Aplicativos para farmácias: conheça os 7 melhores apps

O aumento do uso da tecnologia na área da saúde não deixou o ramo farmacêutico de fora. Pelo contrário, os aplicativos de celular trouxeram uma realidade mais dinâmica para os profissionais deste setor. São muitos os apps e softwares que auxiliam e otimizam as tarefas desenvolvidas no dia-a-dia das farmácias e drogarias.

Existem aplicativos para farmácias que trazem bulas com informações completas sobre milhares de medicamentos, apps que localizam farmácias populares, novidades sobre o setor, informações a respeito de doenças, calculadoras de risco e também aplicativos de marketplace farmacêutico.

Os aplicativos para farmácias são considerados grandes ferramentas que facilitam as atividades do dia-a-dia. Pensando nisso, elaboramos uma lista com os principais apps da área. Confira abaixo!

Leia também: como os aplicativos estão revolucionando o setor da saúde

Medscape

Medscape é um aplicativo para farmácias que contém informações sobre todas as doenças conhecidas, com diagnósticos, exames, tratamentos e muitas outras informações. Além de conter todas essas informações, o Medscape serve como um portal de notícias onde são publicadas as mais recentes novidades e pesquisas da área médica.

O app traz mais de 4 mil artigos fundamentados em evidências e escritos por especialistas, disponibilizando imagens e vídeos. As informações do Medscape são revisadas diariamente e atualizadas semanalmente, podendo ser acessadas de forma gratuita e offline. 

O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS, inclusive nas versões mais antigas. O ponto negativo do app é que ele é oferecido totalmente em inglês, sendo as condutas referentes às orientações americanas.

Epocrates

Um dos aplicativos mais bem avaliados do mundo, o Epocrates conta com um grande acervo com informações sobre doenças e novidades médicas. Mas apenas pequena parte está disponível para download gratuito e, para ter acesso ao banco de dados completo, é necessário pagar.

Além desses dados importantes, o app conta com recursos como bulário, códigos das doenças, centenas de calculadoras médicas e ferramentas de avaliação de risco. O aplicativo também possui a função interaction check, que permite buscar interações medicamentosas. 

O Epocrates é um aplicativo para farmácias, mas que vem ganhando bastante destaque na área médica, visto que o app possui ferramentas avançadas como guia de pedidos de exames laboratoriais, recomendações terapêuticas baseadas nas características do paciente, guia de tratamento de doenças infecciosas entre outras funções que auxiliam o dia-a-dia dos profissionais de saúde

O aplicativo está disponível para Android e iOS, apenas no idioma inglês.

MedSus

Este é um aplicativo para farmácias que reúne uma lista completa com todos os medicamentos que são indicados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que estão disponíveis na Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais). Informações como o princípio ativo de cada remédio, o seu nome comercial, suas apresentações e indicações, entre outros dados relevantes para o farmacêutico também fazem parte do acervo do app.

Outra função do app MedSus é trazer as diretrizes terapêuticas e protocolos clínicos preconizados pelo Ministério da Saúde e usados pelos profissionais do SUS.

Para os pacientes, o aplicativo também conta com orientações necessárias para ingestão e armazenamento dos medicamentos. 

O MedSus está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. 

Medicamentos

O Medicamentos é um aplicativo que todos os farmacêuticos deveriam ter em seu smartphone. Além de poder consultar todas as bulas dos medicamentos vendidos nas farmácias e drogarias, o app também mostra as indicações, posologia e medicamentos similares disponíveis. 

O app conta com aproximadamente 4.100 bulas e mais de 10.300 apresentações em sua base — todas revisadas pela Anvisa e também por uma equipe técnica. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Vale destacar que o aplicativo, quando instalado no smartphone, envia notificações com avisos sobre novas bulas adicionadas e notícias relevantes para a área farmacêutica. 

Farmácias App

Este aplicativo para farmácias funciona como um marketplace, oferecendo medicamentos, artigos de beleza, perfumaria, higiene pessoal e saúde. Além do comércio de mercadorias, o app também oferece dicas de saúde e conteúdo relacionado aos produtos, modo de utilização e demais curiosidades. 

O aplicativo conta com parceiros como grandes drogarias, lojas de beleza e farmácias de manipulação e homeopatia. O envio dos produtos é realizado pelos Correios e em algumas cidades do país a entrega é feita pelo serviço de delivery, permitindo que o produto chegue ao cliente em até 4 horas após a confirmação do pagamento.

O Farmácias App está disponível para dispositivos mobile e web também!

Rappi

A Rappi é um aplicativo de entregas rápidas com integração com diversos estabelecimentos comerciais. O app permite que você faça compras em diferentes locais, como farmácia, supermercados, restaurantes, livrarias — e até mesmo solicite serviços, recebendo tudo em casa. Vale lembrar que o Rappi está disponível para computador, iOS e Android.

O app de entregas Rappi não é um aplicativo para farmácias, mas possui uma ferramenta exclusiva para o setor. Por lá é possível pedir remédios, produtos de beleza e higiene pessoal e outros itens com entrega 24 horas por dia. No Brasil, este serviço está disponível nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.

Saiba mais: como fazer um aplicativo tipo Rappi

Consulta Remédios

O CR (Consulta Remédios) é um dos aplicativos mais usados por pacientes, farmacêuticos e outros profissionais da saúde quando o assunto é medicamentos e informações da área. Tudo o que você procura nos aplicativos para farmácias ou lojas físicas, pode ser encontrado com facilidade no app CR — e o melhor, sem sair de casa!

Com o aplicativo Consulta Remédios você pode comparar, pesquisar os preços e comprar mais de 80 mil itens entre medicamentos, cosméticos, produtos de perfumaria, higiene e beleza.

O app conta com atualizações diárias em sua base de medicamentos, trazendo todas as informações necessárias para os usuários. Todas as lojas cadastradas no CR passam por uma curadoria, com o foco de que as informações prestadas e os serviços de entrega sejam realizados com qualidade e compromisso.

 O Consulta Remédios conta com uma plataforma web e também está disponível gratuitamente para downloads em dispositivos com o sistema operacional Android e iOS.

Veja também: os impactos do coronavírus nos aplicativos

Por fim…

Estes são os aplicativos para farmácias mais bem avaliados nas lojas de app. A lista contempla apps com diferentes funções, desde um simples serviço de entrega até um acervo de informações sobre todas as doenças conhecidas.

Ficou interessado em criar um aplicativo para farmácia e expandir ainda mais seu negócio? Entre em contato com a Usemobile e veja como é fácil desenvolver um app com a gente!


  • Renan Ribeiro
  • Analista de Marketing
  • Publicitário com dois pés no marketing, apaixonado por inovação, design, arquitetura e comportamento. Adoro socializar e discutir qualquer assunto. Um dos meus maiores desejos é viajar pelo mundo em busca de novos conhecimentos e experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Que tal assinar a nossa newsletter

Conteúdos exclusivos, dicas e eBooks diretamente no seu e-mail.