Buscar por estratégias de marketing digital é uma constante na vida de quem quer que sua empresa prospere. Entretanto, a parte mais difícil nem sempre é aplicar essas diferentes ferramentas, mas escolher a melhor para você.
Com infinitas possibilidades é fácil cair em armadilhas e decidir pela estratégia errada.
Assim, o foco não deve ser encontrar aquela que é mais eficiente, mas a que é a mais eficiente para você!
Queremos te ajudar nesse processo de descoberta, por isso vamos lhe apresentar o Plano de Marketing!
Esse que é um planejamento personalizado e estruturado para que a sua marca prospere vai te ajudar a encontrar as estratégias perfeitas para o seu negócio. Venha descobrir tudo o que precisa sobre ele neste conteúdo!
O que é o Plano de Marketing?
Você com certeza já planejou algo em sua vida. Seja uma viagem ou uma grande mudança que quisesse realizar.
Tendo isso em mente, quais foram os passos que você tomou para conseguir chegar até onde almejava? Tenho certeza que você pesquisou sobre os seus objetivos, os alinhou de acordo com seus recursos e encontrou a melhor possibilidade para chegar ao seu destino.
Bem, isso significa que você já fez um plano de marketing, ou quase isso pelo menos!
O planejamento de marketing pode ser entendido como o desenvolvimento de um documento que irá analisar todas as diversas partes que compõem a sua empresa para encontrar as melhores estratégias que possam te ajudar a alcançar seus objetivos.
Desse modo, ele vai analisar, interna e externamente, o seu mercado a fim de encontrar brechas que te ajudem a crescer. Além disso, ele terá um cuidado especial para entender a realidade da sua empresa, de modo que seja capaz de encontrar a estratégia perfeita para você.
Viu como é simples? Com as definições feitas, vamos entender o passo a passo desse plano!
Como fazer um Planejamento de Marketing?
Antes de darmos início ao nosso passo a passo do planejamento de marketing precisamos deixar uma coisa bem clara.
Esse é um plano de ação móvel que se modifica com grande frequência com o passar do tempo, se moldando às novas características do seu público e empresa.
Isso significa que, para que funcione, você não pode pensar que realizar esse planejamento apenas uma vez será suficiente. Ele precisa ser revisitado e refeito constantemente.
Agora que sabemos disso, podemos começar!
1- Conheça o seu mercado
O primeiro passo para a estruturação de um bom plano de marketing é a coleta de informações, sejam elas internas ou externas.
Assim, para essa etapa, sugerimos que você use uma Análise SWOT, também conhecida por Matriz FOFA.
Derivada das palavras em inglês Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), essa análise vai te ajudar a ter plena compreensão dos ambientes internos e externos do seu negócio.
Começando pelas Forças e Fraquezas, elas se referem a sua empresa em questão. Ou seja, nelas você deve procurar por tudo que te torna um destaque e tudo que pode vir a ser um elo mais fraco na sua organização.
Partindo para as Ameaças e Oportunidades, olhe para o seu mercado e veja quais pontos os seus concorrentes não estão suprindo e em quais eles têm maior domínio. É assim que saberá onde colocar seus esforços.
2- Conheça o seu cliente
Uma boa dica para saber se uma estratégia ou ação de marketing é realmente boa é identificar se alguma parte dela se volta exclusivamente para entender o seu clientes.
E é isso que vamos fazer agora!
Saber quem o seu consumidor é e como ele se comporta é essencial para que possamos desenvolver estratégias que façam sentido com a sua realidade. Ele é o nosso foco final, por isso devemos priorizá-lo.
Existem diversas maneiras disponíveis por aí de conseguir as informações necessárias para entender o seu cliente, mas nada é melhor do que o uso de uma persona.
Ela nada mais é do que uma personagem fictícia que representa o seu consumidor ideal. Por ser desenvolvida com base em dados do seu público, ela é altamente confiável.
Crie uma persona e a use como linha guia para tudo que for fazer dentro da sua empresa.
3- Trace seus objetivos
Para iniciar um caminho é preciso saber onde se quer chegar!
Assim, é parte essencial do seu plano de marketing que você trace detalhadamente os seus objetivos com as estratégias que em breve vamos definir.
Não precisa ser nada grande, e algumas ideias de metas podem ser o aumento dos leads, da taxa de conversão ou até mesmo de acessos em seu blog.
Contudo, o que não pode faltar são maneiras de mensurar esses objetivos. Use de KPIs para construir metas atingíveis e que possam ser acompanhadas de perto. Só assim saberá se está tendo sucesso.
4- Escolha sua estratégia e documente tudo
O passo final da sua jornada de construção do planejamento de marketing é escolher a estratégia que irá usar.
Existem inúmeras no mercado, mas para decidir qual é melhor para você, leve em conta tudo o que aprendeu nos passos 2 e 3 e também quais são seus objetivos finais. Para te ajudar, vamos deixar aqui algumas ideias:
- SEO
- Inbound marketing
- Marketing de Conteúdo
- Email Marketing
- PPC
Você pode usar uma, duas ou quantas estratégias ao mesmo tempo, desde de que dê conta de executá-las simultaneamente.
Mas não pense que o planejamento para por aí, a última etapa é a documentação. Anote cada dado que descobriu e até mesmo os insights que não foram utilizados.
Assim, quando precisar refazer seu plano, não terá que começar do zero. Além do mais, este documento facilitará — e muito — o compartilhamento do seu plano de marketing com toda a sua equipe.
Conclusão
O Plano de Marketing é uma estratégia de gestão perfeita para quem quer desenvolver a sua empresa da maneira correta. Sendo ele essencial para te auxiliar na busca da ferramenta de marketing ideal, podemos vê-lo como um investimento a ser colhido a longo prazo.
Não perca mais tempo e comece agora mesmo a estruturar o seu plano para alcançar cada vez mais os seus clientes!
Este artigo foi escrito por Zmot Institute.
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