Faceapp: conheças as tecnologias usadas

Desenvolvido pela empresa russa Wireless Lab, o FaceApp se tornou viral inicialmente em 2017, e com muitas atualizações desde então, o aplicativo tem se difundido rapidamente mais uma vez

O aplicativo gratuito disponível na Google Play Store e na Apple App Store, com a ajuda da Inteligência Artificial, faz o reconhecimento facial e mostra às pessoas como elas podem parecer em 40 ou 50 anos, usando vários filtros e recursos. Além do recurso de envelhecimento, o aplicativo também oferece aos usuários a opção de mudar o rosto e a cor dos cabelos, mudando a boca fechada para um sorriso e trocando os gêneros.

Há outro recurso no aplicativo que faz com que os usuários pareçam mais jovens. Mas os conjuntos de filtros rejuvenescedores não são tão realistas ou divertidos quanto a versão que envelhece. De acordo com os usuários do aplicativo, isso acontece porque já sabemos como estávamos quando éramos mais novos.

O fundador e CEO Yaroslav Goncharov, responsável pelo desenvolvimento do produto, disse ao TechCrunch: “Desenvolvemos uma nova tecnologia que usa redes neurais para modificar um rosto em qualquer foto, mantendo-o fotorrealista. Por exemplo, o FaceApp pode adicionar um sorriso, mudar de sexo e idade, ou apenas torná-lo mais atraente ”.

Como o aplicativo funciona

FaceApp é basicamente um aplicativo de foto-morphing usando inteligência artificial e transformações de face neural para fazer alterações assustadoras, diferentes e surpreendente para os rostos. Você pode tirar a foto por meio das funcionalidades incorporadas da câmera do aplicativo ou fazer upload de uma foto da sua galeria para ver a si mesmo muito mais velho ou muito mais jovem e até mesmo em outro gênero.

A funcionalidade simples e os resultados pitorescos quase realistas estão deixando as pessoas loucas pelo aplicativo. Na verdade, não são apenas as pessoas comuns que estão enlouquecendo com o app, mas até várias celebridades. Na parte de trás de tais recursos realistas e divertidos, o aplicativo recebeu quase dois milhões de avaliações na App Store, enquanto sua classificação chegou a 4.7.

Atualmente, o projeto conta com 21 filtros em sua versão gratuita. O segredo para o realismo alcançado está diretamente no uso de redes neurais artificiais, um tipo de inteligência artificial no qual um computador aprende a reconhecer alguns parâmetros após analisar milhares de imagens. No caso do FaceApp, foram utilizadas redes neurais convolucionais, com algoritmos que podem relacionar e reconhecer objetos em imagens, incluindo as rugas que dão ao rosto humano um aspecto mais envelhecido.

Com filtros e recursos tão fascinantes, o FaceApp é um dos exemplos que validam como a IA (Inteligência Artificial) está tendo uma forte presença no setor de entretenimento. Provando quão benéfico pode ser para as empresas investirem em IA – um investimento que pode obter lucros acentuados e grande notoriedade.

Movendo-se para a política de privacidade do aplicativo, o FaceApp, como a maioria dos outros aplicativos, tem uma página de privacidade detalhando como eles usam o conteúdo do usuário. Entretanto, possui algumas polêmicas entorno disto.

Polêmicas em torno do app

O Faceapp traz preocupações em torno da sua política de privacidade e aos termos de uso. Isso porque os registros não oferecem muita ajuda aos seus usuários, dando abertura para o uso inconveniente das fotografias por parte da companhia.

Leitura sugerida: PRIVACIDADE NA ERA MÓVEL: SAIBA COMO PROTEGER SEUS DADOS

Técnicos em segurança dizem que a política de privacidade é extremamente vaga, não suprindo informações como de fato os dados do usuário são manipulados pela companhia.

“Também podemos compartilhar suas informações, bem como informações de ferramentas como cookies, arquivos de log e identificadores de dispositivos e dados de localização, com organizações terceirizadas que nos ajudam a fornecer o Serviço para você”.

A empresa indica que conseguirá fazer o que quiser com as fotos enviadas ao app, e essa ação é inalterável. Uma vez que os termos de uso forem aceitos, a pessoa não terá mais direito de corrigir e suspender o direito do app de usar suas imagens.

Ponderações finais

O FaceApp é um aplicativo que usa o reconhecimento facial e a aplicação de diversos filtros para fins de entretenimento, recorrendo à Inteligência Artificial como sua principal ferramenta. 

E você, tem alguma ideia interessante e pensa em criar e desenvolver seu próprio aplicativo? Comente nesse post ou entre em contato com a gente. Temos uma equipe pronta para te atender!


  • Luiz Felipe S. Dantas
  • Copywriter
  • Baiano de Eunápolis, graduando em Economia, apaixonado por música, esportes e dota 2. Sou um admirador da capacidade das boas ideias, somadas a tecnologias inovadoras, solucionarem problemas e otimizar nossa realidade. Ser parte do time de marketing da Usemobile, me proporciona um estudo direto desses assuntos e um maior contato com o mundo das inovações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *