Com a mudança de ano, pode haver algumas mudanças bruscas na sua vida. Pode ser um novo cargo, função, time, ou mesmo um novo modo de executar suas tarefas. Seja como for, é sempre preciso estar em busca de melhorar o espírito de liderança. Afinal de contas, algumas coisas a gente só aprende na tentativa e erro, certo?
Não importa a sua idade ou situação, há momentos em que você é líder, e outros em que é liderado. Independentemente se for no ensino médio ou em uma empresa com 500 pessoas, algumas situações exigem liderança de nossa parte.
O que a maioria das pessoas supõem é que, para possuir e melhorar o espírito de liderança, é preciso um título ou função. Entretanto, isso é um ledo engano. A liderança está em pequenas coisas que fazemos no dia a dia, em que assumimos o posto de líder.
Na verdade, ser um líder não tem nada a ver com o seu trabalho. Liderança é um traço de caráter que todos podemos cultivar. Na verdade, essa é uma das habilidades essenciais que toda pessoa deve ter. E, ao contrário do que muitos dizem, ninguém nasce líder.
Pode até haver algumas pessoas naturalmente mais dominantes e assertivas, mas a liderança é mais do que isso. Há líderes introvertidos e de fala mansa, e outros extrovertidos e extravagantes.
Então, como se tornar um líder? Como melhorar o espírito de liderança? O que fazer para que as pessoas ouçam suas ideias e te levem a sério? É isso que veremos nesse post!
Um líder não é apenas um exemplo
Primeiro, é importante que não se confunda liderança com modelo a ser seguido. O modelo a ser seguido é um exemplo, alguém que faz coisas que inspiram e que você procura seguir à risca. Já no caso da liderança, o líder é um intermediador, aquele que faz de tudo para guiar seus liderados para o local correto.
Mas o líder não é autoritário – ele expressa suas opiniões e ouve a de seu time. Além disso, uma característica do líder é ser justo: em caso de desentendimentos, é ele quem aparta as brigas. Em caso de divergências na equipe, ele ouve os dois lados da história e, com diplomacia, tenta resolver a situação. Um líder não escolhe um lado, pelo contrário: ele vai atrás de uma solução.
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Um líder não necessariamente é um chefe
Embora muitas pessoas pensem dessa forma, não é a verdade absoluta. É claro que, para ser chefe, é necessário espírito de liderança. Entretanto, podemos identificar essa característica em muitas pessoas, não só em chefes.
Mas, se você é um gestor, com toda certeza sempre busca melhorar o espírito de liderança. Até porque, para estar em cargos de liderança, é preciso que a característica se sobressaia. A seguir, veja algumas formas de aprimorar o líder que há em você:
Você não é um exemplo, mas deve ser exemplar
Apesar de um líder não necessariamente ser um exemplo para seus liderados, é necessário ser exemplar. Isso porque, como já dissemos anteriormente, ao liderar pessoas, você precisa olhar para os dois lados. Sempre haverá alguém observando seu comportamento e suas atitudes.
Isso não significa que você precise ser um cidadão exemplo – e nem se portar como um. Significa que, ao tomar decisões, você deve sempre pensar no todo. Mais além, ao ver desentendimentos, é necessário resolvê-los, e não julgar quem está certo ou errado.
Outro exemplo: quando algo dá errado, pessoas normais começam a culpar umas às outras. Um líder não quer um culpado: ele quer identificar o erro, consertá-lo e aprender com ele. Todas essas características não fazem de alguém um exemplo, mas uma pessoa exemplar.
Você deve conhecer as pessoas com quem trabalha
Um bom líder não se importa apenas com as tarefas feitas e os custos do setor. Mais que isso, ele se preocupa com a vida pessoal das pessoas de seu time. Sabe coisas como data de aniversário, quem do time tem filhos, como está a família etc.
O líder sabe que, quando seus liderados estão felizes com a vida pessoal, o trabalho rende muito mais. E, quando alguém de seu time está com problemas, é necessário mostrar compreensão com a situação delicada. Um bom líder é, acima de tudo, humano.
Você precisa ser e pensar em equipe
Quando algo der errado, a culpa não é de apenas uma pessoa, especificamente. Da mesma forma, quando algo dá certo, o mérito deve ser de todos. É sempre bom ter isso claro em mente, e deixar isso claro para seu time. Todos são uma equipe e devem dividir o peso dos erros e a glória dos acertos.
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Dessa forma, quando você dá destaque a apenas uma pessoa, ou quando repreende alguém em específico, pode gerar uma sensação de perseguição ou favoritismo. E, ainda que não seja verdade, isso pode atrapalhar o andamento do trabalho e o bem estar da equipe.
Entretanto, não pense que você não pode parabenizar alguém pelo acerto, ou repreender uma pessoa pelo erro: mas deve saber o momento e a forma de fazê-lo. Por exemplo, ao parabenizar, diga algo como “Parabéns à equipe, e, em especial, a fulano, pelo comprometimento”. Da mesma forma, ao repreender, deixe claro que a culpa não foi de apenas uma pessoa: “sei que a culpa não foi apenas sua, mas você errou nesse ponto. Posso contar que, da próxima vez, terá mais atenção?
Enfim, melhorar o espírito de liderança é algo que pode – e deve – ser feito cotidianamente. Ser líder não é apenas mostrar o caminho a seguir, mas garantir que os empecilhos sejam superados em equipe.