apps-do-outubro-rosa

Outubro Rosa: Tecnologia a favor da conscientização

Em apoio à campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama, fizemos uma lista de apps do Outubro Rosa. Confira!

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, em Nova York, quando aconteceu a primeira corrida pela cura. No Brasil, a primeira campanha pelo movimento aconteceu em outubro de 2002. Na ocasião, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa.Entretanto, somente em 2008 o movimento ganhou força nos demais estados do país.

O mês é extremamente importante para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e a importância de fazer os exames preventivos. Isso porque, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 28,1% dos novos casos da doença no Brasil são câncer de mama.

mulher-segurando-laço-do-cancer-de-mama

Diante desse cenário, todo mês de outubro, diversos meios de comunicação fazem campanhas de conscientização. Mas, com o aumento da tecnologia, ela se tornou ainda mais efetiva. Com a popularização dos aplicativos mobile, foram lançados alguns apps do Outubro Rosa.

O objetivo é divulgar a campanha e conscientizar as mulheres a respeito dos exames. Além disso, eles possuem diferentes funções, que você pode conferir agora!

3 Apps do outubro Rosa

Outubro Rosa – FEBAC

O aplicativo é uma plataforma simples, mas que contém informações valiosas para as mulheres. No total, ele possui três funções: o Compartilhar, o Autoexame e o Outubro Rosa.

O Compartilhar serve para que que as mulheres possam tirar fotos e enfeitá-las com laços rosas e outros acessórios. O objetivo é que as mulheres que tirem as fotos compartilhem nas redes sociais, aumentando a visibilidade do movimento.

O autoexame, o mais útil dos artifícios, mostra para a mulher como fazer o autoexame. Ele possui um passo a passo com imagens e descrição do que deve ser feito. Essa função é de extrema importância, porque algumas mulheres não sabem fazer o autoexame corretamente. Já a terceira função, o Outubro Rosa, fala um pouco sobre a campanha e sua história. 

outubro-rosa-febac-app

PAPCAM

O app do PAPCAM (Projeto de Alimentação para Pessoas com Câncer de Mama) foi desenvolvido para ajudar as pessoas que possuem câncer de mama e estão fazendo o tratamento. Além do mais, também auxilia pessoas que querem prevenir a doença através da alimentação saudável.

Lá, você encontra os alimentos que podem ser consumidos e quais devem ser evitados. Além disso, há uma lista de verduras que ajudam na prevenção da formação de tumores.

Entretanto, engana-se quem pensa que o app é só para mulheres. Ele também fala de outros tipos de câncer, e as dicas valem para quem está passando pelo tratamento de qualquer tipo da doença.

papcam-outubro-rosa-app

Breast Cancer

Esse é, de longe, um dos apps do Outubro Rosa mais completos. O aplicativo é em inglês, mas não poderia ficar de fora da lista. Ele possui funções diversas, mostrando coisas como risco e prevenção, diagnóstico, tratamento, cirurgia, causas, estágios, condições, entre outros.

O aplicativo reúne diversos artigos sobre esses temas, e, inclusive, tem uma parte direcionada a sobreviventes. Além disso, eles também possuem artigos sobre a yoga e como ela pode ajudar durante o tratamento do câncer de mama.

breast-cancer-app

Como podemos perceber, apps do Outubro Rosa pode ser de grande ajuda para as mulheres. Além de conscientizar sobre a campanha e a prevenção da doença, ele está sempre acessível. Compartilhe com todas as mulheres que você conhece, e ajude na campanha!


  • Mariana Storto
  • Analista de Marketing Digital e SEO
  • Nascida no interior de São Paulo, já me tornei mineira de coração. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, sou apaixonada por Comunicação e Marketing Digital. "A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *