aplicativos-que-vao-facilitar-a-sua-vida

Conheça 10 aplicativos que vão facilitar a sua vida

Cada vez mais, as pessoas buscam ser eficientes e produtivas em um curto período de tempo. Para isso, é preciso planejamento. E quem melhor para te auxiliar do que o seu smartphone, que está ao seu lado 24 horas por dia, 7 dias por semana? Ficou curioso para saber como o seu celular pode te ajudar? Então aqui vai uma lista de 10 aplicativos que vão facilitar a sua vida.

Leia também nosso texto sobre ser multitarefa

1# Google Keep

O Google Keep é um aplicativo da Google que tem como objetivo te ajudar na organização de tarefas e lembretes do seu dia a dia. Para isso, ele possui diferentes tipos de memorandos, todos estilo post-it. Você pode adicionar notas, listas, fotos e áudios ao Keep.

O diferencial desse app é que ele não fica somente nos memorandos. Com ele, você pode aumentar verdadeiramente sua produtividade. Precisa se lembrar de fazer compras? Defina um lembrete com base no local. Assim que você chegar à loja, sua lista de compras aparecerá para você. Precisa terminar uma tarefa e possui deadline apertado? Defina um lembrete com base no horário.

Com ele, também é possível compartilhar as listas e notas com amigos. Para que todos fiquem a par no caso de alguma tarefa compartilhada, basta compartilhar com os outros usuários. Dessa forma, será mais fácil que as pessoas fiquem informadas do compromisso.

Dica: Organize seus memorandos, separando-os, por exemplo, por cor. Assim, será mais fácil encontrar as notas e listas, ainda que antigas, sobre determinado assunto específico.

logo-do-app-googlekeep

2# Trello

O Trello é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de projetos. Com ele, é possível criar cartões, listas e comentários dentro de uma página. Além disso, o aplicativo também possibilita criar vários quadros diferentes, compartilhados com outros usuários. Ele é útil para organizar a vida pessoal e profissional.

Como um bom gerenciador de atividades, ele possibilita que os usuários se organizem da melhor forma para cada um. É possível utilizar etiquetas e marcar pessoas em ações que precisam ser concluídas ou revisadas.

Cabe dizer que o Trello é essencial para aumentar a produtividade e organizar as atividades dentro de um projeto. No blog da empresa também é possível encontrar vários posts com dicas de utilização e atalhos. Ele opera um modelo de negócio Freemium, no qual é disponibilizado a versão gratuita ou paga para o usuário. Além disso, está disponível tanto para web quanto app mobile.

Dica: é possível integrar o Trello ao DropBox, Box, Google Drive e OneDrive. Assim, você pode carregar arquivos de uma dessas plataformas diretamente para o Trello.

logo-do-app-trello

3# Slack

Aplicativo utilizado para melhorar a comunicação da equipe. Ele oferece um ambiente no qual os usuários podem se comunicar com suas equipes. Ou seja, é possível enviar mensagens de texto e voz, fotos, vídeos e documentos, tudo isso de forma organizada e registrada no app.

Pode-se dizer, portanto, que o Slack é como um Whatsapp da empresa. Dentro dele, além de se comunicar com uma pessoa, é possível criar canais. Esses canais funcionam como grupos, em que você adiciona pessoas para tratar de certo assunto por lá. O Slack é um app gratuito, e está disponível para Android e iOS, além de possuir versão web.

Dica: No Slack, é possível “chamar a atenção” em um grupo ou canal. Para isso, basta usar o @channel ou @everyone, e sua mensagem aparecerá como destacada. Além disso, caso queira fazer um lembrete, utilize o artifício “/remind” e marque a pessoa que quer lembrar.

logo-do-app-slack

4# 12min

Esse aplicativo é para você que, apesar de não ter muito tempo de sobra, está sempre em busca de aprender algo novo. Para essas pessoas, o app 12min tem a solução. Aqui, encontramos resumos de livros dos mais diversos assuntos, compactados em áudios de 12 minutos.

Ou seja, você poderá “ler um livro” a qualquer momento. Seja na academia, no ônibus ou mesmo no supermercado, você estará sempre aprendendo algo novo. Convenhamos, assim será até mais fácil bater a meta de ler um livro por semana. 😉

O 12min é um app freemium, e, em sua versão paga, é possível fazer o download dos audiobooks. Dessa forma, terá acesso ao livro mesmo sem internet.

Dica: O 12min também possui versão para AppleWatch e SmartWatch. Assim, o livro estará com você em literalmente qualquer lugar.

logo-do-app-12min

5# IFTTT

Com certeza, não poderia faltar na lista de aplicativos que vão facilitar a sua vida. Apesar de parecer complexo, o IFTTT é muito útil. A sigla é uma abreviação para “If This and This then That”, e é realmente baseado em IoT (Internet das coisas). Ou seja, uma ação desencadeia outras, que são ativadas automaticamente. E as possibilidades de criar condições com esse app são imensas.

A plataforma te ajuda a conectar todos os seus apps e dispositivos. De que forma? Uma vez no aplicativo, você tem acesso ao às “receitas” para escolher. É possível pesquisar por um serviço, função desejada ou até então criar sua própria receita e compartilhá-la no app.

Dica: Ainda não entendeu direito como funciona? Então veja alguns exemplos:

# Receba uma notificação no seu celular para não esquecer de colocar seu guarda-chuva na bolsa caso a previsão do dia seguinte seja de tempestades.

# Perdeu seu celular pela casa e ele estava no modo silencioso? Envie uma mensagem escolhida por você que fará com que o volume aumente ao máximo.

# Tenha todas as fotos em que você foi marcado no Facebook salvas na sua galeria do Google Drive automaticamente.

logo-do-app-ifttt

6# Todoist

Esse aplicativo funciona como uma agenda para o usuário. Nele, é possível organizar, anotar e acompanhar todos os compromissos do dia. A ferramenta gerencia listas de tarefas e as sincroniza entre diversos dispositivos. As atividades criadas pelos usuários podem ser organizadas pela data limite da entrega ou pelo projeto ao qual elas pertencem.

Uma das maiores facilidades do Todoist é a busca de acesso rápido, que sugere um item da lista em tempo real, no momento em que o usuário estiver digitando cada letra. Isso torna mais fácil achar as tarefas no aplicativo.

Além disso, existem três formas de monitorar suas tarefas. pela guia “Hoje”, “Próximos 7 dias” ou “Projetos”. No caso de Projetos, o usuário poderá organizar suas listas e ter uma visão geral de todas as etapas.

Dica: O Todoist possui funções interessantes disponíveis na versão paga do software. Usuários premium possuem um sistema de filtros, comentários e etiquetas que facilitam a organização e busca das tarefas.

logo-do-app-todoist

7# SimpleMind

Muitas pessoas gostam de organizar suas tarefas, projetos e ideias em um mapa mental antes de realizá-las. E o SimpleMind possibilita que o usuário crie esses mapas no celular, tablet ou computador. Dessa forma, você poderá visualizar seu mapa mental e otimizá-lo, criando diagramas e conexões entre as ideias.

Para utilizá-lo, não é preciso muito treinamento ou explicação. Isso porque seu funcionamento é muito simples. Sua usabilidade baseia-se em arrastar e soltar. E dando duplo clique sobre os rótulos é possível mudar sua cor e formato.

Para adicionar novos tópicos basta clicar no “+”. Também é possível copiar, colar, recortar, mover ou duplicar temas entre mapas existentes.

Dica: O app permite adicionar ligações cruzadas entre dois temas, aumentar ou diminuir as ramificações para ter uma visão geral dos mapas grandes, fazer Hiperlink com outros mapas e pesquisar entre eles. Além disso, ele pode ser usado como ferramenta de trabalho na aula orientada. Para que, assim, os estudantes realizem relações de ideias em torno de um tema em particular.

logo-do-app-simplemind

8# FocusList

Com certeza, ele não poderia ficar de fora da lista de aplicativos que vão facilitar a sua vida. Focuslist é útil tanto para organizar suas tarefas diárias quanto para realizá-las. Ele faz uso da técnica Pomodoro, que sugere 25 minutos de foco intenso com 5 minutos de descanso. Entretanto, esse app vai além de apenas aplicar a técnica Pomodoro.

Funciona da seguinte forma. No início do dia, você faz uma lista de tarefas que precisa realizar, e quanto tempo cada uma delas levará. O app sugere que as tarefas sejam alternadas: longas atividades devem estar entre outras mais curtas. Assim, a produtividade será ainda maior.

Ao iniciar a tarefa, o aplicativo ativa o cronômetro para utilizar a técnica Pomodoro. O usuário pode iniciar quantos ciclos de 25×5 forem necessários para cumprir toda a tarefa. Ao fim do dia, o app ainda mostra um relatório das tarefas cumpridas.

Dica: a técnica Pomodoro, utilizada nesse aplicativo, já se mostrou muito eficaz. Isso porque, após cada pausa, você terá uma nova visão da tarefa que está fazendo. Consequentemente, pensará em novas saídas para resolver um problema.

logo-do-app-focuslist

9# Forest

Com certeza, você já teve dificuldades de concentração por causa do seu smartphone. Realmente, é difícil conseguir ficar muito tempo longe do celular, principalmente com tanta coisa acontecendo na internet. E é para isso que foi criado o aplicativo Forest.

Como ele te mantém longe do seu smartphone? Simples! Com ele, você escolhe por quanto tempo ficará focado em uma mesma atividade, sem se distrair com outras coisas. Enquanto você está focado em outra tarefa, sua semente vai crescendo até se tornar uma árvore. Se você se distrair, a árvore morre. Mas, se conseguir se concentrar, ela cresce e sobrevive.

Ao fim do dia, o objetivo é fazer com que todas as árvores que você plantou prosperem. Durante o plantio da árvore, o app vai mostrando várias frases de incentivo, como “volte ao trabalho”, “não olha para mim” e “se mantenha focado”.

Dica: Além de você conseguir cultivar sua floresta virtual pessoal, o Forest ainda traz outro benefício. Cumprindo os objetivos, os usuários vão ganhando moedas, que podem ser usadas para plantar árvores de verdade. Ao todo, já foram mais de 300 mil mudas doadas através do aplicativo.

logo-do-app-forest

10# SwiftKey

Todo mundo já conhece o modo SwiftKey do celular. É aquele em que você pode deslizar o dedo no teclado para ter uma digitação mais rápida. Ele, por si só, já facilita muito nossas vidas, não é mesmo? Porém, com o aplicativo SwiftKey, a digitação ficará ainda mais fácil e precisa.

O app é o teclado inteligente da Microsoft, que aprende seu estilo de escrita para que você possa digitar mais rápido. O SwiftKey está sempre aprendendo e se adaptando para corresponder à sua maneira única de digitar. Isso inclui suas gírias, apelidos e emojis.

Além disso, o teclado possui previsões úteis e uma autocorreção que realmente funciona. Assim, você consegue se expressar de forma rápida e sem erros. O aplicativo se adapta a todas as preferências de digitação, com designs e temas gratuitos para todos os estilos. Com ele, você escreve do jeito que quiser, com possibilidade de emoji preditivo e teclado de GIFs.

logo-do-app-swiftkey

E aí, tá esperando o que para baixar esses aplicativos que vão facilitar a sua vida? Tem alguma dica de app? Comente aqui embaixo!


  • Mariana Storto
  • Analista de Marketing Digital e SEO
  • Nascida no interior de São Paulo, já me tornei mineira de coração. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, sou apaixonada por Comunicação e Marketing Digital. "A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *