Elon Musk: conheça a trajetória do empresário

Se você é ligado em tecnologia, economia ou mesmo em ciência, certamente já ouviu falar de Elon Musk. O empreendedor e empresário norte-americano tornou-se multimilionário com vinte e poucos anos. Musk possui algumas ideias malucas e bem futuristas, mas é conhecido por ser fundador da X.com (que, mais tarde, se tornou PayPal), da SpaceX e da Tesla Motors.

Nesse artigo, contaremos um pouco da história de vida dessa conhecida figura e de suas principais ideias inovadoras. Prepare-se para conhecer, de fato, quem é Elon Musk!

História de vida

Elon Reeve Musk nasceu em Pretória, na África do Sul, em 28 de junho de 1971. Elon é filho de Maye Musk, uma modelo e nutricionista canadense e de Errol Musk, engenheiro eletromecânico, piloto e marinheiro sul-africano. Ele possui dois irmãos mais novos, Kimbal e Tosca. Com apenas 9 anos, depois do divórcio de seus pais, o garoto foi morar com seu pai, o que não deu muito certo, considerando que, hoje, Elon Musk cortou relações com a figura paterna.

Desde criança, ele lia muitos livros. Com apenas 12 anos, ele aprendeu sobre programação de computadores sozinho. Mais que isso, Musk vendeu o código de um jogo que ele mesmo inventou, o Blastar. Apesar de já se destacar na infância por sua inteligência, Musk não era muito popular. Inclusive, houve diversos episódios em sua infância em que o garoto sofreu com o bullying, chegando a ser hospitalizado por uma semana.

Aos 17 anos, Musk se mudou para o Canadá para frequentar a Queen’s University. Dois anos depois, ele embarcou para a Ivy League University of Pennsylvania – UPenn e conseguiu um diploma em economia, pela Wharton School, e outro em física, pela College of Arts and Sciences.

elon musk

Principais empreendimentos

Zip2

Após conseguir seu diploma em física, Musk mudou-se para a Califórnia e fundou a empresa Zip2. A empresa desenvolvia conteúdo para portais de notícias. Em 1999, a Zip2 foi comprada pela Compaq por 307 milhões de dólares e 34 milhões em ações.

X.com

Em março de 1999, a Musk co-fundou a X.com, uma empresa de pagamento de serviços financeiros on-line e de e-mail. Um ano depois, a empresa se fundiu com a Confinity, que tinha um serviço de transferência de dinheiro chamado PayPal. A empresa foi fundida e focada no serviço do PayPal, além de ter sido renomeada para a marca “PayPal” em 2001.

Em outubro de 2000, Musk foi expulso de seu papel como CEO, devido a desentendimentos com a liderança de outras empresas. Em outubro de 2002, a eBay adquiriu a PayPal por 1,5 bilhão de dólares em ações, dos quais Musk recebeu 165 milhões de dólares.

SpaceX

A empresa, que é liderada por Elon Musk até hoje, foi fundada em 2002. Para ele, a missão da SpaceX é permitir que os humanos se tornem uma civilização espacial e uma espécie multi-planeta. Como? Construindo uma cidade auto-sustentável em Marte.

Na empresa, Musk supervisiona o desenvolvimento e a fabricação de foguetes e espaçonaves avançadas para missões espaciais. Em 2008, o Falcon 1, da SpaceX, tornou-se o primeiro veículo de lançamento desenvolvido por iniciativa privada a orbitar a Terra. Após esse marco, a NASA concedeu à SpaceX contratos para transportar carga e tripulação para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Líder global em serviços de lançamento comercial, a SpaceX é a primeira provedora comercial a lançar e recuperar uma espaçonave de órbita, retornando com ela em segurança ao planeta. Pioneira no desenvolvimento de foguetes e espaçonaves totalmente reutilizáveis ​​e completos, a SpaceX reduziu drasticamente o custo de acesso ao espaço.

spaceX logo

Tesla

A Tesla Motors é uma empresa que desenvolve e produz carros elétricos e baterias. Fundada em 2003, o projeto pretende dar fim à supremacia do motor a combustão interna. Consequentemente, isso diminuiria os efeitos do aquecimento global, além de problemas como poluição e escassez de combustível.

Em 2017, a Tesla se tornou a montadora mais valiosa dos Estados Unidos, ultrapassando a Ford e a General Motors. Isto é, pelo menos por um tempo. Já em 2018, a Tesla lançou o primeiro carro elétrico acessível, por US$30 mil, o Model 3. Entretanto, a empresa teve dificuldades em cumprir as metas de produção e, portanto, em suprir a demanda dos clientes.

Dessa forma, a The Economist chegou a noticiar que a Tesla precisaria de um financiamento de U$2,5 bilhões para manter suas operações. Entretanto, Musk afirmou que a empresa se tornará lucrativa ainda em 2018.

logo tesla

SolarCity

Em 2006, ela foi co-fundada pelos primos de Musk, mas foi ele quem deu o conceito inicial. A SolarCity, até 2013, era o segundo maior fornecedor de sistemas de energia solar nos EUA. Em 2016, a empresa foi adquirida pela Tesla Inc, e atualmente é subsidiária da Tesla. A principal motivação ao financiar a empresa foi ajudar a combater o aquecimento global.

solarcity

Outros empreendimentos, como o Hyperloop, a OpenAI, a The Boring Company e a pravduh.com nos mostram que Musk possui ideias revolucionárias, meio malucas e bastante futuristas. Podemos esperar coisas grandes desse empreendedor e empresário. E você, conhece alguma curiosidade sobre Elon Musk? Conte para nós!


  • Mariana Storto
  • Analista de Marketing Digital e SEO
  • Nascida no interior de São Paulo, já me tornei mineira de coração. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, sou apaixonada por Comunicação e Marketing Digital. "A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *