aplicativo-tipo-netflix

Como desenvolver um aplicativo tipo Netflix

Quando falamos em serviços e aplicativos que são sucessos na atualidade não podemos deixar de fora Uber, Tinder, e a Netflix. Com um aumento de mais de 7 milhões de usuários apenas no primeiro período de 2017, a plataforma de streaming de vídeos está prestes a atingir a marca de 100 milhões de assinantes no mundo todo. Dados como este provam que a empresa possui um grande números de fãs e que o pode ser uma ótima opção investir em um aplicativo tipo netflix.

As informações pertencem a um relatório publicado que também diz que a empresa teve uma receita global de US$ 8,3 bilhões, ou R$ 26,6 bilhões. Essa quantia representa um crescimento de 35% em relação ao ano anterior. Em termos de usuários, apenas em 2016, a plataforma recebeu 19 milhões de novos assinantes.

Aplicativo tipo netflix

Seja por suas séries, filmes ou documentários esse sistema de plataforma tem ganhado muito valor monetário, além de ocupar a nona posição de aplicativo mais utilizado no Brasil, por usuários da Apple, e a décima, por quem usa os serviços do Android.

Ao analisar os benefícios que este mercado oferece alguns investidores começaram a planejar injetar seus recursos nesse tipo de aplicação. Se você pensa da mesma maneira esse post é para você. Separamos pontos importantes para quem quer desenvolver um aplicativo tipo netflix.

Como o Netflix funciona?

O Netflix é uma plataforma online de streaming que permite ao usuário consumir filmes, séries, documentários em vários dispositivos diferentes. É o maior serviço on-demand do mundo, contando com um enorme catálogo de produções. Após pagar uma assinatura mensal, os usuários ganham acesso a um conteúdo ilimitado com produtos produzidos por algumas emissoras e desde 2016 conta com produções da própria Netflix.

aplicativo tipo netflix

O serviço funciona em vários dispositivos e sistemas operacionais, como as Smart TVs, Windows Phone, iOS, Android, PC, Mac OS, etc. Isso porque os usuários podem utilizar o aplicativo da Netflix sem custos adicionais para quem tem assinatura da plataforma.

A empresa é responsável por adicionar uma grande de conteúdo mensalmente. Os diferenciais do aplicativo tipo netflix são seus mecanismos de busca, seleção e a forma como ele parece entender o cliente de forma ampla. Para que tais atitudes possam ser utilizadas tanto o aplicativo quando o sistema online possuem algumas características:

  • Você pode listar o conteúdo já existente ou utilizar uma ferramenta de busca integrada;
  • Com a ajuda do sistema Cinematch, o Netflix consegue oferecer novas séries e filmes de acordo com suas preferências;
  • O app permite a criação de até cinco perfis em uma única conta;
  • Oferece uma grande variedade de vídeos para streaming.

Como desenvolver um aplicativo tipo Netflix?

Antes de tudo é necessários entender que lançar um aplicativo tipo netflix não irá garantir sucesso imediato. É preciso que o investidor entenda que levará um tempo até que os usuários comecem a acreditar no seu sistema, a Netflix por exemplo foi fundada em 1997.  Isso mostra que o crescimento sendo gradual, as chances de ele chegar ao sucesso são bem maiores.

Um aplicativo tipo netflix não é necessariamente um concorrente do sistema que já existe. É possível que você empresário retire algumas características do que já existe, pegue ideias de ações e então adote para seu aplicativo tipo Netflix.

Pensando no melhor crescimento seu app é necessário se atentar a alguns pontos que irão fazer toda diferença quando você resolver criar um aplicativo tipo Netflix. Vamos a alguns tópicos:

1. Monetização

A monetização de uma plataforma de vídeo utiliza o modelo de assinatura. Você pode cobrar mensalmente, por semestre ou anualmente, por exemplo. Essa parte é importante, porque uma parcela do seu lucro e do dinheiro para fazer futuras melhorias virá desse ponto.

Dinheiro

O que você não pode esquecer é que ninguém irá pagar por algo que não conhece. Ou seja, é importante oferecer ao usuário um boa experiência com o aplicativo primeiro, para que ele saiba quanto irá pagar e por quais funções ele está “comprando”. Essa parte é essencial porque é a hora de você ganhar seu cliente. Dentro desse sistema de monetização seu aplicativo tipo netflix pode oferecer opções para teste. É possível oferecer um catálogo completo, ou apenas uma parte. Assim, você controla a monetização.

Além disso, você precisa se preparar para:

  • Criação de planos para usuários;
  • Pagamentos repetitivos e automáticos;
  • Versão para teste grátis;
  • Atualizações e descontos automáticos;
  • Anúncios em vídeo.

Mas, atenção. No sistema de pagamento é necessário considerar a integração de um suporte para diferentes moedas e integração de várias formas de pagamento.

2. Valor da Vida Útil – definição e importância

A vida útil nada mais é do que o tempo em que seu aplicativo permanecerá em alta e ainda considerado interessante aos usuários.

Todo investimento possui um risco. Quando começar a aplicar dinheiro em seu aplicativo tipo netflix é essencial que você determine um plano de carreira. Ou seja, antes de perder dinheiro, você deve determinar o valor da vida útil de seus clientes.

aplicativo tipo netflix

Dessa forma você conseguirá determinar de forma mais clara sua margem de lucro e até mesmo prever futuros gastos.

3. Despesas com marketing

Entenda, empreendedor, o marketing pode ser sua salvação, mas também sua morte. Campanhas de marketing são ótimas formas de desenvolver seu negócio, porém não é indicado que você gaste muito sem antes elaborar seu modelo de negócios do seu aplicativo tipo netflix. Você deve entender qual o valor útil dos clientes que vêm dos mais variados veículos. Isso te ajudará a decidir quantos clientes você pode obter em cada um deles.

Em resumo, o desenvolvimento de um aplicativo tipo netflix pode ser um trabalho que exija um bom investimento, o bom trabalho do marketing pode ser sua garantia de sucesso e lucro.

Principais características de um aplicativo tipo Netflix

O custo total do desenvolvimento de um aplicativo tipo netflix depende do número de ferramentas que ele terá. Então, no começo, é melhor adicionar apenas as características principais, para reduzir o custo inicial no desenvolvimento do app.

Características adicionais podem ser acrescidas quando o app começar a ganhar popularidade.

plataforma

1. Plataforma

Quando se faz um investimento nesse sentido é necessário atingir a maior parte do público que você conseguir. Nesse sentido, é muito importante pensar no desenvolvimento do aplicativo tipo netflix para sistemas iOS e android.

O empreendedor deve entender que existem locais que não se deve poupar dinheiro e a parte do desenvolvimento é uma delas. Se você deseja envolver o máximo de usuários possível, você deve considerar o desenvolvimento do software sob demanda para ambos os sistemas.

2. Design

Aplicativos difíceis de serem entendidos diminuem as chances de clientes continuarem utilizando. Dessa forma, um design simples é muito importante em um aplicativo tipo netflix. Isso permite que os clientes recebam informações importantes de forma instantânea e considerem o app um bom lugar para se estar. A experiência do usuário é ponto essencial na hora de desenvolver um app.

3. Perfil do usuário

A ideia de exclusividade deve ser explorada. Se seu aplicativo tipo netflix possuir uma área do usuário é necessário que ela seja pensada a partir do perfil de cada cliente específico.

Esse espaço é pensado para que os usuários possam adicionar seus filmes favoritos, por exemplo. Além disso, é possível criar contas para mais de uma pessoa, de modo que indivíduos diferentes consigam ter acesso a conteúdos variados de acordo com sua preferência mesmo que dividam a mesma mensalidade.  

Oferecer esse tipo de opção em casos de aplicativos tipo netflix não pode ser considerado como perda de dinheiro. Como já foi mencionado, pequenos detalhes podem ser responsáveis por cativar e fidelizar seu cliente.

4. Busca de conteúdo

aplicativo para aumentar a produtividade

Se você está produzindo um app que possui uma grande opção de conteúdo é necessário ter um ótimo sistema de busca. Como já foi falado, o aplicativo deve ser projetado para melhor prática do cliente.  Seleção de gêneros, categorias e notas de usuários são opções que podem ser incluídas nesse aspecto.

5. Notificações

As notificações são uma ótima oportunidade para manter uma porta de comunicação aberta com seu usuário. Fazer com que ele seja notificado se uma nova série for lançada, por exemplo, fará com que ele se lembre que possui seu aplicativo tipo netflix e poderá instigá-lo a utilizá-lo cada vez mais.

Nesse sentido, manter essas notificações alinhadas com o perfil de usuário traçado podem aumentar ainda mais as chances do seu chamado ser respondido.

Cerca de 5 milhões de pessoas assinam a Netflix na América Latina. 93 minutos é o tempo médio que uma pessoa passa na Netflix. 5,1 bilhões de horas foi o tempo que os internautas passaram vendo conteúdos no site durante o segundo trimestre de 2014. Você ainda tem dúvida que esse tipo de serviço é um sucesso?

Entre em contato, peça seu orçamento e comece agora a produzir seu aplicativo tipo netflix. Está esperando o que?

Como desenvolver um aplicativo tipo Netflix
5 (100%) 1 vote

  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.