Os 10 melhores aplicativos para gestão e produtividade

Os aplicativos de gestão e produtividade, surgiram em meio à revolução da transformação digital e se tornaram peças fundamentais na gerência de informações e processos.

Atualmente existem diversas ferramentas para auxiliar na organização de uma empresa. 

Neste post, veremos alguns desses mecanismos que auxiliam na otimização da comunicação interna e na gestão de processos.

Vantagens de usar um aplicativo de gestão e produtividade

Ter uma gestão competente promove benefícios variados para a empresa. Entre eles, podemos citar:

  • Maior dinamismo;
  • Monitoramento otimizado;
  • Prevenção de falhas;
  • Redução de custos;
  • Maior logística;
  • Melhor comunicação entre departamentos;
  • Integração.

Vejamos agora quais são as principais ferramentas usadas para melhorar a comunicação e gestão de projetos nas empresas

1. Slack

O slack é uma ferramenta de comunicação interna muito usada por empresas das mais diversas áreas. Com uma interface muito simples e intuitiva, o Slack permite a troca de vídeos, fotos e documentos. O conteúdo dos chats fica disponível para todos os membros e é bem simples encontrar arquivos antigos, sendo possível dividir as conversas entre vários canais.

Ser transparente com os dados, compartilhar projetos e processos cruciais, por exemplo, são aspectos que fazem com que seu time fique mais integrado e melhore o desenvolvimento do seu produto de forma mais rápida.

2. Skype

Diversos usuários comuns e empresas utilizam o skype para fazer chamadas audiovisuais gratuitamente ou mesmo enviar mensagens de chat e compartilhamento de arquivos. Essas conversas podem ser feitas entre duas pessoas ou mesmo em grupos. As chamadas de vídeo, concedem uma maior simplificação da forma de se fazer reuniões em uma empresa ligar os usuários em uma mesma plataforma.

3. Trello

É uma das ferramentas de gestão de projetos e comunicação mais famosas do momento. O Trello indica o que está sendo feito no momento, quem está trabalhando, e qual o momento da produção de alguma coisa.

Apresenta um funcionamento constante com quadros, listas, cartões e checklists para dividir as tarefas por temas. Ele também se destaca por ser uma plataforma gratuita, podendo ser usada tanto profissional quanto pessoalmente.

4. Telegram

O Telegram é uma ferramenta que permite a troca de mensagens instantâneas, bem semelhante ao muito conhecido Whatsapp. Ele se destaca por algumas funções como senhas para determinada conversa, ou mesmo para o app em geral. Também é possível a criação de grupos com até 50.000 membros, compartilhamento de grandes arquivos. O telegram é uma excelente opção para receber grupos de trabalho.

5 .Evernote

Serve como uma espécie de banco de anotações para tudo o que você quiser, sendo também um gerenciador de tarefas, lembretes e notificações. Entretanto pode oferecer mais funções permitindo até mesmo a gestão de arquivos em grupos, lista e anotações.

O Evernote funciona offline, sincronizando seus registros com a nuvem sempre que for possível.

6. GoToMeeting

O GoToMeeting é uma ferramenta que possui versão gratuita e pode realizar reuniões através de videoconferência. Além da comunicação por vídeo, o app disponibiliza recursos para destacar documentos através do teclado, mouse ou por touchscreen, diretamente nas telas, simplificando a visualização e a assimilação dos membros. 

Também é possível compartilhar o controle dos comandos para outros membros fazerem observações.

Outro recurso incomum é a gravação de reuniões e apresentações para repassar a outros envolvidos que por algum motivo foram impossibilitados de colaborarem em um primeiro momento.

7. Jira

Além de possibilitar a coordenação de múltiplos projetos dividindo-as por área, a ferramenta permite definir metodologias ágeis como o Scrum e Kanban. O software de gestão cloud permite planejamentos flexíveis, levantamento de tempo na execução de cada tarefa, integração com Git, variação de boards, geração de relatórios, planejamento de portfólio e integração com plug-ins. Além disso, sua interface é de fácil uso e pode ser testada gratuitamente por 7 dias.

8. Wrike

Desenvolvido para projetos de trabalho em 2004, o Wrike oferece o acoplamento à uma plataforma online para operação e cooperação de profissionais. Pelo app, agendas são elaboradas e alteradas, documentos podem ser compartilhados e notificações enviadas aos usuários com atualizações.

O wrike é gratuito, porém o wrike mobile pode ser baixado apenas para dispositivos com o Android como sistema operacional.

9. Pipedrive

O Pipedrive é principalmente vantajoso para empresas B2B, mas também pode ser adaptado a negócios B2C. O app monitora produtos, soluções e tarefas desde o início até o instante da venda e fechamento do contrato.

Com os dados que são colhidos neste método, a ferramenta cria relatórios ligados ao negócio e as negociações que são concluídas ficam agrupadas para consulta de informações. Notificações são configuráveis para que desempenhem a função de alertas quando os propósitos não forem atingidos. 

10. Aplicativo próprio

A última opção da nossa lista, e também a que mais se diferencia das anteriores, é a alternativa de criação de um aplicativo empresarial particular. 

Existem inúmeros serviços que possibilitam o aluguel de uma plataforma para a criação de um app, no entanto estes não levam a uma personalização, e também não possuem o suporte que um código próprio oferece.

O grande diferencial dos aplicativos de gestão e produtividade próprios e desenvolvido com exclusividade, é a possibilidade de customização, podendo escolher e incluir os mais diversos recursos, os quais você julga serem os mais importantes para a organização do seu negócio. 

Grandes empresas de desenvolvimento se preocupam com a experiência do usuário, buscando sempre a otimização e simplificação das funcionalidades, e um suporte adequado aos clientes.

Independente do porte da empresa, desenvolver um app é uma decisão imponente. Não simplesmente pelo capital investido, mas pelas modificações que ele poderá proporcionar ao seu negócio.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o desenvolvimento de um aplicativo próprio de gestão e produtividade para o seu negócio, deixe um comentário abaixo, ou entre em contato por e-mail. Estaremos prontos para te atender!


  • Luiz Felipe S. Dantas
  • Copywriter
  • Baiano de Eunápolis, graduando em Economia, apaixonado por música, esportes e dota 2. Sou um admirador da capacidade das boas ideias, somadas a tecnologias inovadoras, solucionarem problemas e otimizar nossa realidade. Ser parte do time de marketing da Usemobile, me proporciona um estudo direto desses assuntos e um maior contato com o mundo das inovações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *