O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, a campanha começou em 2014, com o apoio do CVV (Centro de Valorização à vida), do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).
A Organização Mundial da Saúde afirma que, em pelo menos 90% dos casos, o suicídio pode ser prevenido. No Brasil, a média é de aproximadamente 32 casos de suicídio por dia e, em todo o mundo, esse número chega a 2.200. A prevenção não é apenas assunto de profissionais de saúde e ONGs — todos podem fazer a sua parte.
Abaixo, listamos aplicativos que podem auxiliar quem está passando por momentos difíceis. Lembrando que o suicídio é uma questão de saúde mental em que as pessoas precisam ter um acompanhamento psicológico e psiquiátrico e os aplicativos são apenas para ajudar. Por isso, se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades, não deixe de procurar ajuda médica.
Cíngulo
O aplicativo Cíngulo tem foco no bem-estar e foi eleito pelo Google o melhor aplicativo de 2019 no Brasil. Ele oferece ferramentas como diário para acompanhar seu humor e os acontecimentos do seu dia, áudios que ajudam a relaxar, controlar a ansiedade ou algum outro sentimento que esteja mais forte no momento.
Dentro do aplicativo, você consegue fazer uma autoavaliação para, no fim, conseguir entender melhor como está o seu bem-estar emocional. A partir do seu resultado, o aplicativo indica atividades que podem amenizar sua situação.
O Cíngulo possui versão gratuita em que você terá um número limitado de sessões e atividades disponíveis. Já a versão paga, todas as sessões estão disponíveis e a assinatura é de R$299,90 por ano. O aplicativo está disponível para iOS e Android.
Tá tudo bem?
“Tá tudo bem?” é um aplicativo criado com a intenção de contribuir na prevenção ao suicídio. Suas funções são práticas e conta com ferramentas como diário de gratidão, notificações motivacionais e lista de razões para viver.
O destaque deste aplicativo vai para o botão que permite que o usuário faça ligações gratuitas para o CVV em momentos que precisa de apoio. O “Tá tudo bem?” é gratuito e está disponível para iOS e Android.
Daylio
O Daylio é uma ótima opção para quem quer um diário prático em que é possível acompanhar as atividades do dia a dia e seu humor. A partir das informações que você vai adicionando sobre seu dia, gráficos são criados para que você possa analisar melhor como está seu bem-estar emocional.
Quando se está passando por dias estressantes é comum acreditar que todos os dias tem sido da mesma forma. Ao olhar o calendário preenchido com o seu humor e observar os gráficos você pode perceber como tem sido seus dias com uma visão mais ampla. O aplicativo está disponível para iOS e Android.
Happify
Happify promete ajudar no controle do estresse e da preocupação. O aplicativo garante melhora no bem-estar de seus usuários e por isso oferece jogos e atividades que aliviam o estresse e a ansiedade.
Dentro do aplicativo também é possível fazer meditação guiada. Ao assinar o Happify Plus, você tem acesso ilimitado a 60 programas, relatório de forças de caráter e consegue acompanhar seu desenvolvimento de forma diária. O aplicativo está disponível para iOS e Android e sua versão paga pode ser assinada por pacote mensal, anual ou vitalício.
Bônus: Outras ações que fazem bem para sua saúde mental
Além de seguir aplicativos que ajudam a entender sua rotina e seu humor, algumas outras ações podem contribuir para melhorar sua saúde mental. Abaixo estão alguns exemplos.
Alimentação saudável
A alimentação influencia diretamente na saúde mental. Já é comprovado que a forma que você se alimenta pode ajudar a aumentar e também a reduzir os sintomas da ansiedade, depressão e estresse.
Por isso, a dica é procurar ter uma alimentação saudável, procurando se alimentar mais de produtos naturais, com menos açúcares e mais fibras. Além daquela dica que já quase virou piada, beba bastante água!
Movimentar o corpo
Outra dica para reduzir a ansiedade é movimentar o corpo. Fazer exercícios físicos já tem benefícios comprovados para diversas questões e para a saúde mental não é diferente.
Ao se movimentar, o corpo libera endorfina e serotonina. Os benefícios disso são:
- sono regulado;
- melhora na concentração e memória;
- sistema imunológico mais forte;
- melhora no humor.
Além disso, ao fazer exercícios físicos, a tendência é que você consiga focar apenas no que está fazendo no momento, o que ajuda a “esvaziar” a cabeça por um tempo, aliviando o estresse e a ansiedade. Sem contar que criar o hábito de sempre movimentar o corpo também faz com aumentar a autoestima.
Uma boa noite de sono
Na correria do dia a dia é comum negligenciar o sono para dar conta de fazer tudo o que precisa. No entanto, a falta de um sono regulado tem uma grande influência na saúde mental, estando relacionado a depressão, ansiedade, estresse, entre outros.
Isso porque o corpo trabalha muito enquanto você está dormindo e, se não tiver tempo de sono suficiente, algumas funções podem acabar ficando prejudicadas. Por essa razão é importante evitar atividades que podem te deixar muito estimulado próximo do momento de dormir, como, por exemplo, usar o celular.
É importante lembrar que caso você ou alguém que você conheça esteja precisando de ajuda deve procurar algum tratamento. O CVV oferece apoio online em seu site, pelo telefone 188 ou via email.
Em todos os canais da organização, o atendimento é feito por voluntários treinados e a conversa é anônima.