Aplicativos institucionais: Saiba porque sua empresa precisa de um

Aplicativos institucionais são ferramentas que apresentam várias funcionalidades criadas para auxiliar na comunicação e sistema interno corporativo.

Essa otimização da acessibilidade ao cotidiano de trabalho por meio do facilitamento entre troca de mensagens, envio de documentos e arquivos, análise de dados, entre outros recursos. Além disso, permite a alternativa do acesso remoto a essas informações aprimorando a realização de algumas tarefas. A equipe pode se comunicar pelos meios informatizados, sendo possível melhorar a produtividade e aumentar a agilidade do atendimento ao cliente.

O papel dos aplicativos institucionais como ferramentas de otimização

A contenção de custos é imprescindível dentro das corporações, uma vez que o mercado se mostra cada vez mais competitivo, e a transformação digital é portanto, uma necessidade para empresas de todas as áreas. 

Os apps empresariais para tablets e smartphones ajudam empresas a controlarem seus processos nos mais diferentes campos, como controle de estoque, logística e produção. Eles agem organizando grupos de vendas, salvando arquivos importantes, administrando ofícios de trabalho, conectando setores da empresa como financeiro, estoque e diretoria. 

Além do mais, os aplicativos institucionais têm utilidades como eliminar o gasto e desperdícios com papelada e alguns processos burocráticos.

Tipos de aplicativos institucionais mais usados em negócios atualmente

Acredita-se que o uso dos apps corporativos só tendem a crescer nos próximos anos, devido a uma nova gestão empresarial baseada em eficiência na comunicação e produtividade dos serviços oferecidos.

Aqui está uma lista com os principais apps corporativos e seus objetivos

#1. Aplicativos para organização dos colaboradores

São apps empregados para formar maior vínculo entre as variadas equipes que podem atuar em uma corporação. Esses tipos de aplicativos institucionais intensificam a produção por meio da documentação de funções e tarefas, reuniões, armazenamento de arquivos digitalizados e da obtenção de informações de diversas esferas. 

Além disso, possibilitam ter um sistema de comunicação interna que engloba desde a destinação de recursos para formação de uma rede ajustada e definida, como procedimentos de compartilhamento de dados. Tendo canais estabelecidos, remodelando informações, diminuindo erros e interferências, proporcionando mais qualidade para a execução de demandas.

Melhorar o sistema de diálogo e troca de informações interna é investir no processo de otimização do seu pessoal, fomentando a troca de dados dentro da corporação sendo isso um ótimo plano estratégico, pois você terá uma série de benefícios e melhorias no desempenho do seu negócio. Você diminui problemas como falhas de execução e confusões na sua equipe. Transtornos desse tipo na empresa podem trazer desmotivação e divergências para o time.

#2. Aplicativos para controle de ordens de serviço

Atuam como um artifício para a gerência das empresas. O gestor pode coordenar inúmeros tipos de serviço. Como o responsável por cumprir este serviço terá em seu smartphone um aplicativo, normalmente com sistema GPS e de notificações, ou demais formas para liberar informação e para comunicação com o consumidor, toda a sua deslocação será observada em tempo real pelo time que o supervisiona e monitora às tarefas dos que executam essas atividades.

#3. Aplicativos para gestão financeira

Auxiliar na administração das empresas é a principal missão de um app corporativo.

Autorização da compra de mercadorias, estabelecimento de extratos, pedidos de saldos. Todas informações existentes no ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) podem ser reproduzidos para um app.

Assim, torna-se viável atos de gestores à distância das empresas. Isto é feito registrando informações relevantes como valores, tempo de vencimento de promissórias, naturalidade das despesas e receitas, monitoramento de saldo, demonstração de resultados, informações de investimentos.

Ainda é possível produzir relatórios, gerar infográficos para estudo, em tempo real, da situação financeira do empreendimento, entre outras utilidades remotas.

#4. Aplicativos para automação de vendas

Esses apps têm como orientação a ajuda na logística de pequenas e médias empresas, e também de filiais de grandes multinacionais.

Eles proporcionam a aquisição de informações atualizadas em tempo real como gestão de vendas, controle e renovação de estoques; arquivo de pedidos de vendas, registros de despesas, preparo e indicações de uso dos produtos, leitura de código de barras, catálogos e preços, entre outros.

Alguns podem funcionar mesmo sem uma conexão com a internet (nuvem).

Esses aplicativos, relacionados ao modo de gestão da empresa, fortalecem vendas e consequentemente os lucros.

#5. Aplicativos para trade marketing

São aplicativos que visam a maximização das vendas e consolidação das marcas, conectando os fabricantes, fornecedores e consumidores.

Alguns deles concedem às empresas, atualização sobre a atuação da equipe de trade marketing nos locais de venda.

Os apps oferecem, em telas virtuais, informações sobre as circunstâncias oferecidas pelos concorrentes. Eles apontam o desempenho de uma equipe em um ponto de venda estabelecido e investigam os preços.

Também atuam no monitoramento de ações de marketing, avaliação do PDV (ponto de venda), além de outras inúmeras aplicações.

Afinal, por que minha empresa precisa de um aplicativo institucional? 

Aplicativos chamados de institucional, corporativo, ou mesmo empresarial, seguem as tendências da transformação digital e seus impactos e enormes benefícios são perceptíveis, e participam ativamente nessa revolução que é a transformação digital. Esses benefícios vão desde aumento da produtividade e redução do ciclo de trabalho, ou mesmo a atualização da sua empresa de acordo com as aplicações mais atuais do mercado, criando vantagem competitiva perante a concorrência.

Ponderações importantes

Quando for desenvolver o aplicativo, vale a pena pensar qual sistema será utilizado, seja Android ou  iOS. O aplicativo institucional deve ser intuitivo e eficiente. Diante disso, é necessário realizar uma pesquisa ou analisar se será preciso investir em instrumentos individuais e corporativos com a intenção de uma plataforma única, permitindo o acesso seguro e frequente dos funcionários.

É fundamental lançar um projeto com uma estratégia bem definida. O desenvolvimento de grandes apps institucionais demanda adaptação e alinhamento entre as variadas equipes, sistemas e partes interessadas.

Também é de suma importância um plano focado na experiência do usuário tanto para o feedback do seu time quanto para personalização da experiência de cada usuários, sejam eles clientes ou colaboradores, e os garantir constantemente envolvidos melhorando o aplicativo ao longo do tempo. Ele deve cumprir às expectativas dos funcionários e entregar as informações e as experiências mais relevantes de forma rápida e fácil. 

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  • Luiz Felipe S. Dantas
  • Copywriter
  • Baiano de Eunápolis, graduando em Economia, apaixonado por música, esportes e dota 2. Sou um admirador da capacidade das boas ideias, somadas a tecnologias inovadoras, solucionarem problemas e otimizar nossa realidade. Ser parte do time de marketing da Usemobile, me proporciona um estudo direto desses assuntos e um maior contato com o mundo das inovações.

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