7 maneiras de criar um ambiente com mais produtividade no trabalho

A produtividade no trabalho é algo que está sendo cada vez mais cobrado nas empresas. Para muitas, já não importa realmente quanto tempo você fica na empresa, mas o quanto você produz quando está trabalhando.

Em outros posts do blog, já mostramos aos colaboradores os motivos para não ser multitarefa e a diferença entre produtividade e eficiência – e porque a primeira é tão importante. Agora, resolvemos mostrar às empresas 7 maneiras de criar um ambiente de trabalho mais produtivo.

1# Para mais produtividade no trabalho, permita a entrada de luz natural

A luz natural é o elemento mais fundamental de um espaço acolhedor. Em uma pesquisa com funcionários norte-americanos, foi descoberto que o acesso à luz natural e à vista do lado de fora era o atributo mais desejável de um ambiente de trabalho, superando recursos como refeitórios no local, academias de ginástica e creches.
Além de ser preferência, a luz natural melhora a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Quer mais? Além de tudo isso, ela também já foi associada a inspiração e incentivo à criatividade.

entrada de luz natural na sala de trabalho

2# Coloque plantas no ambiente de trabalho

Existem muitos bons motivos para adicionar plantas ao seu escritório. Primeiramente, já foi descoberto que ter plantas no escritório reduz o estresse no local de trabalho e aumenta a produtividade. Isto é, as pessoas que trabalham em escritórios com plantas verdes e saudáveis concentram-se melhor do que aquelas que trabalham sem elas.
Apesar de uma floresta interna à la “Town Square” do Facebook ser agradável, a pesquisa mostrou que até mesmo poucas plantas podem aumentar a concentração.
Ter plantas no escritório também traz benefícios sólidos para a saúde. Pesquisadores descobriram que reconectar trabalhadores com o ambiente natural resulta em menos dias de doença. E, consequentemente, trabalhadores mais saudáveis ​​são mais felizes.
Os funcionários que trabalham em escritórios repletos de plantas também relatam melhor qualidade do ar. Além de tornar o ambiente mais confortável, um estudo mostrou que melhorar a qualidade do ar aumenta a cognição mental.

3# Leve em conta as necessidades da sua empresa

O design da sua empresa/escritório deve refletir a missão, visão e valores da empresa. Além disso, ela deve levar em consideração as necessidades físicas e tecnológicas, garantindo que o colaborador tenha um espaço que o motiva.
Existem 7 atributos a serem considerados ao determinar seu espaço de trabalho ideal: localização, compartimento, exposição, tecnologia, temporalidade, perspectiva e tamanho.
Às vezes, é tentador imitar designs de sucesso de outras empresas, mas lembre-se: ele pode não servir para todos.

4# Ofereça vários espaços de trabalho diferentes

Como você provavelmente já sabe, projetos de escritórios abertos podem ser desafiadores, mas algum espaço aberto é uma boa ideia. Isso porque fornecer uma variedade de espaços de trabalho melhora o engajamento dos funcionários. Pois, dessa forma, as pessoas podem escolher a área certa para a tarefa que farão.
Por exemplo, o escritório pode ter uma área com sofás confortáveis, e outra para leitura e foco intenso. Forneça um local para ligações, assim como estações de trabalho individuais e em equipe. Assim, os colaboradores podem decidir onde preferem trabalhar. Espaços diferentes podem eliminar a monotonia e criar um local de trabalho onde os funcionários realmente querem estar todos os dias.

5# Acabe com os formatos quadrados

Saiba que escritórios quadrados não são apenas desagradáveis; eles podem também prejudicar a criatividade. E, quando falamos em ambientes quadrados, estamos falando no sentido literal!

Pode parecer estranho, mas acredita-se que as bordas arredondadas e o design circular afloram a criatividade, deixando os colaboradores livres para terem mais ideias. Além disso, bordas curvas também inspiram conversas e permitem mais fluidez entre os funcionários. Isso é bom, já que a socialização entre colegas de trabalho fazem os colaboradores mais produtivos e, é claro, mais felizes.

6# Mostre que se importa com as pessoas ao redor

Isso pode parecer óbvio, mas, na maioria das vezes, nos esquecemos de lembrar dos colaboradores como pessoas. E, consequentemente, que eles possuem problemas e questões fora do ambiente de trabalho.

Humanizar as relações de trabalho é muito importante. Quando os funcionários se identificam com seu local de trabalho, isso aumenta seu senso de pertencimento. Sendo assim, é mais provável que eles se comuniquem com seus colegas e desenvolvam conexões mais fortes com a empresa.
Uma empresa deve estar constantemente preocupada se o ambiente é um lugar onde eles querem trabalhar e o que os faria sentir mais confortáveis e produtivos. Observe o quanto seus funcionários se identificam com seu espaço de trabalho e faça atualizações conforme necessário.

7# Ame o que você faz, assim como o local em que você faz

“Seu trabalho vai preencher uma grande parte de sua vida, e a única maneira de estar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz ”

– Steve Jobs

Da mesma forma, você passará grande parte de sua vida no trabalho. Por isso, deve amar o local onde você trabalha e tentar criar um espaço onde sua equipe também se sinta em casa. Afinal de contas, isso fará com que os colaboradores estejam satisfeitos e, consequentemente, produzam mais.

Como você pode ver, produtividade no trabalho é uma questão não só de motivar as pessoas que trabalham com você, mas estimular a criatividade através do ambiente em que elas estão inseridas. E aí, o que achou das dicas? Deixe seu comentário aqui!


  • Mariana Storto
  • Analista de Marketing Digital e SEO
  • Nascida no interior de São Paulo, já me tornei mineira de coração. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, sou apaixonada por Comunicação e Marketing Digital. "A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *