startup-weekend-vicosa

Time da Usemobile no Startup Weekend Viçosa

Neste final de semana, entre os dias 18 e 20 de agosto, ocorreu o Startup Weekend Viçosa . O evento está sendo realizado pela terceira vez na cidade e se destaca por ser uma ação global que esteve presente em 150 países e  atingiu a marca de 8.000 startups criadas nos eventos realizados. A edição aconteceu no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa – CENTEV.

O evento Startup Weekend ocorre em várias cidades do país. O foco é proporcionar  incentivo ao empreendedorismo e a inovações. O modelo da ação consiste em 54 horas de imersão em que os participantes possuem a oportunidade de construir um modelo de negócio, ou seja, pesquisar, avaliar e idealizar uma ideia rentável que possa ser aplicada ao mercado atual.

Startup Weekend Viçosa

Neste Startup Weekend Viçosa, para oferecer um auxílio aos 55 participantes, o evento contou com mentores especialistas de diversas áreas, com experiência no mercado digital. Dentre eles estiveram o empreendedor e CEO da 21bitz, Marco Túlio Teixeira de Faria, administrador e entusiasta da área de Marketing Digital, o empreendedor e CEO das startups Plug CRM e do Hirebot, Luis Lourenço, que atua na área de vendas com experiência em grandes empresas, e o Diretor de negócio da Usemobile, Conrado Carneiro, destaque no setor de tecnologia e de desenvolvimento de softwares.

O espaço, que contou com o apoio do SIMI,  Sistema Mineiro de Inovação,  foi idealizado para que empreendedores possam ajudar a capacitar indivíduos e comunidades. A proposta é que os participantes compartilhem suas ideias de startups, formem equipes, e lancem seus negócios, visando descobrir se são viáveis.

Processo de criação do Startup Weekend Viçosa

Na sexta-feira (18), houve um grande brainstorming de ideias e montagem das equipes. Dessa ideias, foram escolhidas as mais votadas para serem desenvolvidas. A partir disso, uma jornada se iniciou, com o objetivo de desenvolver um modelo de negócio em apenas 54 horas.

Processo de criação

Essa parte do evento os participantes devem pensar além do desenvolvimento do projeto, é necessário ir a campo testar a viabilidade do negócio e buscar apoiadores. Isso ocorreu no sábado, as equipes foram às ruas atrás de clientes. A missão foi provar que suas ideias eram viáveis economicamente e seriam realmente necessárias para a sociedade.

O fim de semana terminou com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma  oportunidade para receber feedback. São cerca de 10 pessoas envolvidas com a organização, 10 mentores e 3 jurados que escolhem os melhores projetos.

Usemobile no Startup Weekend Viçosa 

Cumprindo a tradição, boa parte da equipe da Usemobile esteve presente no Startup Weekend Viçosa. Dentre os participantes nossos desenvolvedores de back-end e front-end, Patrick Brunoro e Debora Nasser, além dos desenvolvedores Android e IOS, Guilherme Rocha e Claudio Madureira.

O projeto da equipe da Debora Nasser levou o nome de PedeAqui. A ideia era criar um aplicativo para que as próprias pessoas possam ter acesso ao cardápio e fazer seus pedidos quando estiverem na mesa de um restaurante. A novidade que o aplicativo continha era a possibilidade de dividir o valor de cada produto pedido apenas com as pessoas que forem o consumir. A equipe era composta por 7 pessoas, dentre elas: Roosevelt de Castro, André Luis Silva, Júlia Pimentel, Rodrigo Otávio, Saulo Costa, Ricardo Keita e Debora.

Usemobile no Startup Weekend Viçosa

A proposta da equipe foi aceita pelos jurados e levou o 3° lugar dentre todos os 55 participantes do evento. Segundo nossa desenvolvedora front-end, a parte mais incrível não foi o prêmio, e sim todo o aprendizado: “A sensação de ficar em terceiro lugar foi muito boa! Fiquei ainda mais feliz ao ver o resultado do nosso trabalho e todo o conhecimento que ganhamos no Startup Weekend. Todo o cansaço valeu a pena. Além disso, poder contar com a experiências de mentores foi algo que nos ajudou bastante, mesmo quando eles fizeram críticas ao nosso trabalho. Aceitar as críticas e procurar melhorar foi um dos fatores que nos levaram ao terceiro lugar.”, afirma Debora.

Equipe MercaDi Casa

Nosso desenvolvedor Android, Guilherme Rocha, que está no 7 período de Ciência da Computação na UFOP, formou equipe com pessoas de diferentes áreas. Renan Calheiros e Rodrigo Lopes, da administração, Izabela Galvão da área de Marketing, Caio Lana, Engenharia Florestal/Design e Anelize formada em Direito.

O projeto do grupo ofereceu uma solução para as pessoas que possuem problemas em ir ao supermercado. Seja por falta de disponibilidade, trânsito ou diversos outros fatores. Para tentar achar uma solução para esse problema eles desenvolveram uma plataforma digital que permite que o usuário faça suas compras de qualquer lugar, sem precisar ir ao mercado. Ainda no evento eles chegaram a realizar teste e realizaram 4 vendas em uma hora de operação. Guilherme demonstra animação com o projeto e destacou a importância de ter participado do evento. “A ideia é muito boa e seria interessante terminar o desenvolvimento, quem sabe a turma anima. Foi muito importante pro meu crescimento profissional. Mesmo não conhecendo ninguém da minha equipe, pude aprender bastante com eles, principalmente pelo fato de serem todos de áreas completamente diferentes da minha.”, afirma Rocha.

Equipe FazTudoApp

O grupo era formado por 4 pessoas. Nosso desenvolvedor IOS, Cláudio Madureira, nosso desenvolvedor back-end, Patrick Brunoro, Leonel Neres de Souza Ferro, presidente da AIESEC em Viçosa e Gilberto Ribeiro Alves Junior, formado em Ciências Contábeis.

A equipe teve uma trajetória diferenciada durante o evento; começaram com uma ideia que acabou não se provando válida, mas conseguiram, na metade do evento, começar com outro projeto e leva-lo para frente. Esse novo projeto consistia em juntar indivíduos que não têm tempo com indivíduos que não têm dinheiro, ou seja, possibilitar que jovens universitários, por exemplo, complementem suas rendas mensais fazendo pequenos serviços cotidianos para outras pessoas, como levar o cachorro para passear ou trocar o chuveiro. Mesmo com as dificuldades, a equipe ganhou Menção Honrosa na premiação do evento por ter demonstrado assimilar o espírito empreendedor, cumprindo o objetivo do Startup Weekend Viçosa.

Ao final o grupo ganhou uma menção honrosa pela organização do evento que julgou o modelo de negócio rentável e efetivo. 

Nosso desenvolvedor IOS, Claudio Madureira, falou um pouco sobre a experiência de ter participado do evento. “Achei excelente! Tive oportunidade de entender o que é necessário para um produto ser aceito (achar o problema, definir a nossa solução para ele), as vezes a ideia do aplicativo é legal, mas não adianta de nada se ele não for aceito. Pude trabalhar em equipe e prazos extremamente curtos e principalmente com perfis de pessoas diferentes.” afirma, Cláudio.

Sobre ter ganhado a menção honrosa o estudante tem muito orgulho. “Eu não conseguia acreditar de primeiro. Foi fantástico! Momentos depois eu ainda permanecia arrepiado. Foi um final de semana que ficará marcado pro resto da minha vida.” comentou, Madureira.

Próximos Startup Weekend em Minas Gerais

Startup Weekend

Pelos depoimentos foi possível perceber que a Use também cresceu. A participação de parte do nosso time em um evento como o Startup Weekend Viçosa foi essencial. O nosso Diretor de Negócio, Conrado Carneiro, falou um pouco sobre a experiência de ser mentor. “Participar como Mentor me proporcionou uma experiência totalmente diferente da primeira que vez que participei, no Startup Weekend em Lavras. Tive a experiência completa do que ocorre “atrás das cortinas”, foi muito legal poder orientar os times e perceber a evolução deles com o passar dos dias.” afirmou.

Ao fim do dia o evento cumpriu o papel. Disseminar conhecimento empreendedor, oferecendo também a possibilidade de desenvolver ideias. Além de contar com apoio de pessoas que têm capacidades para criar aplicativos e desenvolver marcas.

Com toda essa estrutura o evento já é um  sucesso no meio empreendedor que tanto cresce mundialmente. Os próximos eventos no estado de Minas Gerais serão em Governador Valadares no dia 25 de agosto, Itajubá entre os dias 1 e 3 de setembro e Belo Horizonte entre 15 e 17 de setembro. Para quem é de Ouro Preto e se interessou pelo evento existe a possibilidade dele ocorrer na cidade em breve.


  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.