podem alavancar as suas vendas online

Para quem busca construir um negócio sustentável e bem sucedido, traçar estratégias de vendas online é primordial. De acordo com o 39º Webshoppers, o e-commerce pode faturar R$ 61,2 bilhões só em 2019. Esse dado se torna ainda mais representativo num cenário em que a economia passa por uma crise duradoura, como é o caso do Brasil. 

No entanto, além de promissor, empreender na internet é também um desafio. O processo de vendas de produtos físicos se torna ainda mais complexo devido às demandas de logística, estoque, desenvolvimento de produtos e atendimento. Já quem oferece serviços pela internet pode ter outros contratempos, como concorrência, fidelização de clientes e formas de cobrança.

A seguir, confira as principais estratégias que podem ser um diferencial para as vendas online!

Pré-venda

O planejamento é fundamental para qualquer tipo de venda. A fase de pré-venda contempla as ações envolvidas na elaboração de atividades que antecedem o momento da oferta. Por isso, ela ajuda a pensar questões como: público-alvo, análise de mercado, definição da jornada de compras, dentre outras questões. 

Assim, uma pré-venda bem estruturada pode impactar positivamente todo o caminho que é percorrido pelo consumidor. Da mesma forma, a falta de preparação desta etapa é capaz de gerar desorganização, erros e resultados inesperados nas vendas. Portanto, cuidar bem da pré-venda faz toda a diferença. Veja abaixo o que deve explorado nesta etapa! 

Mercado e concorrência

Mantenha-se atento às tendências de mercado e às propostas dos concorrentes. Para isso, você pode buscar por referências, dados estatísticos e pesquisas com os consumidores que são alcançados pelo segmento do seu negócio. Procure e estude os seus principais concorrentes e entenda quais são as apostas das grandes marcas desse mercado.

Funil de vendas

Prepare todo o processo trilhado pelo potencial cliente ao consumir o que a sua empresa oferece. Trabalhar com o funil de vendas pode facilitar o planejamento desse percurso. Crie ações de atração dos possíveis interessados, ou seja, aqueles que estão no topo do funil. A seguir, defina como as pessoas do meio do funil serão impactadas para que elas sigam para o fundo do funil e concluam as vendas.   

Marketing Digital

Implemente estratégias de Marketing para cada fase do negócio. Durante a pré-venda, crie um plano das ações que envolva a divulgação do produto ou serviço que você oferece. A atração de clientes por meio de Marketing de Conteúdo pode ter um bom resultado para as vendas online. Essa estratégia abrange técnicas como:

  • SEO (Search Engine Optimization) e SERP (Search Engine Results Page);
  • publicidade em sites de pesquisas por meio de serviços como o Google Ads;
  • campanhas segmentadas e pagas em redes sociais;
  • e-mail marketing, copywriting, dentre outras.

Venda

Após o planejamento, é preciso preparar a etapa de vendas. Nesse momento, são implementadas as campanhas de Marketing, as táticas para reduzir o abandono do carrinho, as formas de entrega, as metas, as principais ações da equipe de vendas e as diferentes fases de lançamento da oferta. 

O sucesso da fase de vendas depende em grande parte de uma pré-venda planejada. Além disso, para conquistar bons resultados nesta etapa, é preciso contar com estratégias que podem facilitar o fluxo de vendas e definir ações para rever campanhas e processos envolvidos nessa fase. Há ainda outros tópicos que devem ser previstos, como os detalhados abaixo.

Plataforma de vendas

Verifique quais as melhorias podem ser realizadas na sua plataforma de vendas. Pesquisas apontam que até 41% das vendas online no Brasil são feitas por smartphones. Por isso, ter um site responsivo é tão importante. Nesse sentido, criar um aplicativo também é uma estratégia amplamente utilizada por quem empreende na internet. Assim, quem oferece produtos ou serviços online pode ter benefícios como:

  • mais lucratividade;
  • reconhecimento de marca;
  • mais proximidade com os clientes.

Atendimento

Contar com um bom atendimento e suporte ao cliente pode ser uma das principais ações para quem deseja aumentar as vendas pela internet. Por isso, além de tirar as principais dúvidas dos consumidores em relação aos produtos e serviços, treine a sua equipe para um atendimento capacitado para resolver problemas e buscar sempre a excelência.

Pagamentos

Ofereça aos seus consumidores opções diversas na hora do pagamento. Disponibilize no seu site métodos como: boleto, cartão de crédito, assinaturas, links de pagamento e marketplace. Além disso, utilize o checkout transparente na sua plataforma de vendas. Para tornar o pagamento flexível, contratar um sistema de pagamentos online pode simplificar esta integração, uma vez que ele oferece as seguintes vantagens:

  • segurança para os pagamentos;
  • gestão de relatórios diversos;
  • envio de cobranças por e-mail ou WhatsApp;
  • gestão financeira facilitada;
  • profissionalização da marca e do negócio.

Pós-venda 

O processo de vendas não termina quando o cliente realiza a compra. Afinal, a satisfação do consumidor em relação ao que foi adquirido é crucial para a sustentabilidade do negócio. Dessa forma, quem deseja oferecer uma experiência completa ao usuário precisa apostar num pós-venda surpreendente. 

Quando realizada da maneira correta, a etapa de pós-venda pode ser decisiva para garantir o êxito da transação. Essa é uma fase que também é importante para as vendas futuras, uma vez que ela pode gerar ainda mais oportunidades de negócio. Confira a seguir o que deve ser considerado!

Comunicação

Mantenha uma boa comunicação com o consumidor após a aquisição do produto ou serviço. Nesse sentido, diversas ações podem ser adotadas, dentre elas estão: o relacionamento por e-mail marketing e o acompanhamento dos comentários e dúvidas dos clientes nos atendimentos por redes sociais e telefone. 

Satisfação

Monitore a satisfação do cliente com a sua aquisição. Uma boa opção para isso é criar um formulário de pesquisa online. Assim, você conseguirá verificar os pontos positivos e as questões que podem ser aperfeiçoadas no seu trabalho. Aproveite as informações coletadas ao estruturar as melhorias e atualizações do serviço ou produto oferecido. 

Fidelização

As estratégias de fidelização são cada dia mais necessárias para quem empreende online. Afinal, o negócio deve ser capaz de manter os consumidores conectados em um relacionamento duradouro. Para reter clientes, pode ser útil pensar em ações diferenciadas, como cupons de desconto, frete grátis, brindes especiais, oferecimento de produtos que ainda serão lançados para o público em geral, dentre outras práticas.

Com uma estratégia que implemente ações para as fases de pré-venda, venda e pós-venda, será possível gerar ainda mais resultados para o seu negócio. Além disso, os resultados obtidos com a internet poderão ser mensurados para ampliar ainda mais esse alcance. Dessa forma, a sua marca também será fortalecida ao longo do tempo. 

Você já havia avaliado a importância de alinhar essas etapas? Que tal começar a aplicar essas dicas na sua rotina de vendas? Aproveite para entender mais sobre esse tipo de transação e quais as melhores opções para receber pagamentos online!

Este artigo foi produzido pela Gerencianet!


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