Outubro Rosa: tecnologia a favor da conscientização

Em apoio à campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama, fizemos uma lista de apps do Outubro Rosa. Confira!

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, em Nova York, quando aconteceu a primeira corrida pela cura. No Brasil, a primeira campanha pelo movimento aconteceu em outubro de 2002. Na ocasião, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Entretanto, somente em 2008 o movimento ganhou força nos demais estados do país: o Cristo Redentor — um grande símbolo nacional — também ganhou a cor rosa durante outubro.

Utilizar o mês para esse fim é extremamente importante para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, e a importância de fazer os exames preventivos. Há a estimativa de que em 2019 haverá 59.700 novos casos de câncer de mama, doença que afeta 29,5% dos cânceres em mulheres — de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

mulher-segurando-laço-do-cancer-de-mama

Cuide de você!

Considerando que o número de novos casos é grande, o autocuidado é de extrema importância para prevenir o câncer de mama. Afinal, detectar a doença cedo é fundamental para vencê-la a tempo!

São vários os fatores que interferem no risco de desenvolver a doença. Tanto o estilo de vida quanto características genéticas podem aumentar — ou diminuir — a incidência do câncer de mama. Portanto, existem algumas rotinas diárias que, além de aumentar a qualidade de vida, podem ajudar a combater o câncer:

  • Redução do consumo de álcool: o alcoolismo está relacionado ao aumento do risco de desenvolvimento do câncer de mama;
  • Praticar esportes: as atividades físicas podem reduzir a incidência da doença. Portanto, essa é mais uma evidência de que movimentar-se é uma boa prática para a manutenção da saúde;
  • Evite estar acima do peso: a obesidade também pode aumentar as chances de desenvolver a doença. Por isso, procure por um nutricionista para uma dieta saudável, e um bom educador físico para reduzir ainda mais os riscos de adoecer.

Essas e mais outras informações pertinentes sobre o Outubro Rosa podem ser acessadas com poucos cliques através de aplicativos. Continue lendo para conferir!

Aplicativos para usar no Outubro Rosa (e na vida!)

Diante desse cenário, todo mês de outubro, diversos meios de comunicação fazem campanhas de conscientização. Com o aumento da tecnologia, os informativos à respeito da doença se tornaram ainda mais efetivos, pois passaram a alcançar mais pessoas. Ainda em função da tecnologia, alguns aplicativos mobile foram desenvolvidos visando o Outubro Rosa e a saúde da mulher, como veremos a seguir.

Outubro Rosa – FEBAC

O aplicativo é uma plataforma simples, mas que contém informações valiosas para as mulheres. No total, ele possui três funções: o Compartilhar, o Autoexame e o Outubro Rosa.

A função Compartilhar serve para que que as mulheres possam tirar fotos e enfeitá-las com laços rosas e outros acessórios. O objetivo é aumentar a visibilidade do movimento a partir dessas fotografias das mulheres. 

Já o autoexame vêm com um tutorial. Nele há um passo a passo descritivo e com imagens guias com o que deve ser feito. Essa função é de extrema importância, pois elimina os mistérios do autoexame correto. Afinal, dúvidas podem surgir durante o procedimento. 

Enquanto a terceira função, o Outubro Rosa, traz informações interessantes que contextualizam a história por trás da campanha contra o câncer de mama. Seu único defeito é estar disponível somente em celulares android.

outubro-rosa-febac-app

Breast Cancer

Esse é, de longe, um dos apps do Outubro Rosa mais completos. Apesar do idioma do aplicativo ser o inglês, ele não poderia ficar fora da lista, pois nele há diversas funções. Seus conteúdos contemplam as formas de prevenção do câncer de mama, o diagnóstico, tratamento, cirurgia, diagnóstico e causas, entre outros.

O aplicativo contém também uma área destinada aos sobreviventes do câncer de mama e também artigos sobre o yoga e como a atividade pode auxiliar no tratamento da doença.

breast-cancer-app

Calendário Menstrual

Ainda que não se trate de um aplicativo específico para o Outubro Rosa, o Calendário Menstrual  — disponível tanto para celulares android quanto para os iOS — pode ser muito útil na hora de analisar as mudanças do corpo. Nele é possível registrar desde o humor até características do corrimento vaginal. 

Dessa forma, o diagnóstico médico pode ser ainda mais preciso com informações valiosas como essas. Vale a pena ressaltar que ele cria lembretes periódicos para o autoexame de mama.

Manter a saúde em dia fica muito mais fácil com esses aplicativos. Além de serem fontes de informação, eles estão sempre acessíveis. Então, leve o autocuidado e a informação para frente compartilhando com todas as mulheres que você conhece, e ajude na campanha!

A imagens consta a área de autoexame do aplicativo

Afinal, os cuidados promovidos durante o Outubro Rosa podem — e devem — se estender para os outros meses. Na verdade, o ideal é que o autocuidado seja diário para promover a saúde e qualidade de vida da mulher. 

Como podemos perceber, apps do Outubro Rosa pode ser de grande ajuda para as mulheres. Além de conscientizar sobre a campanha e a prevenção da doença, ele está sempre acessível. Compartilhe com todas as mulheres que você conhece, e ajude na campanha!

Você conhece algum outro aplicativo que não está nesta lista? Compartilhe-o conosco aqui nos comentários!


  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *