desenvolver-aplicativos-para-desktop

Frameworks para desenvolver aplicativos para desktop

Desenvolver aplicativos para desktop multiplataforma é a necessidade da vez, devido à crescente demanda por projetos de software econômicos e com prazos curtos.

Utilizar frameworks para desenvolver aplicativos para desktop economiza muitos esforços e permite escrever uma única base de código para criar aplicativos para várias plataformas.

Nesse artigo, vamos apresentar 3 frameworks que já utilizamos na Usemobile, para desenvolver aplicativos para desktop multiplataforma. Então, vamos ao que interessa!

  1. Haxe – https://haxe.org

É um framework, de alto nível (high-level), de código aberto e multiplataforma. Com uma única base de código, Haxe cria aplicativos e jogos para várias plataformas. Como compilador, ele compila o código-fonte para várias plataformas desktop e essa compilação é realizada da origem para a fonte (done source to source), ou seja, seu compilador produz código fonte equivalente em diferentes linguagens para diferentes plataformas desktop.

Haxe possui um suporte completo de linguagem, compilador, um conjunto de bibliotecas e ferramentas úteis para o desenvolvimento. 

Pontos positivos do Haxe:
    • É muito mais rápido que outros compiladores com recursos semelhantes, como por exemplo, Flash ou Flex.
    • O bytecode gerado pelo Haxe é mais rápido que o equivalente produzido por outros frameworks.
    • É uma linguagem simples que permite ao programador desenvolver produtos complexos.
    • Sua plataforma pode se comunicar sem problemas com outras plataformas utilizando o ORM.
Pontos negativos do Haxe:
    • Programas com bibliotecas nativas AS3 (AdobeScript3) não são completamente suportadas pelo Haxe.
    • As dificuldades de depuração aumentam após a tradução da linguagem do código fonte, portanto, a construção de grandes projetos utilizando Haxe requer altos padrões de codificação.
    • Embora seja um framework de código livre, o principal suporte disponibilizado é pago com planos mensais. (https://haxe.org/foundation/support-plans.html)
    • Embora tenha suporte de desenvolver aplicativos para Desktop e Mobile, os recursos mobile em algumas situações são limitados e não acompanham a atualização dos Sistemas Operacionais moveis em uma velocidade aceitável, sendo assim mais recomendado para desenvolvimento Desktop.

 

  1. NW.js – http://nwjs.io/

NW ou Node WebKit permite o desenvolvimento de software multiplataforma utilizando modernas tecnologias web, como HTML, CSS3 e JavaScript, incluindo o WebGL. Fornece suporte para todas as APIs do Node.js e também a maioria dos módulos de terceiros. Possibilita a criação de aplicativos para Windows, MacOS e Linux. Esse framework é um pacote completo para desenvolvedores Web interessados em criar aplicativos para desktop.

nw.js - framework para desenvolver aplicativos para desktop
NW.js
Pontos positivos do NW.js:
    • Possui uma lista de aplicativos de demonstração. (Códigos de exemplo)
    • Para aplicativos mais complexos, possui em suas funções recursos mais completos e maduros que os do Electron.
    • Grande comunidade de desenvolvedores possibilitando facilidade no suporte do desenvolvimento.
Pontos negativos do NW.js:
    • Alguma funcionalidades que possibilitam ao desenvolvedor facilidades durante o desenvolvimento e atualização do aplicativo não estão disponíveis no NW.js. Recursos como, atualização automática e relatório de erros disponíveis no Electron não estão presentes no NW.js.

 

  1. Electron – http://electronjs.org/

Criado inicialmente para o editor de código Atom, o Electron é um framework open-source desenvolvido pelo GitHub. Usando o Node.Js mais recente, permite aos programadores desenvolverem interfaces de usuário desktop multiplataforma com tecnologias populares da Web: HTML, CSS e JavaScript. O Framework Electron se popularizou rapidamente entre grandes empresas, como, Microsoft, Facebook, Slack e Docker.

electron - framework para desenvolver aplicativos para desktop
Electron.JS
Pontos positivos do Electron:
    • Baseado inteiramente em padrões da Web, permitindo facilmente aos desenvolvedores criarem softwares para desktop.
    • Os desenvolvedores focam no desenvolvimento do aplicativo, uma vez que o Electron, se encarrega das partes difíceis.
    • Para aplicativos Desktop, Electron fornece várias funcionalidades básicas, como atualização automática, reportar falhas, gerador de instaladores e recursos específicos de cada sistema.
    • Por ter se popularizado entre as grandes empresas, o material de apoio/suporte disponível na internet é muito grande, o que possibilita aos desenvolvedores acharem mais rapidamente soluções aos problemas encontrados.
Pontos negativos do Electron:
    • O padrão MVC (Model View Controller) não é suportado nativamente. Para desenvolvedores esse padrão é essencial.
    • Baixa compatibilidade com plataformas Chrome, sendo necessário ao desenvolvedor tratar alguns casos separadamente. 
    • Não é tão completo e maduro em recursos quanto o NW.js.

E ai, ficou interessado em desenvolver aplicativos para desktop multiplataforma? Entre em contato e peça um orçamento.

Quero um orçamento!


  • Conrado Carneiro
  • Diretor de Negócios
  • Diretor de negócios na Usemobile atua diretamente na criação de produtos: Da ideia ao lançamento. Apaixonado por tecnologia, tem como hobby o estudo de UI/UX mobile. Atleticano por opção! "As pessoas vêem aquilo que elas querem ver"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *