Uber – empresa de tecnologia que está transformando a maneira como as pessoas se movimentam nos centros urbanos. Conecta passageiros e motoristas parceiros por meio de seu aplicativo.
A ideia surgiu em 2009 quando Garett Camp e Travis Kalanick participavam da conferência LeWeb, na França. Após o evento, ao precisarem retornar para o hotel, encontraram dificuldade para encontrar um táxi, outro transporte público e até mesmo um motorista particular. Foi então que pensaram que seria incrível poder, a um toque no celular, contratar o serviço de um motorista particular. O objetivo era facilitar e inovar a forma pela qual as pessoas se locomovem pelas cidades, inicialmente em São Francisco (EUA), utilizando-se de veículos sedã para atender executivos que se locomoviam entre uma reunião e outra. Foi assim que surgiu o Uber Black, primeiro produto da empresa.
A Uber Technologies Inc. foi fundada oficialmente em junho de 2010, na cidade de São Francisco, e hoje está em mais de 600 cidades em 63 países. A Uber expandiu rapidamente a sua presença pelo mundo, com o objetivo de aproximar pessoas e revolucionar o modo de se movimentar nas cidades.
Fatos e curiosidades da UBER
- Área de atuação: Tecnologia.
- Ano de fundação: 2010
- Presença no mundo: +600 cidades
- Presença no Brasil: +100 cidades
- Funcionários: 200.000
- Motoristas parceiros no mundo: + 3 milhões
- Motoristas parceiros no Brasil: +600 mil.
- Usuários no mundo: +75 milhões
- Usuários no Brasil: +22 milhões
- Viagens por dia no mundo: Em média 15 milhões.
Em 2017 foram realizadas mais de 4 bilhões de viagens no Mundo. O primeiro bilhão foi atingido em dezembro de 2015 (5 anos após o lançamento). Em junho de 2016 a Uber completou 2 bilhões de viagens, no ano seguinte, 5 bilhões em maio.
Uber no Brasil
Foram lançados oficialmente junto com a Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro e, em seguida, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Hoje já estão presentes em mais de 100 cidades do Brasil. O principal objetivo é oferecer por meio do aplicativo, a opção de contratar viagens confortáveis e cômodas para todos os tipos de usuários. Transformando a maneira como as pessoas se movimentam pelas cidades.
No país, estão disponíveis os serviços Uber Black, Uber Select, Uber X, Uber Juntos (Anteriormente chamado de Pool) e Uber Eats. A Uber contribui para tornar as cidades mais conectadas e sustentáveis: através do aplicativo, o usuário consegue chamar um motorista parceiro que oferecerá transporte de qualidade e eficiente, com preços acessíveis.
Primeiros passageiros (early adopters)
O passageiro número 1 no Brasil, no Rio de Janeiro, foi Pedro Salomão. Em São Paulo, a primeira passageira foi ninguém menos do que a top model e eterna angel Alessandra Ambrósio. Já em Porto Alegre foram os “guris” do Pretinho Básico e, em Campo Grande, o sertanejo Michel Teló.
Categorias disponíveis no Brasil
Atualmente no Brasil a Uber oferece 5 categorias:
Uber X
Carros compactos, com ar-condicionado e 4 portas. O preço é competitivo e uma opção ideal para locomover-se no dia a dia.
Uber Juntos (pool)
Esta modalidade permite que o passageiro divida a viagem com outros usuários que estão em um trajeto similar, colocando mais pessoas em menos carros. O percurso fica maior, ao contrário do preço.
Uber Select
Seleção de carros mais confortáveis e espaçosos por um preço um pouco maior do que o do Uber X.
Uber Black
Serviço que possibilita aos usuários solicitarem viagens de alta qualidade em carros sedã, como Toyota Corolla, Ford Fusion, Volkswagen Jetta e outros, todos com bancos de couro e ar-condicionado sempre ligado.
Uber Eats
Serviço que permite ao usuário solicitar refeições em restaurantes conveniados de maneira prática, onde quer que esteja.
O que a Uber faz?
- Oferece uma plataforma tecnológica para que motoristas parceiros se conectem de forma fácil e descomplicada a usuários que buscam viagens acessíveis e confiáveis.
- Acredita que, para encarar o desafio da mobilidade nas grandes cidades, é preciso oferecer uma cada vez mais ampla gama de opções de mobilidade às pessoas. Uber é mais um modo de se locomover na cidade.
- Possibilita que motoristas profissionais possam ter ainda mais oportunidades de ganhar dinheiro ao conectá-lo com usuários que desejam se deslocar pela cidade.
- Proporciona uma diminuição na necessidade das pessoas terem seu próprio carro, colaborando assim para a diminuição dos congestionamentos nas grandes cidades. Com o Uber Juntos o impacto é ainda maior, colocando mais pessoas em menos carros, evitando emissões de poluentes e consumo de combustível.
O que a Uber não faz?
- Não é uma empresa de transporte. A Uber é uma empresa de tecnologia. Desenvolvem um aplicativo que conecta motoristas parceiros a usuários que desejam se movimentar pelas cidades.
- Não é um aplicativo de táxi. Conectam usuários e motoristas parceiros, que prestam o serviço de transporte individual privado, por meio de um aplicativo privado.
- Não é um serviço de carona paga ou remunerada. A Uber é uma empresa de tecnologia que possibilita, por meio de seu aplicativo, que motoristas parceiros encontrem pessoas que precisam de viagens acessíveis e confiáveis. O usuário chama um motorista parceiro, que o leva para o destino que ele deseja.
- A Uber não emprega nenhum motorista e não é dona de nenhum carro. Disponibiliza uma plataforma tecnológica para que motoristas parceiros aumentem seus rendimentos e para que usuários encontrem motoristas confiáveis e desfrutem de viagens confortáveis.