Clubhouse: o que é? Conheça a nova rede social

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

Se você acessou a internet na última semana, deve ter se perguntado “o que é Clubhouse”?

Da primeira vez que você ouve parece um conceito meio torto, mas nos últimos dias não se fala outra coisa a não ser Clubhouse. Depois da primeira vez que você usar, com certeza ficará preso e viciado neste aplicativo. 

A rede social baseada em conversas por voz vem ganhando novos adeptos a cada dia que passa. Se você ainda não conhece e quer aprender a usar esse novo app, acompanhe este post e você entenderá todos esses tópicos e um pouco mais.

Vamos entender do que se trata este app?

O que é Clubhouse?

A Clubhouse é uma rede social que você pode interagir e se integrar com outras pessoas que compartilham do mesmo interesse que você através de salas de bate-papos ao vivo.

Este aplicativo é uma rede social que se baseia em áudio, lembrando um podcast ao vivo ou uma ligação, o que torna a rede social perfeita para quem quer compartilhar conteúdo. Se quiser um guia de como fazer seu marketing pessoal no Clubhouse leia também:

Como criar autoridade e se divulgar no clubhouse.

A rede social foi criada em março de 2020 por Rohan Seth, ex-funcionário da gigante Google e por Paul Davison, empresário do Vale do Silício. A rede social apenas começou a ganhar mais espaço depois que grandes famosos como Elon Musk, Oprah Winfrey, Drake e outros começaram a usá-la.

Uma de suas maiores vantagens, aliás, é que você consegue interagir com famosos e pessoas de grande destaque no mundo inteiro em salas de conversa.

Mas, por enquanto, este app só existe na App Store, para usuários de iPhone. Além disso, caso você queira criar uma conta de acesso, você precisará ser convidado por alguém que já faça parte dele, o que o torna acessível para uma pequena bolha.

Como usar o Clubhouse?

Como já mencionado, é uma rede social baseada em salas de bate papo, vale lembrar que é um ótimo ambiente para inserir seu negócio, divulgando sua empresa e interagindo diretamente com seu público.

Home

E esta é a tela principal do app!

Como você pode ver no topo da tela, a Clubhouse irá inicialmente estimular você a seguir mais criadores de conteúdo, porque quando você faz seu perfil você já coloca todos os seus interesses: gosta de esportes, cozinha, tecnologia e etc.

De acordo com o que você põe nos interesses, o algoritmo já vai atrás de converter tudo isso em salas ou pessoas que você possa ter interesse em conhecer.

As salas de bate-papo dizem o horário ou a quanto tempo estão abertas, junto ao assunto que será debatido e os nomes de alguns participantes. 

No ícone das salas veremos também o número de pessoas que estão participando junto com a quantidade de orados ou ADMS.

Ainda na tela principal, você tem um calendário no canto superior onde mostra alguns bate-papos que ainda irão acontecer — e você pode marcar para ser lembrado quando começarem.

Junto do calendário há 2 ícones: o primeiro mostrará que você pode convidar 2 pessoas para o Clubhouse e no último são suas notificações para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo.

Os bate-papos

Dentro das salas, você terá a foto do perfil de cada usuário que está na sala. Estão marcados com o asterisco verde os palestrantes ou ADMS da sala. Quando a foto da pessoa estiver com um contorno cinza significa que ela está falando. 

Qualquer pessoa pode falar ou comentar sobre. Para isso você clica na mãozinha do lado inferior direito para acenar para um mediador e ele dará a palavra para você, ou não.

Clicando no botão de + você poderá chamar qualquer um dos seus seguidores para participar da sala caso você ache interessante.

Perfil do usuário

Já dentro do seu perfil não tem muito mistério: você poderá se conectar com seu Instagram ou Twitter e logo aparecerá o número de pessoas que você segue e que estão te seguindo. 

Logo abaixo há um pequeno espaço para preencher informações sobre você, como suas atividades e afins.

Criando salas

Voltando um pouco para a tela principal, você verá no canto inferior direito um quadradinho; nele você verá quem são as pessoas que estão online naquele momento, e poderá abrir um bate-papo com elas, ou você pode voltar no início e clicar no botão “start a room” e ter 3 opções de criação de sala.

1 – Open

A sala open é para criar uma sala de bate-papo aberta para todas as pessoas do mundo entrarem.

2 – Social 

Como você já deve ter notado pelo ícone, a sala social é apenas para as pessoas que te seguem entrar.

3 – Closed

Esta sala é uma sala fechada protegida por senha, onde apenas terão acesso as pessoas que têm a senha.

Pesquisando

Já na lupa, no início, você abrirá a busca.

Aqui é onde encontramos pessoas, salas de bate-papo com pessoas do mesmo interesse, encontrar comunidades digitais sobre determinados assuntos ou todos os assuntos que talvez você possa ter interesse.

Como usar a Clubhouse para sua empresa?

Sua marca pode ganhar bastante destaque nessa nova rede social usando a estratégia certa.

A criação de comunidades através de salas de bate-papo permite que sua empresa crie um canal de comunicação efetivo não só com seus clientes, mas com outras pessoas que podem acessar essas salas se o tema for de seu interesse.

O ponto principal aqui, como todo projeto de marketing de conteúdo, é criar conteúdo que atraia seus potenciais clientes e tire dúvidas. 

No entanto, temos um ponto de atenção: é preciso entender o contexto do seu usuário, pois, em uma rede social baseada em áudio com longo tempo de exposição, é importante criar conteúdo mais aprofundado que entregue valor de verdade ao ouvinte.

Felizmente, já existe um post completo sobre o assunto te ensinando como usar Clubhouse no seu negócio.

Como usar o Clubhouse para ganhar autoridade?

Se você é um profissional autônomo, o Clubhouse oferece uma ótima oportunidade de se destacar e promover seu trabalho compartilhando o seu conhecimento.

Dividir experiências, ajudar outras pessoas e criar salas com temas relevantes para seus potenciais clientes é um dos caminhos para ganhar destaque na rede.

Se você tem interesse em criar um aplicativo como o Clubhouse ou entender como você pode usar a tecnologia para expandir o seu negócio, solicite seu orçamento.

Tópicos

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas