Como usar a tecnologia para vender mais no seu negócio

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Falar em empreendedorismo hoje é ter a tecnologia como parceira. Nenhum empreendedor consegue ignorar a associação complementar entre os conceitos de tecnologia e vendas. Juntos, eles podem garantir menores custos e maiores receitas para qualquer negócio.

Quando se fala em tecnologia, podemos dizer que muita coisa já mudou, não é mesmo? Afinal, cada vez mais pessoas têm acesso a ela, de acordo com pesquisas.

Nesse sentido, diversas ferramentas surgiram para agilizar processos e aumentar a eficiência de tarefas que antes exigiam muito esforço.

Atualmente, empreender com sucesso consiste no melhor aproveitamento das funcionalidades tecnológicas disponíveis. São elas que irão, por exemplo, solucionar os problemas na equipe de trabalho e também aqueles apontados por clientes. 

A tecnologia é essencial para uma empresa na automatização de processos que antes precisavam de mão de obra manual. Isso confere a qualquer empresário a possibilidade de explorar muito mais o potencial dos profissionais (como a criatividade e inovação). Consequentemente, uma maior produtividade gera economia de tempo e dinheiro.

Portanto, aliar tecnologia e vendas significa enriquecer um negócio com novas abordagens. A partir daí é possível se destacar no mercado e criar um caráter mais competitivo diante da concorrência.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, preparamos este guia sobre os pontos mais importantes da tecnologia e vendas. Então, siga em frente e continue a leitura!

A ligação entre tecnologia e vendas

Antes de mais nada, é preciso entender que o sucesso de um negócio depende de uma série de fatores e características. Além de iniciativa, perseverança e coragem para assumir riscos, a eficiência e a qualidade estão fortemente ligadas à tecnologia.

Pesquisas feitas nos últimos anos mostraram que empresas que investem em tecnologia da informação dobraram a competitividade. Isso significa aumentar sua participação no mercado e, consequentemente, faturar mais.

Outras pesquisas revelam que essa era a realidade de mais de um terço dos empresários brasileiros no ano passado. Dos mais de 500 empreendedores ouvidos pelo SPC Brasil, metade investe mensalmente em tecnologia.

Por isso, a tecnologia tem se mostrado uma oportunidade para turbinar a jornada empreendedora de autônomos, pequenos e grandes empresários. 

O que mudou com a tecnologia nas vendas

A inovação tecnológica revolucionou o modo como os profissionais lidam com as atividades do dia-a-dia de uma empresa.

Afinal, processos que antes eram demorados e dependiam de tempo e dedicação de uma ou mais pessoas, puderam ser automatizados. Nesse sentido, surgiram novas ferramentas de trabalho, como programas e aplicativos cada vez mais acessíveis para todos os profissionais.

Veja as três principais mudanças que a tecnologia trouxe para as vendas.

Dados mais acessíveis e seguros

Com o tempo, a tecnologia proporcionou a substituição de salas cheias de documentos por discos rígidos.

Hoje em dia, o armazenamento de dados está ainda mais moderno. A possibilidade de guardar informações em nuvem trouxe uma maior flexibilidade às empresas. Elas podem ter, a qualquer hora e lugar, acesso à informações financeiras e gerenciadas pelo contador, por exemplo.

A revolução tecnológica da informação permitiu que pequenas empresas tivessem acesso a recursos antes ligados a um alto investimento financeiro. Afinal, não é mais necessário construir uma infraestrutura de T.I. própria, com diversos servidores e profissionais especializados. 

Hoje, basta que cada funcionário tenha um computador conectado à Internet para garantir o funcionamento de diversas ferramentas digitais.

Melhoria da comunicação

A tecnologia também oferece grandes ganhos em comunicação. A internet fornece uma gama de oportunidades nesta área. Com ela é possível participar de reuniões online e organizar quadros virtuais para compartilhar informações e estatísticas, por exemplo.

Da mesma maneira, smartphones e outros dispositivos móveis têm a capacidade de manter os trabalhadores conectados onde quer que estejam. Dessa forma, empresas conseguem atender clientes e buscar fornecedores em qualquer parte do mundo.

Otimização de recursos

A partir do momento em que muitas tarefas passam a ser automatizadas, pode-se eliminar  despesas em muitos processos internos. 

Os avanços na comunicação podem reduzir os custos de viagem, ao permitir reuniões via internet, por exemplo. Uma empresa ainda é capaz de simular os efeitos de uma mudança em seu modelo de negócios antes de arriscar altos investimentos.

Definitivamente, tudo isso gera mais autonomia para as organizações. Elas podem se impor como como protagonistas na solução de problemas, permitindo assim uma maior versatilidade no acompanhamento do mercado.

Como usar a tecnologia nas vendas

Aperfeiçoamento do marketing

Definitivamente, a distribuição de panfletos, propagandas na TV e anúncios no rádio já não geram mais tanto impacto como antes. Mas, o que tecnologia e vendas têm a ver com isso? A resposta é: tudo! É graças à tecnologia que as vendas ganharam um novo sentido com a popularização da internet e das redes sociais.

Nesse sentido, o marketing digital tem o poder de difundir informações assertivas para os públicos certos em tempo hábil.

A partir do momento em que o marketing é automatizado pela tecnologia, é possível entender os interesses dos consumidores. Assim, de acordo com a predisposição de compra, fica mais fácil fornecer informações relevantes para eles e estimulá-los até a decisão final.

Acesso a pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado ainda é a melhor maneira de entender o que o seu público-alvo realmente quer

Os métodos tradicionais de pesquisa ainda são eficazes. No entanto, coletar opiniões face to face ou por meio de questionários gera custo e toma tempo.

Porém, o Google atua hoje como uma grande fonte de informações e tira dúvidas de consumidores. Por meio de ferramentas como o Google Global Market Finder é possível fazer uma pesquisa de mercado online. 

A ferramenta oferece uma noção de quantas pessoas estão procurando por um termo em uma região específica. Com esse dado em mãos é possível gerenciar com muito mais assertividade uma campanha de lançamento, por exemplo.

Gerenciamento de projetos

O gerenciamento de projetos é uma prática fundamental para a saúde organizacional de qualquer empresa. É ele que garante uma performance de excelência.

Por isso, existem softwares de gestão de projetos que podem atuar em atividades como:

  • colaboração entre equipes;
  • compartilhamento de documentos;
  • gerenciamento de custos;
  • criação de relatórios.

Muitos softwares de gestão de projetos oferecem plataformas fáceis de serem utilizadas e requerem pouco treinamento para implementar. 

Simplificação da gestão financeira

Acompanhar a situação financeira de uma empresa não é mais um bicho de sete cabeças. Atualmente, há diversas ferramentas de gestão financeira que registram a entrada e a saída de produtos. Com isso, elas otimizam (e muito!) o trabalho.

Além disso, existem sistemas que são capazes de informar a taxa de lucro, indicadores financeiros, e outras informações relevantes.

Vender pela internet

Para empresas que possuem ou pretendem desenvolver um e-commerce, oferecer várias possibilidades de pagamento é fundamental. 

Dessa forma, é possível trazer mais praticidade para o cliente na hora de pagar. Existem plataformas que auxiliam na otimização da gestão de cobranças das vendas online. Essa é a função de um intermediador de pagamentos

Contratar uma empresa especializada em cobranças viabiliza aos clientes formas de pagamento via boletos, carnês e cartões de crédito. 

Os melhores serviços nesse sentido oferecem uma interface completa, flexível e integrada à ferramentas de gestão. Com isso, também é possível gerenciar e minimizar a inadimplência. Afinal, tecnologia e vendas andam juntas.

Saiba mais sobre isso e aproveite para potencializar os resultados econômicos da empresa por meio desse checklist de rotinas para gestão financeira.

Este artigo foi produzido pela Gerencianet!

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