Brasileiros empreendedores: Matheus Godinho (Melhor Plano)

Matheus Prado Barbosa Godinho tem 20 anos e é formado em Computação pela Universidade de Oxford. O Melhor Plano é um aplicativo da web que compara preços de planos para os usuários, baseado em suas principais necessidades.

Veja também nosso último post Brasileiros em apps de Sucesso, com o CEO do Femitaxi

Confira um pouco mais sobre esse brasileiro que inovou na web, facilitando a vida de milhares de pessoas que têm interesse em contratar o melhor plano de telefone/internet/tv por assinatura, mas não podem gastar muito tempo nisso.

melhor-plano-logo

– Como surgiu a ideia do Melhor Plano?

A ideia surgiu dos meus dois sócios, o Felipe Byrro e o Pedro Israel. Os dois estavam na mesma situação: eles tinham um plano familiar muito caro, e estavam pesquisando novos. Foi aí que eles perceberam a dificuldade em fazer a comparação de planos para achar o melhor custo-benefício.

Entre operadoras, os planos nunca oferecem as mesmas coisas, e também não possuem preços iguais. Então, eles viram nesse problema uma oportunidade: criar um site que comparasse os planos de várias operadoras.

– E como foi para tirar a ideia do papel?

No início, a ideia não surgiu do jeito como é hoje. A primeira ideia era de monitoramento de conta, em que você colocava suas contas da Vivo e o quanto você pagava, e o “robô” analisava o melhor plano para a pessoa.

Acontece que nosso robô era, na verdade, meu sócio, que ficava analisando linha por linha, para tentar encontrar o melhor plano. Logo vimos que não era viável, porque seria um trabalho imenso para conseguir fazer o monitoramento.

Então, em março de 2016, foi lançado o comparador, que é o que temos hoje, e funciona muito bem.

– Como funciona a pesquisa no site?

Hoje temos um site que compara os planos e te dá os melhores preços. Além de comparar, você pode, lá no site, aplicar filtros para seu “plano ideal”. Os filtros que podem ser aplicados são nas operadoras, no modo de conta (pós-pago ou controle), GB de dados móveis, minutos para falar com outra operadora. No caso de planos de TV, também há filtros para canais. Já de internet banda larga, a filtragem é por MB. Em todos os casos, também é possível aplicar filtros por preço.

melhor-plano-modo-de-usar

– Como vocês fazem para melhorar a experiência dos usuários do site?

A Melhor Plano dá muita importância para o usuário. Sendo assim, estamos sempre investindo no bom atendimento através de uma boa experiência. No início, o designer do Melhor Plano era meu sócio Pedro, que é desenvolvedor. Até que, no final de 2017, tivemos a entrada de uma designer, para melhorar nossa página. Atualmente, fizemos o redesign do site, e colocamos muitos artifícios. Agora, temos mais filtros, mostramos a melhor internet da cidade etc. É algo que faz muita diferença para o usuário. Para você ter noção, essa repaginada nos rendeu uma melhora de 30% na taxa de conversão.

 

– Como é a dinâmica de trabalho na Melhor Plano?

Nós trabalhamos com home-office. Agora, estamos inaugurando o escritório oficial, em Belo Horizonte, mas temos profissionais de todos os cantos. Uma vez por mês combinamos um encontro, em BH, para fazer a reunião mensal. E, a cada trimestre, temos a reunião trimestral, em que reunimos todos os colaboradores e fazemos uma imersão e interação.

Não temos banco de horas, nós trabalhamos com o cumprimento de prazos e tarefas. A gente deixa as pessoas livres para gerenciar o tempo delas. Desde que você entregue o que se comprometeu a fazer, não ficamos no pé. Atualmente temos 13 funcionários, mas, no final do ano, esperamos estar em 17 pessoas. Estamos contratando profissionais da área de Marketing e de Desenvolvimento.

melhor-plano-equipe

– Qual a sua trajetória como empreendedor? 

Eu tive o Book, que foi o primeiro MarketPlay de serviço de beleza. Nesse aplicativo, você marcava seu horário online, e tinha a opção de atendimento em casa. A Rocket comprou e virou o Vaniday.

Depois disso eu tive a Risü, um aplicativo que converte parte do valor das suas compras online em doação sem pagar nada a mais por isso. Com Risü participei do StartUpChile, evento no qual eu conheci meus atuais sócios. Depois que saí da Risü, me chamaram para entrar como sócio da Melhor Plano.

– Durante a sua carreira, houve algum momento em que você pensou em desistir de ser empreendedor?

Bate na cabeça de leve, sempre bate, porque é cada 7×1 que a gente toma… Mas nunca planejei isso, até porque sou muito persistente. Não aceito me conformar em não conseguir algo. Claro, às vezes bate um desânimo, mas isso é em qualquer profissional. Às vezes, estamos mais motivados que em outros dias.

Eu quero construir um legado, deixar algo bom e importante para a sociedade. Quero fazer diferença na vida das pessoas, de alguma forma, e acho que, empreendendo, tenho mais chances de conseguir.

– Que dica você dá para as pessoas que querem empreender, mas têm um pé atrás?

Então, eu acho que empreender e ter medo são antônimos. Você precisa largar um dos dois. Acho que você precisa evitar riscos, principalmente se tiver uma família para sustentar. É preciso ter um planejamento mínimo.

E coragem, né? Eu costumo dizer que, se você vai empreender, você vai errar, não tem como acertar sempre.E se você não está errando, é porque não está correndo o risco que tem que correr. Então errar está permitido, só é preciso tomar cuidado para não cometer o mesmo erro duas vezes.

Outra coisa, se fizer igual aos outros, não espere por resultados diferentes dos que os outros tiveram. Use e abuse da sua cabeça para ter criatividade e conseguir inovar.

matheus-godinho-trabalhando-no-melhor-plano


  • Mariana Storto
  • Analista de Marketing Digital e SEO
  • Nascida no interior de São Paulo, já me tornei mineira de coração. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, sou apaixonada por Comunicação e Marketing Digital. "A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *