Comitê de Diversidade: ações promovidas em 2021 para melhorar o ambiente de trabalho

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

Em 2021, o nosso Comitê de Diversidade completou um ano. Através dele, assumimos o compromisso de construir um ambiente de trabalho inclusivo para que todos se sintam acolhidos dentro da Usemobile. 

Enxergamos o Comitê como uma importante ferramenta para auxiliar na desconstrução de estereótipos, estigmas e preconceitos dentro da nossa empresa. Por isso, todas as ações são pensadas com muito carinho e empatia. 

A gestão de 2021 foi composta pelos atuais colaboradores: Cláudio Silva, Laryssa Fagundes e Renan Ribeiro e também contou com a participação de alguns ex-colaboradores ao longo da gestão. 

Neste último ano, o Comitê trilhou alguns caminhos para realinhar a proposta e os objetivos de diversidade dentro da empresa. O resultado desse realinhamento foi visto através da proposta:  “A Diversidade no dia a dia” e das campanhas atemporais que incentivaram a empatia como uma atitude diária.

Continue a leitura deste texto para conhecer como foi a gestão 2021 do Comitê de Diversidade da Usemobile.  

Antes de mais nada… Como é a diversidade dentro da Usemobile? 

A gestão de 2021 assumiu o Comitê em uma época de grandes mudanças na Usemobile: crescimento acelerado com muitos colaboradores entrando e diversos desafios pela frente. Mas antes de começar qualquer ação, decidimos mapear a diversidade dentro da nossa empresa através de uma pesquisa. 

O intuito da pesquisa foi entender a diversidade presente dentro da Usemobile. O resultado obtido foi importante para nos direcionar a ações e debates mais assertivos e que nos auxiliaram na construção de um ambiente mais saudável e inclusivo para todas as pessoas. 

Vale ressaltar que a pesquisa foi elaborada com o apoio do RH e é atualizada sempre que um novo colaborador ingressa no quadro de funcionários da Usemobile. 

Ações do Comitê de Diversidade 2021

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout é uma das consequências do ritmo de vida acelerado, caracterizado por esgotamento mental e físico. Este estado de tensão emocional, normalmente, é desencadeado por um período de preocupação ou estresse crônico sem intervalos adequados para o descanso.

Essa síndrome vem atingindo cada vez mais pessoas e por isso, esse foi o primeiro tema tratado pelo Comitê de Diversidade da Usemobile. 

Trouxemos explicações sobre o assunto, dicas para evitar a síndrome, lembretes e outros conteúdos sobre a temática. Mas o ponto chave dessa ação foi o bate papo com meditação guiada, realizado pela professora e terapeuta integrativa, Nathalia Daneliczin.

O intuito da ação foi conscientizar sobre os malefícios da síndrome de Burnout e mostrar alternativas para uma vida mais equilibrada. 

Imagem convite do evento com a Nathália Daneliczin, sinalizando data e horário
Imagem foi disponibilizada no canal geral para todos os colaboradores da Usemobile

LGBTQIA+

A segunda campanha do Comitê de Diversidade da Usemobile foi realizada em junho, período que é comemorado mundialmente o Mês do Orgulho LGBTQIA +. Por isso achamos importante levantarmos a nossa bandeira e mostrar que LGBTQI+ tem sim espaço nas empresas. 

Criamos uma sequência de posts informativos que reforçam que o respeito deve ser uma prática diária para que possamos construir um espaço mais acolhedor e de pertencimento para todas as pessoas.

Pronomes

Aproveitando o embalo da campanha anterior, criamos uma pequena campanha para conscientizar os colaboradores sobre o uso dos pronomes, pois acreditamos que a linguagem é uma ótima ferramenta para impulsionar a inclusão e representatividade quando vamos nos referir a alguém.

Além do material educativo, conseguimos liberar no Slack, nosso canal oficial de comunicação interna, a opção de adicionar os pronomes que os colaboradores gostariam de ser tratados. Reforçando ainda mais que o uso correto do pronome é uma das maneiras que temos de respeitar e confortar a pessoa a quem nos referimos

Gordofobia

Gordofobia é o preconceito que pessoas gordas sofrem na sua vida afetiva, social e profissional. Durante a campanha trouxemos posts explicativos sobre o assunto, assim como indicação de pessoas e movimentos que abordam sobre a pauta.

Além dos posts sobre o assunto, foi realizado um evento interno que foi um momento dedicado ao debate sobre como os padrões sociais interferem no nosso cotidiano e como eles vêm se transformando ao longo do tempo. 

Síndrome do impostor

A síndrome do impostor também foi uma das pautas abordadas pelo Comitê de Diversidade. 

Essa síndrome é um tipo de autossabotagem a qual a pessoa não acredita no próprio potencial. A partir disso, ela não consegue aceitar e admitir suas conquistas, o que acarreta em vários sentimentos negativos: insegurança, baixa autoestima, sentimento de inferioridade e intenso medo de exposição.

Criamos uma série de posts internos e externos a fim de conscientizar a todos sobre os sinais e, principalmente, como se livrar dessa síndrome. Além dos conteúdos, promovemos um evento interno com a psicóloga Josiane Cecília para falarmos dessa síndrome a partir da ótica de uma profissional.

Imagem convite do evento com a Josiane Cecília Alves, sinalizando data e horário
Imagem foi disponibilizada para todos os colaboradores da Usemobile

Por fim…

O objetivo do Comitê é trazer a conscientização de temas relacionados à diversidade e saúde mental a partir de ações internas que favoreçam a discussão para tal. Acreditamos que a partir do conhecimento e do diálogo preconceitos podem ser extintos, tabus podem ser quebrados e comportamentos podem ser mudados.

Na gestão de 2021, o nosso Comitê de Diversidade trabalhou pilares de saúde mental, gordofobia e diversidade sexual. Proporcionamos conteúdos textuais, informativos, midiáticos e também experiências com profissionais externos para ampliar a diversidade dentro da Usemobile. 

Para apoiar este projeto durante o ano, contamos com a curadoria de 3 facilitadores: Claudio Silva, Laryssa Fagundes e Renan Ribeiro. A cada segunda-feira o grupo trazia novas ideias de temas com intuito de promover a discussão e a conscientização do #UseTeam. 

Acolher e apoiar a diversidade são pilares fundamentais da cultura da Usemobile. Nós somos comprometidos com a pluralidade e o respeito. Por isso, queremos sempre melhorar as ações e a presença do Comitê de Diversidade dentro da empresa. 

Encerramos essa gestão com a sensação de dever cumprido e prontos para retornar em 2022 com ainda mais compromisso e empatia. 

Tópicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas