Outubro Rosa: tecnologia a favor da conscientização

Tags:    

Tópicos

Receba atualizações semanais no e-mail

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, em Nova York, quando aconteceu a primeira corrida pela cura do câncer de mama. No Brasil, a primeira campanha pelo movimento aconteceu em outubro de 2002. 

Na ocasião, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Entretanto, somente em 2008 o movimento ganhou força nos demais estados do país: o Cristo Redentor — um grande símbolo nacional — também ganhou a cor rosa durante outubro.

Utilizar o mês para esse fim é extremamente importante para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e a importância de fazer os exames preventivos. Há a estimativa de que entre 2020 e 2022 haverá 66280 novos casos de câncer de mama a cada ano, doença que afeta 29,5% dos cânceres em mulheres — de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Diante desse cenário, todo mês de outubro, diversos meios de comunicação fazem campanhas de conscientização. Com o aumento da tecnologia, os informativos a respeito da doença se tornaram ainda mais efetivos, pois passaram a alcançar mais pessoas.

Em apoio à campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama, aqui está uma lista de aplicativos pensados para a saúde da mulher. Confira!

Breast Cancer

O aplicativo Breast Cancer é, de longe, um dos apps do Outubro Rosa mais completos. Apesar do idioma do aplicativo ser o inglês, ele não poderia ficar fora da lista, pois nele há diversas funções. Seus conteúdos contemplam as formas de prevenção do câncer de mama, o diagnóstico, tratamento, cirurgia, diagnóstico e causas, entre outros.

O aplicativo contém também uma área destinada aos sobreviventes do câncer de mama e também artigos sobre o yoga e como a atividade pode auxiliar no tratamento da doença.

MAMAtch!

O aplicativo é uma forma de se conectar com outras pessoas que estão sofrendo com o câncer de mama. O MAMAtch funciona como um aplicativo de relacionamento, mas ao invés de ser focado em relacionamentos amorosos, a ideia é encontrar pessoas para trocar informações e experiências sobre o câncer.

Além de encontrar pessoas que estão passando por uma situação similar a sua, o aplicativo também tem as funções de tirar dúvidas com a atendente virtual da Femama e encontrar ONGs próximas. O MAMAtch está disponível para Android, mas também é possível se conectar com outras pessoas através do site.

aplicativo MAMAtch

Thummi

O aplicativo Thummi foi desenvolvido para monitorar pacientes em tratamento contra o câncer. Com ele você consegue monitorar seus sintomas, registrar seus remédios e horários para receber notificação lembrando de tomar os medicamentos.

A partir do monitoramento dos seus sintomas, o aplicativo apresenta a gravidade e se você precisa procurar ajuda médica. Essa análise de sintomas é feita a partir de um algoritmo por meio de testes dentro do aplicativo.

O aplicativo está disponível para iOS e Android.

interface aplicativo Thummi

Becca – Breast Cancer Support

O aplicativo Becca está disponível apenas em inglês, mas tem como objetivo informar melhor sobre o câncer de mama. Nele também é possível receber dicas e mensagens de inspiração que ajudam as pessoas que estão passando pelo tratamento. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

interface aplicativo Becca

Bônus: Cuide de você!

Considerando que o número de novos casos é grande, o autocuidado é de extrema importância para prevenir o câncer de mama. Afinal, detectar a doença cedo é fundamental para vencê-la a tempo!

São vários os fatores que interferem no risco de desenvolver a doença. Tanto o estilo de vida quanto características genéticas podem aumentar — ou diminuir — a incidência do câncer de mama. Portanto, existem algumas rotinas diárias que, além de aumentar a qualidade de vida, podem ajudar a combater o câncer.

Redução do consumo de álcool

 O grande consumo de álcool está relacionado ao aumento do risco de desenvolvimento do câncer de mama. Isso acontece porque o álcool aumenta os níveis de alguns hormônios do corpo, sendo um deles o estrogênio que está diretamente ligado à saúde mamária.

Praticar esportes

Indo na direção contrária do consumo de álcool, as atividades físicas ajudam a diminuir a circulação de estrogênio e inflamação no corpo e, dessa forma, podem reduzir a incidência da doença. Portanto, essa é mais uma evidência de que movimentar-se é uma boa prática para a manutenção da saúde.

Evite a obesidade

A obesidade pode aumentar as chances de desenvolver câncer. Esses fatores estão relacionados uma vez que um dos principais hormônios produzidos pelo tecido adiposo é o estrogênio. Por isso, procure por um nutricionista para uma dieta saudável, e um bom educador físico para reduzir ainda mais os riscos de adoecer.

Por fim

Manter a saúde em dia fica muito mais fácil com esses aplicativos. Além de serem fontes de informação, eles estão sempre acessíveis. Então, leve o autocuidado e a informação para frente compartilhando com todas as mulheres que você conhece, e ajude na campanha!

Afinal, os cuidados promovidos durante o Outubro Rosa podem — e devem — se estender para os outros meses. Na verdade, o ideal é que o autocuidado seja diário para promover a saúde e qualidade de vida da mulher. 

Você conhece algum outro aplicativo que não esteja nesta lista? Compartilhe-o conosco aqui nos comentários!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas