O mercado da tecnologia da informação enfrenta um problema muito recorrente nas empresas: a alta rotatividade dos profissionais. O turnover na TI se dá por inúmeros fatores que vão desde a competitividade no mercado quanto à estrutura das empresas para que o ambiente de trabalho seja favorável.
Este é um desafio para os Recursos Humanos das empresas, bem como diretoria e também lideranças. As formas de resolver são tanto em modificações internas quanto ajudas externas. Vamos entender melhor o assunto a seguir.
Causas e soluções do turnover das empresas de tecnologia
A TI no Brasil enfrenta 3 situações que influenciam no turnover. A primeira delas é a alta demanda por profissionais da área e uma baixa oferta, o que significa que existem mais vagas de emprego do que profissionais para ocupar os assentos. Esse é o resultado do estudo da Brasscom.
Isso significa que as empresas precisam redobrar esforços para manter seus profissionais engajados. Este fator se relaciona com a segunda situação, que é a bolha do setor de tecnologia, sobretudo desenvolvimento. A consequência maior é a inflação nos salários são os altos salários.
Por exemplo, é comum que desenvolvedores sejam abordados no LinkedIn com ofertas de novos empregos pelos tech recruiters.
As propostas, por sua vez, precisam ser atraentes, o que criou o fenômeno bastante discutido que é a bolha do desenvolvimento ao inflar os salários da carreira e dificultar a redução da rotatividade de pessoas.
Por fim, o terceiro fator é o flerte com as oportunidades internacionais que soam mais interessantes e vantajosas para os profissionais do nosso mercado.
Essa ainda é uma visão macro do assunto, pois ainda há outros fatores a aprofundarmos para entendermos o cerne do turnover nas empresas de tecnologia.
Má gestão de projetos
Uma gestão ruim dos projetos traz muitos problemas que esbarram desde o relacionamento de TI com outras empresas (isso no caso de terceirização) até a satisfação dos envolvidos e problemas orçamentários do projeto.
Isso sem mencionar atrasos em cronogramas que são portas para criar pressões e ambientes tóxicos. Com isso, a motivação fica prejudicada e o turnover da equipe de tecnologia aumenta.
A solução para este problema é identificar os problemas, otimizar os processos de gestão de projetos, melhorar a comunicação e capacitar o corpo de funcionários.
Lideranças
As lideranças são diferentes dos gestores de projetos. Um Scrum Master, por exemplo, possui o papel de se dedicar ao projeto; enquanto que um Tech Lead é voltado para a gestão de pessoas, isto é, atuando como liderança.
O papel das referências técnicas é oferecer o suporte necessário para os desenvolvedores, apoiando-os nos seus desafios técnicos, guiando em suas carreiras e auxiliando a gestão de produto a manter a equipe engajada no projeto.
Por ter forte influência no desempenho do time, uma liderança com dificuldades de motivar uma equipe é um dos principais fatores para um alto turnover nas empresas de tecnologia — e nos demais segmentos também.
A solução para uma má liderança está no aprimoramento das habilidades de gestão de pessoas para que seja criada uma cultura de feedbacks positiva, uma comunicação não-violenta e verdadeiras sensações de progressos de carreiras.
Conflitos com a vida pessoal
Dentre os problemas causados por uma má gestão de projetos é o excesso de trabalho. Uma fintech, por exemplo, oferta serviços que são utilizados pelos usuários a qualquer momento do dia. Isso significa que as solicitações de suporte podem acontecer inclusive de madrugada.
Com isso, se não houver uma boa organização das empresas, as necessidades dos projetos entram em conflito com a vida pessoal dos profissionais. Considerando que a tendência das gerações, em especial a Z, é priorizar cada vez menos suas carreiras em prol da vida pessoal, isso é algo que as empresas precisam se antever.
A solução se reforça com a melhor organização de processos para que as atividades não extrapolem limites das cargas horárias dos funcionários, bem como evitar equipes enxutas e dividi-la adequadamente para para atender às necessidades.
O Nubank, por exemplo, divide o ritmo de trabalho em diferentes turnos, inclusive noturnos para casos de necessidades especiais.
Equipes pequenas e sobrecarga de trabalho
Há empresas que optam por trabalhar em formatos enxutos, algo que pode ser motivado por decisões estratégicas da diretoria e também fins orçamentários como visto no último período de layoffs.
Essa lógica de lean startup pode funcionar. No entanto, ela também corre riscos de falhas e sobrecarga da equipe. Com isso, desequilíbrios com a saúde mental e surgimento de transtornos como o burnout podem surgir.
A solução para evitar que seja gerados a insatisfação e desmotivação no trabalho, essa sobrecarga pode ser resolvida com a contratação de pessoas ou empresas terceirizadas.
Uma vez que não há um compromisso trabalhista com a terceirização de TI, é possível fazer uma alocação de pessoas terceirizadas ou então contratar horas de atividades mensais que correspondam ao necessário para descomprimir a carga de trabalho dos colaboradores.
Reconhecimento
Este é um momento para pensarmos sobre o funcionamento do cérebro humano. Somos influenciados por muitos hormônios que fluem pelo nosso corpo, sendo um deles a dopamina. Este é um hormônio responsável pela sensação de recompensa, felicidade, e bem-estar. Logo, ela está diretamente ligada à motivação que, por sua vez, se conecta ao reconhecimento.
Quando os esforços diários não são reconhecidos, há um crescimento do sentimento de desvalorização. Com isso, os profissionais se sentem desmotivados a progredirem e permanecerem nas empresas e projetos.
Assim, a solução para este problema é estabelecer um sistema de recompensas e reconhecimentos que podem ser celebrados em grupo por projetos finalizados, sprints bem executadas, reformulação de processos, dentre outras atividades empenhadas que agreguem na maior qualidade de trabalho.
Bônus, promoções e aumentos salariais também são incluídos neste pacote de soluções para reconhecimento.
Benefícios corporativos
Como já comentado, os profissionais de TI são concorridos nas empresas. Com a alta demanda e muitas abordagens de tech recruiters, as empresas precisam se manter competitivas e oferecerem um bom ambiente corporativo para que seus profissionais não sejam seduzidos por propostas.
Por isso, não somente vantagens salariais são o suficiente. Para além de uma cultura organizacional atraente, as empresas devem oferecer benefícios que atraiam os olhos. Segundo a Glassdoor, 80% dos profissionais preferem benefícios aos salários.
Assim, a solução para isso é entender quais são as necessidades do corpo de colaboradores para ofertar o que está ao alcance da empresa. Dos principais benefícios para funcionários, o home office, horário flexível, benefícios flexíveis e cursos profissionalizantes se destacam nas empresas de tecnologia.
Limitação de criatividade, inovação e recursos
Limitações também são grandes fatores desmotivadores e que estão intimamente ligados ao burnout. Inclusive, a submissão a grande carga de trabalho, juntamente da falta de recursos é um fator alinhado à síndrome.
A ausência de um espaço que a criatividade e inovação possam fluir plenamente são desmotivações que impedem o crescimento profissional, fazendo as pessoas se sentirem estagnadas e pouco qualificadas para o cenário tecnológico que cresce em grande velocidade.
A solução para este caso é criar uma cultura de inovação de forma que as pessoas possam se envolver em discussões e emitir suas opiniões. A flexibilidade também é um fator que impacta nisso, pois permite testes e a adesão de novas ideias.
É importante também que as lideranças sejam trabalhadas para incentivar esse pensamento. Quanto mais engajadas os profissionais se sentem, mais orgânica é essa promoção de criatividade.
Trabalhar com a diversidade também é um fator importante uma vez que diferentes pensamentos, formas de agir e realidades agregam na inovação. Como sugere pesquisa da McKinsey, empresas que investem em diversidade étnica tem probabilidade de 35% em terem maiores performances.
Como é uma empresa de tecnologia com baixo turnover de TI?
É importante entendermos que o cálculo do turnover é uma relação entre o volume de saída com o de entrada. Se houver um período de grande ingresso de pessoas e nenhuma saída, o valor também será alterado. E, afinal, gente entrando não é um sinal negativo embora a taxa de turnover fique alta.
Especialistas em recursos humanos apontam que o turnover ideal é entre 5% e 10%. Uma empresa de tecnologia dentro desses parâmetros possui o seguinte cenário:
Alta satisfação dos colaboradores
Constantes consultas para entender a satisfação de seus colaboradores e escuta ativa para atender às necessidades deles. Através de pesquisas de eNPS, os RHs podem entender a nota que as pessoas dão para a empresa e abrir espaço para comentários e sugestões.
Essa é uma forma saudável das empresas demonstrarem que se importam com o bem-estar organizacional e as pessoas se sentirem acolhidas.
Benefícios corporativos adequados
Como já mencionado, os profissionais se atraem mais pelos benefícios do que pelo salário. Claro que existe uma valorização do salário, mas somente a remuneração não é o suficiente para que as empresas se posicionem de forma competitiva.
Alguns dos benefícios frequentes em empresas de tecnologia são:
- Vale alimentação e vale refeição
- Plano de saúde
- Plano odontológico
- Incentivo à educação
- Capacitação em idiomas
- Incentivo a exercícios físicos
- Horários flexíveis
- Regime home office ou híbrido
- Auxílio home office
Cultura organizacional favorável
Assim como personalidades, existem diferentes tipos de culturas. Logo, não podemos assumir que existe um padrão de cultura ideal e sim indicativos que apontem que a satisfação organizacional com ela, como:
- Absenteísmo
- Presenteísmo
- Clima organizacional
Lideranças constantemente treinadas
As habilidades de gestão de pessoas são soft skills treináveis. Logo, treinamentos constantes das lideranças é um fator fundamental para mantê-las alinhadas aos propósitos das empresas e capazes de passar isso aos liderados.
Comunicação eficiente
Para além de uma comunicação favorável para cultivar bons relacionamentos nas empresas, é saudável que as pessoas se sintam confortáveis e sejam transparentes para comunicar problemas. Esse é o fator que facilitará na manutenção dos processos das empresas bem como nas relações interpessoais.
Há ainda outros fatores que influenciam numa empresa de tecnologia com baixo turnover. Esse é um papel do RH de diagnosticar, analisar e propor intervenções que sejam eficientes.
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