MG app, o aplicativo de Minas Gerais

Tags:    

O uso de aplicativos no Brasil é uma das estatísticas que mais cresce. No ano passado, foram baixados mais de 90 bilhões de apps para Android e iOS. Um estudo, realizado em 9 países mostra que em 2015, o brasileiro passava pouco mais de 2 horas e meia em apps. No início deste ano, o valor cresceu para 180 minutos, 3 horas completas. Pensando nesse grande público virtual o Governo de Minas Gerais criou o MG App.

A ideia do aplicativo é unificar em uma única plataforma dinâmica os serviços oferecidos pelo governo. O MG app oferece ao usuário a possibilidade emissão de segunda via de contas, consulta sobre CNH, delegacia de polícia e informações sobre escolas estaduais.
MG app
Além de agilizar ações em relação a alguns processos o objetivo do MG app também passa pela melhoria da comunicação entre estado e população, ele oferece um canal integrado de diálogo que facilita a solução de problemas e a busca por informações. Dessa forma, no app foi inserido telefones úteis, um chat online entre outras funções.

O aplicativo foi construído baseado em três pilares: serviços, informação e engajamento. Pesquisas qualitativas com usuários, realizadas por meio da Secretaria de Estado de Governo, validaram esse conceito, avaliaram a expectativa dos usuários em relação aos serviços ofertados e subsidiaram a definição da usabilidade e da arquitetura do aplicativo.

Como funciona o MG app

O funcionamento da plataforma foi pensado para ser simples e prático. A necessidade do MG app surgiu da importância de se manter uma boa relação entre Instituição e população. Com o aumento das demandas tornou-se necessário uma medida para um melhor atendimento.

Com apenas um cadastro, o cidadão pode acessar os serviços da Copasa, Cemig e Detran/MG. Não é mais necessário digitar o CPF várias vezes, realizar diversos logins. Na hora de cadastrar são pedidas apenas informações básicas como nome e email, após esse processo é enviado ao usuário um link de confirmação e pronto, o MG app já pode ser usado.
MG app
A parte reservada para comunicação foi pensada em uma maneira de aproximar o cidadão do Governo. Dessa forma, não é necessário ficar ao telefone ou se dirigir a um dos órgãos responsáveis, é possível tirar dúvidas e resolver problemas apenas através do aplicativo.

Para conferir todas as funções disponíveis no app é só acessar esse pdf.

Novidades

O aplicativo foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), sob a coordenação da Seplag. Desde seu lançamento o MG app já passou por algumas atualizações para melhorar a experiência do usuário. Entre as funcionalidades que foram acrescentadas está a consulta ao IPVA e a Delegacia Virtual.

Além disso, também pretende-se incorporar a “Caixa Postal Notificadora”. Segundo informações da Seplag, esta opção será utilizada pelo cidadão, inicialmente, para recebimento de mensagens do Detran/MG de interesse de cada usuário, como notificações sobre vencimento da Carteira de Habilitação.

Ficou interessado? Para baixar o MG app em seu celular você pode acessar os links da Apple Store e Google Play

Ficou com alguma dúvida, então não deixe de comentar, em breve entraremos em contato.

Desenvolvimento

O setor tecnológico, em especial de aplicativos, cresce em uma velocidade incrível. Atualmente pelo menos 7 em cada 10 brasileiros utilizam apps para bancos, transportes e até para relacionamentos. A modernidade chegou com tanta forma nesse mercado que as plataformas alcançam mais os usuários do que o próprio site, exemplos disso são o aplicativo da Netflix e sistemas de aplicativo delivery.
desenvolvimento
Nesse sentido, inovações como o MG app abrem as portas para que outros Governos comecem a pensar no mesmo sentido que as novas atualizações. Oferecer um serviço de qualidade, rápido e ainda proporcionar ao seu consumidor o conforto de resolver tudo pelo seu smartphone é uma maneira de fidelizar seu cliente.

Pensando nessa estratégia tecnológica, o desenvolvimento desse app recebe muita importância na hora da análise final. Pensando nisso deve-se ter cuidado ao contratar uma empresa desenvolvedora de aplicativos, afinal, boa parte do seu investimento pode ou não retornar para o seu bolso dependendo do resultado do projeto.

Ficou motivado com essas informações? Acompanhe os projetos da Usemobile e se inspire.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Tópicos

3 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos