Web 4.0: quais são as expectativas para o futuro da rede?

A internet é algo que revolucionou o nosso estilo de vida. Pela web a distância que impede a comunicação entre pessoas sumiram e as barreiras para o acesso à informação está diminuindo cada vez mais.

Quem diria que redes sociais preencherem as horas ociosas mais do que os canais de tv? Pois é! A internet conseguiu estar nesse patamar.

Assim como a mudança de comportamento das pessoas em relação ao consumo, a internet também mudou, e para melhor, com a Web 4.0.

Mas por que esse nome? Como a web 4.0 contribui para a indústria 4.0? E qual a expectativa dessa grande novidade tecnológica para as nossas vidas. Tudo isso você verá nesse texto.

O que é Web 1,2 e 3.0?

Antes de falar especificamente sobre a Web 4.0 é necessário explicar a cronologia histórica da internet, desde a internet 1.0.

A Web 1.0 refere-se a primeira geração do uso da internet e suas funcionalidades, que se baseiam num conjunto páginas estáticas na internet.

Na época, essa realidade da internet já era considerado um grande avanço, pois permitia aos usuários encontrar informações úteis nos sites.

Entretanto, ainda não havia espaço para interação para o usuário tão pouco permitia a produção de conteúdo.

Já a Web 2.0 foi responsável pelo crescimento de aplicativos de internet, os quais usam novas técnicas que permitiam que as páginas fossem dinâmicas para os usuários.

Isto é, houve uma mudança em relação ao conteúdo e a interação social dos usuários.

Anteriormente feito por poucos, ficava para trás para dar lugar a uma era na qual o conteúdo pode ser produzido, publicado e compartilhado por qualquer pessoa com acesso a internet.

Isso significa dizer que as pessoas deixaram de serem passivas, restrito a receptoras de mensagens, para serem responsáveis pela produção dos seus próprios conteúdos e disseminar para quem desejam.

Com a Web 3.0 a evolução aumentou ainda mais, graças a semântica, aumentou a riqueza na qualidade de informação, além da capacidade de otimizar o posicionamento de sites.

Linguagens mais potentes, redes neurais e algoritmos genéticos são o mote. Você digita um termo específico em um buscador como o Google e o site te leva até os tópicos que se relacionam diretamente com o termo.

Essa etapa foi fundamental para a revolução tecnológica a seguir:

O que é Web 4.0?

A internet 4.0 intensificou ainda mais a comunicação e armazenamento de dados. Foi por meio dessa evolução, a comunicação sem fio (wireless) passou a se proliferar.

Em qualquer hora, em qualquer lugar do planeta, a Integração e interação acontece em tempo real.

Um exemplo, o GPS, não se restringe a guiar, mas para indicar rotas mais econômicas ou rápidas.

Esse sistema também será capaz de suportar as interações dos indivíduos, utilizando dados instantâneos ou históricos, para propor uma tomada de decisão.

Todo esse sistema é trabalhado de forma automática, através de um sistema complexo composto por inteligência artificial.

Essa tecnologia revolucionou a maneira de trabalhar, coletar e armazenar dados, sendo uma excelente alternativa para as empresas serem mais eficientes no mercado.

Como a Web 4.0 está ajudando as empresas?

A Web 4.0 possibilitou a criação de sistemas de integração operacional, principalmente na gestão.

Uma das principais ferramentas de integração é o Big Data, que significa um conjunto de dados muito amplos de forma que toda informação nos meios para ser encontrada, analisada rapidamente.

Ou seja: ele serve para obtenção de dados e análise de insights preciosos para melhorar as direções estratégicas.

Sendo importante na otimização de tempo e de recursos, a empresa que tem um Big Data pode ter alta eficiência na análise dos dados, sendo bastante positivo para a melhora dos processos das empresas.

Outro grande sistema de integração é a Internet das Coisas (IoT).

Esse conceito significa o uso de um grande número de utensílios conectados à internet que fazem tarefas sem nenhuma ação humana.

É o caso das casas inteligentes. Com a integração unida à Web, diversos equipamentos e objetos da casa podem desempenhar tarefas que facilitam a vida do dono.

O exemplo é uma geladeira, que pode enviar informações para um smartphone quando for preciso comprar algum alimento.

Já na indústria, a Internet das Coisas é capaz de conectar todas as máquinas pela internet e identifica toda qualidade dos processos, desde a análise da produção, até a necessidade de algumas peças na manutenção.

Benefícios da Web 4.0 nas indústrias

Os equipamentos estão cada vez mais conectados à internet não por obrigação, mas sim pela grande quantidade de benefícios dessa tecnologia, como:

Inspeção completa da produção

Graças às câmeras internas no controle dos processos produtivos, pode-se ter um controle total da atividade produtiva, de uma forma que consiga abranger desde o início até o final dos processos.

Produção amplamente integrada

Devido ao uso de sistemas de artificiais de controle na qualidade da atividade industrial, é possível repetir o processo de forma mais exata.

Maior objetividade operacional

Com a internet 4.0 nesses processos, é possível ter uma otimização de toda atividade produtiva, sem a intervenção humana no controle dessas máquinas.

Diminuição dos custos da empresa

Talvez é considerado uma das principais vantagens da Web 4.0. Com esse conceito, é possível prever tudo, desde a regularidade da produção, até identificar se peças ou máquinas estão com defeito.

As expectativas da Web 4.0

A Web 4.0 é o futuro de todas as empresas e isso é inevitável. Com ela, vamos experimentar a integração da conexão Wireless e da inteligência artificial no nosso dia a dia.

Esse gigantesco sistema consegue fazer uma operação inteligente e dinâmica, suportando as interações dos usuários, com dados disponíveis exibidas de forma instantânea, propondo a melhor tomada de decisão.

Usuários da Web vão otimizar sua experiência, enquanto marcas vão descobrir novas oportunidades para construir um relacionamento mais próximo com público consumidor.

Por isso é sempre bom as empresas, sobretudo do setor industrial estar antenado às novidades tecnológicas, como a web 4.0, pois isso vai fazer o seu negócio ficar atualizado com alternativas inovadoras para estar na frente no mercado.


  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *