Usemobile de cara nova: confira as mudanças na identidade

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Há 3 meses, no dia 02/02/2022, a Usemobile divulgava o redesign da sua marca: nova paleta de cores, tipografia, estilos e diretrizes de design e, por fim, um novo logo Mesmo com todas essas mudanças, nosso propósito foi evidenciar nossa nova fase, mas sem excluir a essência da identidade anterior.

O processo foi nada rápido, com muita coisa por trás de tudo isso. Foram muitos brainstorms que se transformaram num projeto secreto dos times de marketing e branding, sendo o último que faço parte. 

Se quiser conhecer como foram os 4 meses que antecederam esse lançamento, segue na leitura! Te convido a acompanhar como se deu nosso processo criativo até chegarmos no resultado final.

O antes

Fundada em 2015, a Usemobile carregava consigo uma identidade visual que refletia seu crescimento. Afinal, é isso que uma nova empresa precisa para engatar sua história. Por isso, a identidade anterior somava um balão, representando a constante ascensão, e uma águia, para o foco no objetivo.

Versão anterior do logo da Usemobile

Hoje, 7 anos depois, ainda visamos o crescimento, mas adicionamos um propósito a mais: nos representar de verdade e o valor que agregamos à tecnologia — mas daqui a pouco vamos chegar no porquê.

Por ser uma das principais características da Usemobile, vimos que é mais do que necessário incorporar nosso valor cultural “Reinventar” na nossa identidade visual. Decidimos fazer isso construindo um branding de alto impacto, um design que respirasse tecnologia e possibilitasse uma nova percepção de marca.

A identidade anterior não nos permitia reinventar tanto, pois ela nos limitava. Então, os principais pontos de melhoria diagnosticados foram:

  • Paleta de cores limitada e monótona;
  • Aplicações ineficazes que não transmitiam tecnologia;
  • Visual “poluído” nos posts das redes sociais, dificultando a leitura da mensagem.

A partir daí, começou nosso processo de descoberta para construir a nossa nova cara.

O agora

Primeiramente, estudamos nosso arquétipo e entendemos que a Use se enquadra no arquétipo do Criador. Marcas desse grupo possuem foco na inovação e, geralmente, criam produtos que prestem assistência às pessoas no seu dia-a-dia. A partir daí investigamos de quais formas poderíamos representar essa personalidade de forma visual.

Nesse momento, definimos 3 premissas básicas para dar vida à nova identidade:

  • Design clean e objetivo;
  • Elementos visuais representados de forma menos realista;
  • Aplicação de neumorfismo e glassmorfismo.
Exemplo do efeito de profundidade do neomorfismo
Exemplo do efeito de vidro do glassmorfismo

A partir daí… BOOM! Se concretizou nossa nova identidade (na verdade não foi bem assim num estalar de dedos. Dentre várias tentativas, erros, ajustes e acertos, aí sim ela se concretizou).

A nova identidade da Use

Mas então, vamos lá! Agora você vai entender todos os porquês dessas mudanças e ver os comparativos do antes x depois.

Tipografia

Escolhemos uma tipografia minimalista e moderna para representar a inovação e estar alinhada ao nosso arquétipo.

Cores

Ampliamos nossa paleta de cores, com opções que favorecem os contrastes ideais em diversas aplicações.

Além disso, foi implementada uma paleta auxiliar, com adição de tons vibrantes e quentes, que amplia nosso repertório visual em algumas aplicações — como no nosso perfil do Instagram @inside.usemobile, que mostra os bastidores da nossa cultura.

Naming

Percebemos que nosso nome “Usemobile” é utilizado em situações formais e frequentemente grafado (e até pronunciado) de formas inadequadas, como “UseMobile” ou “Use Mobile”. Já em conversas corriqueiras, colaboradores e demais pessoas que conheciam a empresa se referiam a ela como “Use”. 

Essa já era, culturalmente, a forma como as pessoas se conectavam com a nossa marca. Então, oficializamos esse apelido como um nome secundário oficial da nossa marca para comunicar com menos formalidade e mais proximidade em alguns contextos específicos.

Logo

Por fim, chegamos a esse elemento importantíssimo (eu sei que você está esperando por ele) que amarrou todas as discussões citadas acima em um único elemento visual.

O símbolo original, que representava a junção de uma águia e um balão, deu lugar à representação especificamente do balão. O novo símbolo se mostrou mais simples e mais fácil de ser entendido e lembrado.

Caso tenha te batido uma curiosidade sobre “por que um balão?”, eu te explico:

O balão representa conceitos-chave que nos representam muito bem: crescimento, sonhos e tranquilidade.

Já a parte tipográfica do logo sofreu a redução para “Use” em uma tipografia mais moderna e robusta, favorecendo a legibilidade mesmo que à distância.

Agora sim, podemos dizer que você está por dentro dos bastidores da construção da nova marca da Use. Caso queira baixar nossos logos e acessar os hexadecimais, fique a vontade para explorar nossas diretrizes da marca.

Espero que tenha sido proveitoso. Até a próxima!

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