Empreendedor: quem é e como identificá-lo

Tags:    

Atualmente, ouvimos falar muito sobre empreendedorismo. Empreender se tornou uma febre: todas as pessoas que tem uma boa ideia, ou pensam em como melhorar uma ideia já existente, têm uma visão empreendedora. Mas, o que é de fato, empreender? O que é preciso para se tornar um empreendedor? Nesse artigo, tentaremos responder a essas perguntas.

https://usemobile.com.br/como-transformar-sua-ideia-em-aplicativo/

O que é empreendedorismo?

O conceito surgiu na França, no século XVII, mas só chegou no Brasil nos anos 90. Apesar disso, se pensarmos em seu conceito, o empreendedorismo já existe há muito tempo. A quantidade de novos empreendedores ultrapassa os 5 milhões que geram emprego e movimentam a economia no país.

De acordo com o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), empreendedorismo é a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo que trará benefícios à sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento, que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

homem-empreendedor-sentado-em-um-sofá-mexendo-no-notebook

Podemos dizer então, que o empreendedorismo está diretamente ligado à inovação. Ou seja, o empreendedor é o responsável por realizar novas ideias, ou melhorar as já existentes. Ele pode introduzir na sociedade um novo produto, método de produção ou comercialização.

“A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios, sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações” – Joseph Schumpeter

O que é ser empreendedor?

Um empreendedor nem sempre é alguém que criou um produto, ou possui uma empresa. Muitas vezes, os empreendedores podem passar despercebidos no dia a dia. Entretanto, basta trocar poucas palavras com ele para perceber sua forma única de ver o mundo. Onde pessoas normais veem um problema, o empreendedor vê uma solução. Onde todos enxergam empecilhos, ele é capaz de enxergar a oportunidade.

https://usemobile.com.br/aplicativos-para-empreendedores/

Uma coisa muito importante de salientar é que ninguém nasce empreendedor. Pelo contrário, é o contato social e estudos que definem características essenciais na personalidade de um empreendedor. Esse processo acontece ao longo da vida e influencia diretamente no nível de empreendedorismo de uma pessoa. Afinal, um empreendedor é essencialmente, sociável e conectado com a sociedade e seus déficits.

empreendedor-recebendo-dia-de-uma-pessoa

Veja também nosso último post Brasileiros empreendedores de Sucesso, entrevista com  Matheus Godinho (Melhor Plano)

Características do empreendedor

# Otimismo e positividade: não confunda essa característica com sonhador. Não que o empreendedor não seja sonhador. Mas ele, ao contrário dos outros, tem a capacidade de tirar esse sonho do papel e transformá-lo em realidade. O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos. Isso, obviamente, pode significar mudanças em seu negócio. Enquanto o sonhador não enxerga riscos, a pessoa positiva vê uma falha e se esforça para resolvê-la.

# Autoconfiança: ele acredita em si mesmo, apesar do que os outros dizem. Afinal, acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões. Assim, esse tipo de empreendedor costuma arriscar mais, mas não deixa de levar em conta os feedbacks que recebe. É importante não confundir autoconfiança com intolerância. Um bom empreendedor usa as críticas para evoluir.

# Proatividade e criatividade: o empreendedor vê ao seu redor diversas oportunidades. Isso, com certeza, requer criatividade e um olhar crítico sobre a sociedade e o que ela já oferece. E, além de ser criativo e pensar em soluções para os problemas das pessoas, ele possui proatividade para tirar sua ideia do papel.

# Persistência e resiliência: motivação, convicção e entusiasmo. Com certeza, um bom empreendedor carrega esses sentimentos consigo diariamente. Ele pode resistir a todos os obstáculos até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Aliás, ele pode ver suas ideias serem descartadas e desacreditadas diversas vezes. Ainda assim, o empreendedor não desiste facilmente. Ele supera todos os desafios e segue até o fim.

mala-e-pernas-de-um-empreendedor

E aí, com base no texto, você se considera um empreendedor? Conhece pessoas com as características citadas acima? Conte para nós aqui nos comentários!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Tópicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos