UBER – Fatos e curiosidades

Tags:    

Uber – empresa de tecnologia que está transformando a maneira como as pessoas se movimentam nos centros urbanos. Conecta passageiros e motoristas parceiros por meio de seu aplicativo.

A ideia surgiu em 2009 quando Garett Camp e Travis Kalanick participavam da conferência LeWeb, na França. Após o evento, ao precisarem retornar para o hotel, encontraram dificuldade para encontrar um táxi, outro transporte público e até mesmo um motorista particular. Foi então que pensaram que seria incrível poder, a um toque no celular, contratar o serviço de um motorista particular. O objetivo era facilitar e inovar a forma pela qual as pessoas se locomovem pelas cidades, inicialmente em São Francisco (EUA), utilizando-se de veículos sedã para atender executivos que se locomoviam entre uma reunião e outra. Foi assim que surgiu o Uber Black, primeiro produto da empresa.

A Uber Technologies Inc. foi fundada oficialmente em junho de 2010, na cidade de São Francisco, e hoje está em mais de 600 cidades em 63 países. A Uber expandiu rapidamente a sua presença pelo mundo, com o objetivo de aproximar pessoas e revolucionar o modo de se movimentar nas cidades.

Fatos e curiosidades da UBER

  • Área de atuação: Tecnologia.
  • Ano de fundação: 2010
  • Presença no mundo: +600 cidades
  • Presença no Brasil: +100 cidades
  • Funcionários: 200.000
  • Motoristas parceiros no mundo: + 3 milhões
  • Motoristas parceiros no Brasil: +600 mil.
  • Usuários no mundo: +75 milhões
  • Usuários no Brasil: +22 milhões
  • Viagens por dia no mundo: Em média 15 milhões.

Em 2017 foram realizadas mais de 4 bilhões de viagens no Mundo. O primeiro bilhão foi atingido em dezembro de 2015 (5 anos após o lançamento). Em junho de 2016 a Uber completou 2 bilhões de viagens, no ano seguinte, 5 bilhões em maio.

Uber no Brasil

Foram lançados oficialmente junto com a Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro e, em seguida, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Hoje já estão presentes em mais de 100 cidades do Brasil. O principal objetivo é oferecer por meio do aplicativo, a opção de contratar viagens confortáveis e cômodas para todos os tipos de usuários. Transformando a maneira como as pessoas se movimentam pelas cidades.

No país, estão disponíveis os serviços Uber Black, Uber Select, Uber X, Uber Juntos (Anteriormente chamado de Pool) e Uber Eats. A Uber contribui para tornar as cidades mais conectadas e sustentáveis: através do aplicativo, o usuário consegue chamar um motorista parceiro que oferecerá transporte de qualidade e eficiente, com preços acessíveis.

Primeiros passageiros (early adopters)

O passageiro número 1 no Brasil, no Rio de Janeiro, foi Pedro Salomão. Em São Paulo, a primeira passageira foi ninguém menos do que a top model e eterna angel Alessandra Ambrósio. Já em Porto Alegre foram os “guris” do Pretinho Básico e, em Campo Grande, o sertanejo Michel Teló.

Categorias disponíveis no Brasil

Atualmente no Brasil a Uber oferece 5 categorias:

Uber X 

Carros compactos, com ar-condicionado e 4 portas. O preço é competitivo e uma opção ideal para locomover-se no dia a dia.

Uber Juntos (pool)

Esta modalidade permite que o passageiro divida a viagem com outros usuários que estão em um trajeto similar, colocando mais pessoas em menos carros. O percurso fica maior, ao contrário do preço.

Uber Select

Seleção de carros mais confortáveis e espaçosos por um preço um pouco maior do que o do Uber X.

Uber Black

Serviço que possibilita aos usuários solicitarem viagens de alta qualidade em carros sedã, como Toyota Corolla, Ford Fusion, Volkswagen Jetta e outros, todos com bancos de couro e ar-condicionado sempre ligado.

Uber Eats

Serviço que permite ao usuário solicitar refeições em restaurantes conveniados de maneira prática, onde quer que esteja.

O que a Uber faz?

  • Oferece uma plataforma tecnológica para que motoristas parceiros se conectem de forma fácil e descomplicada a usuários que buscam viagens acessíveis e confiáveis.
  • Acredita que, para encarar o desafio da mobilidade nas grandes cidades, é preciso oferecer uma cada vez mais ampla gama de opções de mobilidade às pessoas. Uber é mais um modo de se locomover na cidade.
  • Possibilita que motoristas profissionais possam ter ainda mais oportunidades de ganhar dinheiro ao conectá-lo com usuários que desejam se deslocar pela cidade.
  • Proporciona uma diminuição na necessidade das pessoas terem seu próprio carro, colaborando assim para a diminuição dos congestionamentos nas grandes cidades. Com o Uber Juntos o impacto é ainda maior, colocando mais pessoas em menos carros, evitando emissões de poluentes e consumo de combustível.

O que a Uber não faz?

  • Não é uma empresa de transporte. A Uber é uma empresa de tecnologia. Desenvolvem um aplicativo que conecta motoristas parceiros a usuários que desejam se movimentar pelas cidades.
  • Não é um aplicativo de táxi. Conectam usuários e motoristas parceiros, que prestam o serviço de transporte individual privado, por meio de um aplicativo privado.
  • Não é um serviço de carona paga ou remunerada. A Uber é uma empresa de tecnologia que possibilita, por meio de seu aplicativo, que motoristas parceiros encontrem pessoas que precisam de viagens acessíveis e confiáveis. O usuário chama um motorista parceiro, que o leva para o destino que ele deseja.
  • A Uber não emprega nenhum motorista e não é dona de nenhum carro. Disponibiliza uma plataforma tecnológica para que motoristas parceiros aumentem seus rendimentos e para que usuários encontrem motoristas confiáveis e desfrutem de viagens confortáveis.

Ficou interessado em desenvolver um aplicativo semelhante ao Uber?

GUIA COMPLETO DE COMO CRIAR UM APLICATIVO TIPO UBER.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Tópicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *