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Chatbot: o que é e porque seu negócio precisa de um

Recentemente a Forbes falou sobre tendências de transformação digital para 2019 e no meio dessas tendências estava o otimismo sobre chatbots para o próximo ano.

O que é um chatbot?

Todas vez que você pensar em chatbots, tente se lembrar da assistente do Google, da Lu da Magazine Luiza, ou da velha Siri. Elas são nada mais que inteligências artificiais que entendem a linguagem humana, tanto escrita como falada.

O seu negócio precisa de um chatbot?

A resposta depende do tipo do seu empreendimento e do quão loucamente você é atraído pela inovação e tecnologia. Hoje, dada a grande competição pelo espaço digital, muitas empresas estão adotando chatbots como uma forma de inovação tecnológica.

Os Tipos de Chatbots disponíveis no mercado

O custo e a potência de um chatbot vai depender do tipo de tecnologia usado. Há duas categorias de chatbots:

  • Bots baseados em comandos.
  • Bots baseados em Inteligência Artificial.

Os chatbots baseados em comandos funcionam com base em um banco de dados. Os bots respondem selecionando uma resposta que tenha contexto com o que o usuário escreveu. Bots baseados em comandos não conseguem criar novos textos.

Chatbots baseados em comandos possuem algumas limitações. Por exemplo, eles só conseguem responder a comandos que estejam registrados previamente no seu banco de dados. Além disso, o reconhecimento de escrita deles não é tão bom, por isso, quando o usuário está interagindo, ele deve escrever corretamente. Do contrário, não conseguirá obter uma resposta.

Por outro lado, os chatbots baseados em IA ou machine learning são capazes de responder perguntas ambíguas. Isso significa que o usuário não precisa fazer uma pergunta específica para eles. Esses chatbots conseguem criar respostas do zero usando processamento de linguagem natural. Esse tipo de chatbots se torna cada vez mais esperto com o passar do tempo, pois consegue aprender com o questões e respostas passadas.

5 motivos de porque seu negócio precisa de um chatbot

Talvez um dos melhores motivos é que um chatbot trabalha 24/7 por 365 dias do ano. Mas, existem alguns outros…

#1 – Para escalar suas operações

Bots não sofrem com as mesmas limitações de um agente humano. Enquanto agentes vivos conseguem lidar com apenas 2 a 3 conversas simultâneas, chatbots conseguem facilmente operar um número muito maior. Ao implementar um chatbot para complementar as tarefas realizadas pela sua equipe, faz com que eles fiquem livres para focar em outras áreas, facilitando o crescimento do seu business.

#2 – Você vai filtrar as dúvidas

Se o seu negócio recebe diversas perguntas (as vezes repetidas), os chatbots conseguem filtrar as que realmente precisam de uma atenção humana. Fazendo com que seu atendimento ao consumidor fique muito mais eficiente, aumentando assim diretamente suas vendas. Cliente feliz compra mais.

Tome como exemplo a Lu, um chatbot da Magazine Luiza, que além de ajudar o clientes com as compras, atua no pós-venda criando uma experiência de usuário muito agradável.

Ter um bom atendimento ao consumidor é essencial para os negócios, confira aqui 8 passos para melhorar o atendimento ao consumidor!

#3 –  Você tem uma gama de serviços ou produtos parecidos

Se você vende produtos e serviços os quais são substitutos entre eles, seus clientes podem precisar de ajuda para escolher o produto certo. Consumidores também procuram por dicas quando estão comprando algo muito caro, como smartphones, acessórios para câmeras, etc. Um chatbot ajuda esses consumidores a escolher o produto, ou serviço, certo.

#4 – Você está vendendo para millennials

Millennials não são compradores impulsivos. Eles gostam de analisar ao máximo antes de adquirir um produto ou um serviço. Além disso, millennials preferem chats ao vivo do que telefonemas. Então, se o seu produto é algo visado pelos Millennials, introduzir um chatbot no seu atendimento ao cliente pode vir a ser um ótimo investimento.

#5 – Você cria um novo canal para marketing de conteúdo

Quanto mais seus clientes interagem, mais seu negócio ganha por isso. Se você utiliza canais online para se comunicar com seus consumidores, então chatbots podem ser úteis em simplificar certas tarefas para você.

Além disso, diferente de apps e websites, chatbots não são um experiência passiva. Você pode usar chatbots para um campanha altamente interativa de marketing. E a disponibilidade de chatbots em plataformas como Facebook significa que você pode atingir mais pessoas ainda.

Concluindo

Chatbots são uma ótima ferramenta para automação de processos em CRM. Com eles você consegue otimizar o tempo de sua equipe seja ela de marketing, vendas ou suporte. Deixando apenas as partes importantes para interação humana.

Caso esteja interessado existem diversas chatbots disponíveis no mercado alguns SaaS e outros PaaS, um dos chatbots brasileiros mais famosos é o Bluelab.


  • Vitor R. Galante
  • Analista de Inteligência Comercial e Marketing.
  • Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em economia me proporciona uma visão otimizada do mercado, e marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado.

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