empreendedor-como-identificar

Empreendedor: quem é e como identificá-lo

Atualmente, ouvimos falar muito sobre empreendedorismo. Empreender se tornou uma febre: todas as pessoas que tem uma boa ideia, ou pensam em como melhorar uma ideia já existente, têm uma visão empreendedora. Mas o que é, de fato, empreender? O que é preciso para se tornar um empreendedor? Nesse artigo, tentaremos responder a essas perguntas.

Muitas vezes é difícil transformar sua ideia em um aplicativo. Entenda mais sobre como fazer-lo nesse artigo.

O que é empreendedorismo?

O conceito surgiu na França, no século XVII, mas só chegou no Brasil nos anos 90. Apesar disso, se pensarmos em seu conceito, o empreendedorismo já existe há muito tempo. A quantidade de novos empreendedores ultrapassa os 5 milhões que geram emprego e movimentam a economia no país.

De acordo com o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), empreendedorismo é a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo que trará benefícios à sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento, que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

homem-empreendedor-sentado-em-um-sofá-mexendo-no-notebook

Podemos dizer, então, que o empreendedorismo está diretamente ligado à inovação. Ou seja, o empreendedor é o responsável por realizar novas ideias, ou melhorar as já existentes. Ele pode introduzir na sociedade um novo produto, método de produção ou comercialização.

“A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios, sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações” – Joseph Schumpeter

O que é ser empreendedor?

Um empreendedor nem sempre é alguém que criou um produto, ou possui uma empresa. Muitas vezes, os empreendedores podem passar despercebidos no dia a dia. Entretanto, basta trocar poucas palavras com ele para perceber sua forma única de ver o mundo. Onde pessoas normais veem um problema, o empreendedor vê uma solução. Onde todos enxergam empecilhos, ele é capaz de enxergar a oportunidade.

Confira 5 apps para empreendedores.

Uma coisa muito importante de salientar é que ninguém nasce empreendedor. Pelo contrário, é o contato social e estudos que definem características essenciais na personalidade de um empreendedor. Esse processo acontece ao longo da vida e influencia diretamente no nível de empreendedorismo de uma pessoa. Afinal, um empreendedor é essencialmente, sociável e conectado com a sociedade e seus déficits.

empreendedor-recebendo-dia-de-uma-pessoa

Veja também nosso último post Brasileiros empreendedores de Sucesso, entrevista com  Matheus Godinho (Melhor Plano)

Características do empreendedor

# Otimismo e positividade: não confunda essa característica com sonhador. Não que o empreendedor não seja sonhador. Mas ele, ao contrário dos outros, tem a capacidade de tirar esse sonho do papel e transformá-lo em realidade. O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos. Isso, obviamente, pode significar mudanças em seu negócio. Enquanto o sonhador não enxerga riscos, a pessoa positiva vê uma falha e se esforça para resolvê-la.

# Autoconfiança: ele acredita em si mesmo, apesar do que os outros dizem. Afinal, acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões. Assim, esse tipo de empreendedor costuma arriscar mais, mas não deixa de levar em conta os feedbacks que recebe. É importante não confundir autoconfiança com intolerância. Um bom empreendedor usa as críticas para evoluir.

# Proatividade e criatividade: o empreendedor vê ao seu redor diversas oportunidades. Isso, com certeza, requer criatividade e um olhar crítico sobre a sociedade e o que ela já oferece. E, além de ser criativo e pensar em soluções para os problemas das pessoas, ele possui proatividade para tirar sua ideia do papel.

# Persistência e resiliência: motivação, convicção e entusiasmo. Com certeza, um bom empreendedor carrega esses sentimentos consigo diariamente. Ele pode resistir a todos os obstáculos até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Aliás, ele pode ver suas ideias serem descartadas e desacreditadas diversas vezes. Ainda assim, o empreendedor não desiste facilmente. Ele supera todos os desafios e segue até o fim.

mala-e-pernas-de-um-empreendedor

E aí, com base no texto, você se considera um empreendedor? Conhece pessoas com as características citadas acima? Conte para nós aqui nos comentários!


  • Mariana Storto
  • Analista de Marketing Digital e SEO
  • Nascida no interior de São Paulo, já me tornei mineira de coração. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, sou apaixonada por Comunicação e Marketing Digital. "A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *