Nearby connections, você sabe o que é?

O Google recentemente disponibilizou uma nova ferramenta para desenvolvedores. Essa nova API permitirá que os aparelhos Android se comuniquem melhor com dispositivos que estão próximos, mesmo que eles estejam offline. Isso é chamado de nearby connections, ou conexões próximas.

A empresa desenvolveu a primeira versão do nearby connections em 2015, que seria uma API para ser um controle auxiliar para jogos. Porém na conferência Google I/O desse ano, foi anunciado que a tecnologia estava sendo reformulada e apresentaria diversas melhorias e inovações.

Como funciona o nearby connections?

A tecnologia utiliza Wi-Fi, bluetooth lower energy e o bluetooth clássico para identificar e estabelecer conexões com os dispositivos Androids próximos. Aplicativos que usam o nearby connections poderão alternar entre os tipos de conexão, que irá utilizar a melhor para cada situação. No futuro, a API poderá utilizar novas frequências de rádio, além do bluetooth e do Wi-Fi, sem que os desenvolvedores precisem escrever um novo código.

As conexões da versão 2.0 do nearby connections ficarão mais rápidas, permitirão que os aparelhos compartilhem mais dados e darão mais segurança para essas informações.

nearby connections funcionando

Várias utilizações para o nearby connections já foram pensadas. Imagine você está a caminho de casa, ao chegar a 30 metros de distância, sua casa identifica seu celular e já ajusta a temperatura ambiente para aquela do seu agrado. Também coloca para tocar aquela música que você gosta e já deixa as luzes acesas, tudo isso para deixar sua chegada mais confortável.

Pense no que sua empresa poderia fazer com essa função em um aplicativo. Poderia permitir a colaboração na edição de documentos, em locais que não possuem acesso a internet. Poderia enviar notificações de tarefas a serem executadas, monitorar pessoas em áreas de risco e enviar qualquer tipo de informações. As possibilidades de utilização do nearby connections são muitas!

Algumas empresas parceira do Google já adotam essa tecnologia para melhorar a experiência do usuário. É o caso do Weather channel, que utiliza  a API para emitir alertas metereológicos com dados privados ao usuário. O GameInsight utiliza o nearby connections para encontrar jogadores próximos e rodar jogos inteiramente offlines.

A Android TV irá lançar um novo aplicativo de controle remoto, que utilizará o nearby connections para facilitar a configuração inicial do dispositivo. Além de permitir a tomada de ações pelo usuário, mesmo quando não conectado a internet.

Mas quando poderei utilizar o nearby connections em meu app?

Como falamos, a API está disponível para todas pessoas que programam, mas só funcionam em Androids que rodam o Google Play Services 11.0 e superior. Como muitos dos dispositivos Android ainda não estão atualizados, muitos desenvolvedores estão esperando o Play Services 11 atingir mais usuários.

Quem tem interesse em já começar a desenvolver usando a API, o Google oferece instruções de como fazer através desta documentação. Lembrando que como toda função, ela  só deve ser implementada quando oferecer real valor ao usuário.

Estão para serem lançados vários aplicativos piloto utilizando o nearby connections, porém o Google ainda não divulgou os nomes. Se você imagina alguma utilização inusitada dessa função, comente com a gente!


  • Daniel Madureira
  • Gerente de marketing
  • Mineiro de Divinópolis, amante do futebol e cruzeirense apaixonado. Adorador de tecnologia e marketing digital. Graduando em Engenharia de Produção. Gosta de uma boa resenha e de contos medievais nas horas vagas. Quem tiver interesse em saber mais é só seguir no Instagram @danielmadureira94

1 comentário no post “Nearby connections, você sabe o que é?

  1. Existe alguma novidade sobre este assunto? Já existe uma maior procura do usuário na utilização da interação com BEACONs?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *