Desenvolver aplicativos para desktop multiplataforma é a necessidade da vez devido a crescente demanda por projetos de software econômicos e com prazos curtos. Utilizar frameworks para desenvolver aplicativos para desktop economiza muitos esforços e permite escrever uma única base de código para criar aplicativos para várias plataformas.
Nesse artigo, vamos apresentar 4 frameworks de desenvolvimento de aplicativos para desktop multiplataforma. Então, vamos ao que interessa!
Haxe
Haxe é um framework, de alto nível (high-level), de código aberto e multiplataforma. Ele possui um suporte completo de linguagem, compilador, um conjunto de bibliotecas e ferramentas úteis para o desenvolvimento.
Com uma única base de código, ele cria aplicativos e jogos para várias plataformas. Como compilador, ele compila o código-fonte equivalente para várias plataformas desktop e essa compilação é realizada da origem para a fonte (done source to source).
Pontos positivos do Haxe:
- É muito mais rápido que outros compiladores com recursos semelhantes, como por exemplo, Flash ou Flex;
- O bytecode gerado pelo Haxe é mais rápido que o equivalente produzido por outros frameworks;
- É uma linguagem simples que permite ao programador desenvolver produtos complexos;
- Sua plataforma pode se comunicar sem problemas com outras plataformas utilizando o ORM.
Pontos negativos do Haxe:
- Programas com bibliotecas nativas AS3 (AdobeScript3) não são completamente suportadas pelo Haxe.
- As dificuldades de depuração aumentam após a tradução da linguagem do código fonte, portanto, a construção de grandes projetos utilizando Haxe requer altos padrões de codificação.
- Embora seja um framework de código livre, o principal suporte disponibilizado é pago com planos mensais.
- Embora tenha suporte de desenvolver aplicativos para Desktop e Mobile, os recursos mobile em algumas situações são limitados e não acompanham a atualização dos Sistemas Operacionais móveis em uma velocidade aceitável, sendo assim mais recomendado para desenvolvimento Desktop.
NW.js
NW ou Node WebKit permite o desenvolvimento de software multiplataforma utilizando modernas tecnologias web, como HTML, CSS3 e JavaScript, incluindo o WebGL. Este framework para desenvolver aplicativos desktop fornece suporte para todas as APIs do Node.js e também a maioria dos módulos de terceiros.
Além disso, ele possibilita a criação de aplicativos para Windows, MacOS e Linux.
Pontos positivos do NW.js:
- Possui uma lista de aplicativos de demonstração como exemplos de códigos;
- Para aplicativos mais complexos, possui em suas funções recursos mais completos e maduros que os do Electron;
- Grande comunidade de desenvolvedores possibilitando facilidade no suporte do desenvolvimento.
Pontos negativos do NW.js:
- Recursos como a atualização automática e relatório de erros disponíveis no Electron não estão presentes no NW.js.
Swing (Java)
Como parte da estrutura Java, o Swing é uma excelente linguagem de desenvolvimento de aplicativos entre plataformas. Todo o motivo pelo qual o Swing foi desenvolvido foi fornecer um melhor conjunto de componentes da interface gráfica do usuário.
Como o Swing emula a aparência e o estilo de muitas plataformas, ele é uma das melhores estruturas de desktops multiplataforma existentes no mercado. Todos os aplicativos e componentes swing são feitos com a linguagem de programação Java.
Pontos positivos do Swing
- Fornece diversos componentes diferentes que podem ser utilizados no ambiente Java, incluindo os botões e caixas de seleção típicos e também painéis de rolagem, tabelas, listas e painéis com guias;
- Permite a criação de aplicações desktop que estejam em conformidade com as estruturas de aplicativos de desktop usadas pelo Windows;
- Alto grau de flexibilidade e uma profunda dependência de mecanismos de tempo de execução que permitem responder a alterações em suas configurações em tempo de execução.
Pontos negativos do Swing
- O Swing exige a execução do Java 2 e, se você não tiver o código eficiente, a execução será lenta;
Electron
Criado inicialmente para o editor de código Atom, o Electron é um framework open-source desenvolvido pelo GitHub. Usando o Node.Js mais recente, o Electron permite aos programadores desenvolverem interfaces de usuário desktop multiplataforma com tecnologias populares da Web: HTML, CSS e JavaScript. O Framework Electron se popularizou rapidamente entre grandes empresas como Microsoft, Facebook, Slack e Docker.
Pontos positivos do Electron:
- Os desenvolvedores focam no desenvolvimento do aplicativo, uma vez que o Electron, se encarrega das partes difíceis;
- Para aplicativos desktop, Electron fornece várias funcionalidades básicas, como atualização automática, reportar falhas, gerador de instaladores e recursos específicos de cada sistema;
- Por ter se popularizado entre as grandes empresas, o material de apoio/suporte disponível na internet é muito grande, o que possibilita aos desenvolvedores acharem mais rapidamente soluções aos problemas encontrados.
Pontos negativos do Electron:
- O padrão MVC (Model View Controller) não é suportado nativamente, o que é essencial para desenvolvedores;
- Baixa compatibilidade com plataformas Chrome, sendo necessário ao desenvolvedor tratar alguns casos separadamente;
- Não é tão completo e maduro em recursos quanto o NW.js.
O desenvolvimento de aplicativos pode ir além das versões desktops, chegando até os sistemas operacionais mobile. Como as possibilidades são muitas, continue no assunto conhecendo os frameworks para desenvolvimento de aplicativos.
E aí, ficou interessado em desenvolver aplicativos para desktop multiplataforma? Entre em contato e peça um orçamento!
Respostas de 3
Geralmente usava o .NET Framework, mas vou testar os outros.
O velho pascal com Lazarus, é mais rápido e open source.
gostei. muito top