boleto-registrado-e-cartao-de-credito

Como a tecnologia pode ajudar nas cobranças por boleto registrado e cartão de crédito?

Um intermediador de pagamentos faz com que o processo de cobrança, por boleto registrado e cartão de crédito, seja automático, mais rápido e eficiente.

Manter uma rotina de administração de um negócio não é tarefa fácil. São muitas atividades e prazos a cumprir e pouco tempo. Isso sem contar com os imprevistos, que podem surgir a qualquer momento. Por isso, cada vez mais os empreendedores estão contando com a ajuda da tecnologia para facilitar a realização das tarefas do dia a dia.

boleto registrado

Um dos setores que costumam trazer mais dor de cabeça para empreendedor é o de cobranças. Quando o procedimento é realizado diretamente com o banco, é necessário fazer uma negociação, emitir a cobrança manualmente, acompanhar os arquivos retornos e ainda cobrar os inadimplentes. Além disso, é normal que ocorram algumas alterações na legislação, como a recente determinação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) sobre o boleto registrado. Tudo isso demanda muito tempo e organização.

Mas, felizmente, hoje já é possível contar com o serviço de empresas de pagamento online, que trabalham para deixar o procedimento cada vez mais fácil e rápido.

Como a tecnologia pode ajudar?

A tecnologia permite que o processo de cobrança seja realizado de forma mais eficiente. Uma boa solução para facilitar este trabalho é contar com um intermediador de pagamento. Esses sistemas oferecem todo o serviço de emissão e controle de cobranças, eliminando a burocracia bancária e tornando o processo mais simples e ágil. Esta forma de cobrança já está conquistando empresas de diversos ramos e tamanhos, devido às facilidades apresentadas.

boleto registrado

Um intermediador de pagamento é um sistema que faz a intermediação do pagamento entre você, seus clientes e o sistema bancário. Esse sistema disponibiliza para os usuários diversas formas de cobranças integradas, possibilitando a cobrança por boleto registrado ou cartão de crédito, as duas formas de pagamento preferida pelos consumidores, seja para a realização de uma compra online ou pagamento de um serviço.

Utilizando um intermediador de pagamento, você não precisa ter conta em banco ou fazer contrato com operadoras de cartão de crédito. Pela plataforma, você consegue emitir as cobranças da maneira que preferir de forma facilitada. Por isso, até mesmo pessoas físicas podem utilizar o serviço.

Outra vantagem dos intermediadores é que eles oferecem uma série de serviços adicionais, como controle de inadimplentes, integração, para o caso de você querer fazer tudo diretamente do seu sistema, ferramenta para pagamento de contas e muito mais.

Intermediador de pagamento ou Gateway de Pagamento?

boleto registrado

Algumas pessoas tendem a acreditar que um intermediador de pagamento disponibiliza os mesmo serviços de um gateway de pagamento. Apesar de serem opções para quem deseja fazer suas cobranças de forma online, as duas modalidades apresentam diferenças importantes. Portanto, é fundamental conhecer as principais características de cada um para escolher o modelo mais adequado ao seu negócio.

O gateway funciona como um processador do pagamento realizado por seu cliente, conectando sua empresa ao agente financeiro que você já possui contrato. Ou seja, ele tem um papel semelhante ao desempenhado pelas maquininhas de cartão de crédito e não exclui a necessidade de contrato com instituições bancárias. Além disso, você continua assumindo os riscos das transações e precisa pagar mesmo pelas transações não efetivadas com sucesso.

Já o intermediador, como falamos acima, é um sistema mais completo, que oferece opções de pagamentos ao consumidor. O próprio intermediador realiza a negociação com as instituições bancárias, então você não precisa se preocupar com isso. O único trabalho que você tem é realizar um cadastro na plataforma. Os sistemas também oferecem outros serviços integrados e  a cobrança de tarifas acontece apenas em caso de pagamento realizado, diminuindo os riscos de prejuízos do seu negócio.

Como funciona o intermediador de pagamentos?

Para começar a utilizar o intermediador de pagamento só é necessário realizar o cadastro no sistema. Grande parte deles, como a Gerencianet, não cobram tarifa de cadastro. Portanto, é possível fazer uma conta para experimentar o funcionamento do sistema sem nenhum gasto. A tarifa mesmo só é cobrada quando seu cliente realizar o pagamento de uma cobrança enviada por você.

Como ele oferece opções de pagamento, você pode emitir diretamente um boleto registrado, uma cobrança no cartão de crédito, que pode ser paga em até 12 vezes, ou ainda permitir que seu cliente escolha como prefere pagar.

Como têm foco em prestar um serviço completo de gestão financeira, os intermediadores possuem ferramentas complementares de cadastro de clientes e serviços, otimizando o processo, emissão de cobranças recorrentes de forma automática, eliminando a necessidade de fazer o procedimento todo mês, entre outras vantagens.

Quais as vantagens?

Usar um intermediador de pagamento traz inúmeras vantagens, pois facilita a gestão financeira da sua empresa:

Mais economia

Os intermediadores de pagamentos oferecem tarifas mais flexíveis e, muitas vezes, mais baratas que os bancos. A Gerencianet, por exemplo, disponibiliza a emissão de boleto registrado sem tarifa de registro. Desta forma, só há cobrança de tarifa caso o pagamento seja efetivado por seu cliente, ao contrário do banco, que pode cobrar tarifa por emissão, alteração e pagamento.

Mais praticidade

Os intermediadores não oferecem apenas o serviço de cobranças, mas diversos benefícios em uma única plataforma. Marketplace, checkout transparente, cobranças recorrentes, entre outras soluções necessárias para um e-commerce ou prestador de serviço são disponibilizadas em um único lugar.

O sistema também é responsável por  todo o processo: oferecer as opções de cobranças, receber do cliente e repassar o valor com o desconto das tarifas. Desta forma, você economiza tempo e pode se concentrar em outras atividades.

Além disso, ao oferecer mais possibilidades de pagamentos, você consegue atingir um número maior de consumidores e não corre o risco de perder uma venda por não disponibilizar opções para seu cliente.

Mais Segurança

As transações realizadas por meio de um intermediador de pagamento também são mais seguras. Todas as operações contam com análise antifraude gratuitas e outros mecanismos de segurança, como análise cadastral e criptografia de dados. Além de oferecer segurança para seu cliente, deixando-o mais confortável para fazer o pagamento, essas ações impedem que você tenha prejuízos com tentativas de fraudes.

Como tenho acesso a meu dinheiro?

Quando você realiza uma cobrança por meio de um intermediador de pagamento, o dinheiro é depositado em sua conta virtual. Após o prazo de liberação do saldo, os valores ficam disponíveis para transferência para qualquer conta bancária, pagamento de contas, entre outros.

O mais interessante é que os prazos de disponibilização do saldo também são flexíveis, permitindo que você tenha acesso aos seu dinheiro muito mais rápido. É possível, por exemplo, receber o saldo de uma venda no cartão de crédito de forma imediata e integral, mesmo que seu cliente tenha feito o pagamento parcelado. Essa é uma excelente vantagem se sua empresa está no início e ainda não tem muito capital de giro.

Vale a pena usar um intermediador?

Se você quer fazer sua empresa crescer, utilizar um intermediador é uma ótima solução. Afinal, você vai poder oferecer opções de pagamento para seu cliente sem perder muito tempo com todo o processo.
Portanto, se você está avaliando a contratação de um intermediador, é importante pesquisar sobre as vantagens e tarifas de cada um para encontrar aquele que mais se ajusta ao seu negócio.

Texto escrito por Sabrina Carvalho da equipe Gerencianet.


  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *