4 aplicações da realidade virtual no setor da saúde

Já falamos aqui sobre como os wearebles estão mudando o setor da saúde, mas existe outra tecnologia que também está mudando esse setor, está é a realidade virtual. Houve um tempo em que associamos a RV a jogos e entretenimento apenas, mas neste artigo, mostraremos como a RV está sendo usada e crescendo nos serviços de saúde. Aqui estão 5 benefícios da realidade virtual no setor da saúde.

1 – Osso VR

O treinamento em cirurgia é um dos benefícios mais impressionante da realidade Virtual no setor de saúde. Faz muito sentido também. Médico não é apenas caro para os pacientes, mas é para os praticantes também. O custo da prática é igual ao custo das cirurgias reais, porque nem todo mundo recebe o mesmo nível de exposição e a mesma taxa de aprendizado.

O Osso VR é uma plataforma de treinamento médico que oferece treinamento para equipes médicas de todos os níveis, desde cirurgiões até qualquer membro da equipe médica.

Ele permite que os profissionais pratiquem com procedimentos cirúrgicos sensíveis com interações muito precisas baseadas em mãos em um ambiente de treinamento imersivo.

Um ambiente de RV, em vez de realidade, reduz os custos associados ao uso de procedimentos e tecnologia de ponta, administra e experimenta livremente medicamentos caros. Mais importante ainda, teste novas técnicas e procedimentos sem qualquer margem para prejudicar o paciente.

Mais seguro para ambos, o paciente e o cirurgião.

2 – Pain Relie VR

Pain Relie RV, é uma experiência de RV aliviar a dor. A AppliedVR, criadora dessa tecnologia, é uma organização conhecida por ajudar os pacientes em sua jornada através de uma experiência dolorosa, desenvolvendo e adquirindo conteúdo de realidade virtual terapêutico validado e tornando-o facilmente acessível para todos.

O Pain Relie VR é administrado através dos óculos VR da Samsung. Ele age como uma distração virtual para pacientes submetidos a um procedimento doloroso ou assustador. Eles oferecem uma variedade de 20 cenários imersivos que os pacientes podem usar para se dedicar a diferentes jogos, relaxamento guiado, viagem, natureza e música.

3 – VirZOOM

Outro uso muito divertido de RV que visa um problema com o qual muitas pessoas lutam hoje, está se exercitando para se manter saudável.

O VirZOOM é um sistema especializado em jogos de realidade virtual, acionado por uma bicicleta. Pense em uma bicicleta com um headset RV enquanto joga.

A ideia por trás do VirZOOM é: a velocidade que você pedala determina a velocidade com que você se move no mundo VR. Existem sensores na bicicleta que conectam a velocidade das pedaladas com a velocidade do movimento no jogo de RV. Juntamente com outros controles, como um gatilho e botões de ação, há um sensor de frequência cardíaca, através do qual você pode acompanhar o progresso da sua saúde.

Atualmente compatível com o Oculus Rift, o HTC Vive e o PlayStation VR, o VirZOOM é uma forma redefinida de saúde e fitness da forma mais divertida e saudável.

4 – MindMotion

O MindMaze aproveita a técnica de espelhamento em um de seus produtos de RV, chamado MindMotion, para ajudar pacientes traumatizados a recuperar algumas funções corporais danificadas.

Ele utiliza de uma biblioteca de diversos jogos onde o paciente tem que fazer movimentos já pensados para seu tratamento. Isso é particularmente útil para pacientes com Parkinson, amputados e vítimas de acidente vascular cerebral.

Estes são apenas alguns benefícios que a realidade virtual traz para o setor da saúde. Existem inúmeros outros e mais ainda estão por vir. A RV como tecnologia de ponta continuará a mudar o ecossistema de saúde junto com outras indústrias.

Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!


  • Vitor R. Galante
  • Gerente de Marketing
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *