Como sair ganhando no uso do cartão de crédito

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

Com a era da internet, não foram só as pessoas que se tornaram mais próximas e informadas. A internet e o mundo globalizado em que as informações correm rápido, exigiram também que as marcas se aproximassem, se relacionassem e até mesmo se posicionassem mais vezes do lado e a favor do consumidor. Dessa forma, as marcas estão dia após dia buscando diferentes maneiras de estabelecer uma melhor relação e aprovação com o consumidor.

Uma das alternativas encontrada pelas marcas são os programas de pontos, desenvolvidos especialmente por empresas de cartão de crédito como uma tentativa de fidelizar o cliente junto a marca, salvo exceções de algumas lojas de departamentos e/ou e-commerce. 

Como funciona a dinâmica de vantagens dos cartões

É comum que os cartões de crédito ofereçam inúmeras e diferentes vantagens para os cliente. 

Os privilégios normalmente são desenhados de acordo com o poder aquisitivo com determinado grupo de pessoas, de maneira lógica e intuitiva: quanto maior o poder aquisitivo, melhores as vantagens e, consequentemente, maiores as anuidades. A recíproca também é verdadeira, ou seja, quanto menor o poder aquisitivo, menos vantagens e anuidades mais baratas. 

Cartões que romperam barreiras

De forma generalista, o universo dos cartões de crédito funcionam dessa forma. Contudo, com o passar dos anos, as realidades e exigência dos cartões tiveram que mudar. Como forma de se adaptar a outras dinâmicas sociais as quais mulheres, estudantes e jovens no geral passaram a ser mais ativos da economia, algumas empresas como Nubank, Inter e Pan romperam barreiras.

Como forma de se adaptar a esse novo mercado e realidade, as empresas de créditos passaram a oferecer cartões de maior qualidade e menores exigências, criando novas categorias, como cartão de crédito para estudantes. A partir dessa dinâmica, hoje o mercado é abastecido com diferentes e excelentes opções de cartões, sendo o credicard zero platinum uma delas.

Entre as muitas vantagens oferecidas pelos cartões de crédito, a que mais brilha o olho dos consumidores é o acúmulo de pontos que em parceria com diferentes marcas e empresas. Isso possibilita a troca por produtos e até mesmo o acúmulo de milhas que podem ser trocadas por passagens aéreas.

Mais recentemente, o recurso se estendeu para aluguel de carros e hospedagem em hotéis. Mas será que existe uma forma de “roubar no jogo” e acumular mais pontos? 

Como acumular mais pontos nos cartões de crédito?

O funcionamento do acúmulo de pontos funciona em uma dinâmica de correspondência. O que isso significa? Significa que a empresa de cartões define um valor em reais e aquele valor será igual a 1 ponto. Para os cartões de crédito em lojas de departamento, como Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia, esse valor é de 1 para 1. Ou seja, a cada real gasto, o consumidor ganha um ponto.

Para essas lojas, o acúmulo de pontuação extra normalmente está ligado à compra de produtos especiais, seja por meio de alguma promoção da loja, por parceria com alguma empresa ou como uma estratégia de venda de produtos que estão parados a mais tempo.

Para os cartões “normais”, ou seja, sem nenhum vínculo a lojas de departamento, a situação já é diferente.

Como os cartões são utilizados em diferentes locais por inúmeros consumidores diferentes, a estratégia de parceria com marcas para acúmulo de mais pontos é menos comum. No entanto, os cartões se diferenciam na correspondência dos pontos. Então, ao invés de funcionar na dinâmica de 1 para 1, eles variam esses valores como uma forma de trazer mais vantagens para o consumidor. 

Vale pontuar que como muitos desses cartões são internacionais, eles acabam utilizando os valores em dólar como base de comparação. 

Confira abaixo os cinco melhores cartões para acumular milhas

1- Itaucard master black
Taxa de conversão: 1 dólar = 2 pontos
Validade: 36 meses

2- Itaucard visa infinite
Taxa de conversão: 1 dólar = 2 pontos
Validade: 36 meses

3- Banco do Brasil Smiles platinum MasterCard
Taxa de conversão: 1 dólar = 2 pontos
Validade: 36 meses

4- Banco do Brasil ourocard Platinum amex
Taxa de conversão: 1 dólar = 1,6 pontos
Validade:  36 meses

5- Bradesco Smiles platinum
Taxa de conversão: 1 dólar = 2 pontos
Validade:  36 meses

Confira abaixo os cinco melhores cartões de crédito para cumular pontos

1- Caixa Elo nanquin
Taxa de conversão: 1 dólar = 2,3 pontos
Validade:  36 meses

2- American express platinum card
Taxa de conversão: 1 dólar = 2,2 pontos
Validade:  não expira

3- Banrisul visa infinite 
Taxa de conversão: 1 dólar = 2,2 pontos
Validade:  24 meses

4- Banrisul Mastercard black
Taxa de conversão: 1 dólar = 2,2 pontos
Validade:  24 meses

5 – Bradesco Elo Nanquin
Taxa de conversão: 1 dólar = 2,2 pontos
Validade:  24 meses

Artigo por Red Ventures.

Tópicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas