7 dicas para ser mais produtivo no trabalho

Existem duas maneiras de ser mais produtivo no trabalho durante o dia: trabalhar mais horas ou trabalhar de forma mais inteligente. Eu não sei você, mas eu prefiro o último. Ser mais produtivo no trabalho não é nenhuma ciência de foguetes, mas requer ser mais atento sobre como você gerencia seu tempo. Esse artigo irá lhe mostrar através de 7 dicas simples como aumentar sua produtividade no trabalho.

#1 – Planeje o seu dia

Para garantir que você terá foco no que realmente importa, faça uma lista com todas as tarefas para o próximo dia, colocando primeiro as tarefas mais complicadas. Ao chegar no trabalho, você já terá objetivos claros e a certeza da urgência em resolvê-los. Riscar o que já foi concluído também traz uma sensação de dever cumprido.

#2 – Não seja multitarefa

Já é comprovado cientificamente que ser multitarefa acrescenta estresse às nossas vidas diárias e afeta negativamente nosso humor, motivação e produtividade. Então realize uma tarefa de cada vez assim o foco em cada tarefa poderá ser maior aumentando a qualidade dos resultados, assim reduzindo o tempo necessário para realizá-las.

#3 – Faça pausas

Podemos pensar que trabalhar mais horas significa que estamos fazendo mais, mas nunca trabalhamos tão bem quando estamos esgotados. Estudos mostram que fazer pausas regulares ajuda na concentração e melhora seu humor. Faça uma caminhada de cinco minutos pelo escritório ou faça uma pausa de 15 minutos para o café da tarde.

#4 – Defina pequenos objetivos

Olhar para nossos objetivos às vezes pode ser assustador. Ver uma lista de grandes projetos em nosso calendário pode ser estressante. Mas se você dividir isso em tarefas menores, você se sentirá no controle e será muito mais produtivo. Em vez de escrever “terminar o projeto”, divida isso em todas as tarefas que serão necessárias. Isso vai mantê-lo no caminho certo no seu dia-a-dia e fará com que os projetos maiores pareçam menos assustadores.

#5 – Utilize ferramentas de produtividade

Existem diversas ferramentas que podem ajudar-lo a controlar o tempo gasto em tarefas, organização de atividades, etc. Aqui está uma lista de algumas ferramentas que vão te ajudar:

#6 – Durma bem

Um bom sono pode aumentar consideravelmente os níveis de produtividade. É bom lembrar que não só a quantidade de horas dormidas importa, mas a qualidade do sono. Com a lista de tarefas feita, você elimina boa parte das preocupações em lembrar o que será feito no dia seguinte. Então, se afaste da televisão, computadores, telefones e qualquer outro dispositivos que tome sua atenção.

#7 – Tire férias

Depois de um ano colocando essas dicas em prática, é normal ficar cansado fisicamente e mentalmente. Essa será uma boa recompensa por todo o esforço dedicado no trabalho. Quando voltar, comece tudo de novo e supere a si mesmo.

Gostou desse artigo? Deseja receber mais conteúdo como esse em seu e-mail? Assine a nossa newsletter!


  • Vitor R. Galante
  • Gerente de Marketing
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *