Gamification: a inovação que você precisa conhecer!

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Quer melhorar a qualidade, desempenho, venda e lucro da sua empresa? Sabia que o gamification poderia te ajudar a alavancar esses resultados? Nesse post explicaremos como essa inovação irá te ajudar!
Gamification, ou gamificação, significa utilizar elementos e técnicas de design de jogos em contexto de não jogos. Traduzindo, é você pegar algum de seus processos e aplicar conceitos de jogos para incentivar seus colaboradores.
Os 10 conceitos mais comuns de gamification

Objetivos

Um dos conceitos mais antigos de jogos é o objetivo ou a missão. O jogador tomará todas suas decisões, antes de tomar uma ação, baseado neles. Isso possibilita usuários aprendam na prática e que eles absorvam os valores que o jogo deseja passar.
O conceito na gamification é o mesmo. O líder deve traçar objetivos claros para a equipe, que permitam que cada membro dela consiga tomar suas decisões visando o objetivo comum. Aqui na Usemobile, por exemplo, traçamos objetivos individuais para cada colaborador e para os departamentos.

O objetivo departamental deve estar atrelada às individuais, assim toda equipe tomará suas ações e caminhará pela mesma estrada. E claro que tudo isso deve ser atrelado a números, para mensurarmos nossa evolução.

Onboarding

Onboarding é o termo utilizado para o aprendizado através da prática. Sempre que novos usuários começam um jogo, pequenos objetivos são passados para eles. Estes serão alcançados através da realização de pequenas tarefas, que mantém o jogador engajado.
Esse conceito de gamification pode ser aplicado quando novos colaboradores entram na empresa como para novos desafios da equipe. Novos desafios podem ser, por exemplo, mudança no objetivo, implementação de um novo software ou qualquer mudança nos processos.

Pequenas tarefas são atribuídas até com que o jogador se acostume com o jogo
Aqui utilizamos esse conceito principalmente quando aprovamos novos estagiários, atribuindo pequenas tarefas relacionadas ao objetivo geral. Assim eles conseguem se manter motivados e recebem feedbacks após cada pequena tarefa.

Feedback rápido

Em todo game, é comum aparecer notificações de mensagens com os acertos e erros do jogador ao atingir o objetivo. Quando ele falha, a mesma caixa de mensagem aparece com o motivo da falha e incentiva o jogador a continuar.
Na gamification, você deve fazer o mesmo com sua equipe. Ficar atento a cada ação de seus colaboradores e procurar conversar mais com eles. A cada erro e a cada acerto, eles devem saber o que fizeram bem e o que melhorar.
Esse feedback pode ser feito através de conversas individuais com cada um ou através de e-mail. Mas tome cuidado com a linguagem, para não ser muito branda ou ofensiva, pois queremos que os colaboradores evoluam.

Na Usemobile, utilizamos feedbacks semanais e pontuais. Esse último só acontece em casos especiais, como um objetivo concluído antes do prazo ou um atraso na entrega.

Transparência

Durante todo o jogo, o progresso do jogador é mostrado. Isso acontece através de gráficos, objetivos atingidos até o momento ou nível de experiência. Assim é possível acompanhar o progresso e a evolução do usuário durante o jogo.
Esse conceito no mundo empresarial, através do gamification, consiste em mostrar para toda empresa como estão os objetivos departamentais. Os individuais devem ser mostrados para todos membros do departamento. Assim o progresso de cada um e da equipe pode ser acompanhado por todos.
Na Usemobile utilizamos o Google Spreadsheets para o acompanhamento de metas. As metas individuais são compartilhadas com todo o departamento e as departamentais com toda empresa.
Acompanhamos o progresso semana a semana e aplicamos o feedback pontual, caso algum número não esteja dentro do esperado. Isso faz com que todos estejam na mesma distância do caminho até nossos objetivos.

Conquistas

À medida que o jogador progride no jogo, ao realizar ações únicas ele recebe uma conquista. Isso pode vir na forma de uma mensagem, através de uma insígnia ou um título, que permite que todos saibam que ele conseguiu um objetivo único.
Esse conceito é aplicado ao mundo corporativo da mesma forma. Ao conseguir feitos únicos baseados em seus objetivos, o colaborador ou departamento deve ganhar algo que simbolize a conquista.

Nós utilizamos nossos objetivos e propomos alguns desafios para os departamentos. Ao conseguir atingir um número pré-estabelecido, todo o departamento é bonificado com algum objeto ou evento.
Essa prática mantém nossa equipe engajada e mostra o quão habilidosa uma pessoa é em um assunto. Também faz com que sempre busquemos a melhor forma de alcançar nossos objetivos.

Subir de nível

Ao realizar ações para alcançar o objetivo, nosso personagem vai adquirindo experiências, conquistas, recompensas e sobe de nível. O nível mostra quem tem mais tempo e conhecimento do jogo.
O nível das pessoas em uma organização pode ser mensurado através das conquistas que cada um já recebeu, pela quantidade metas já batidas e ações únicas realizadas para empresa.
Tudo isso seria visível para toda empresa, o que faz com que as pessoas se sintam importantes e valorizadas pela organização.

Pontuação

Todo jogo apresenta um sistema de pontuação no qual o jogador pode trocar esses pontos por recompensas. Essas pontuação vem de conquistas, arquivamentos, missões completadas, dentre outras maneiras.
A gamification traz esse conceito para as empresas através do acúmulo de pontos e recompensas. Porém essa pontuação virá de objetivos cumpridos, compartilhamento de conhecimento, contribuições para a equipe e criação de algo útil para as pessoas ou empresa.

Competição

Essa característica é percebida principalmente nos jogos online. Neles as competições comparativas para ver quem é o melhor sempre acontecem. Isso faz com que as pessoas se esforcem para serem melhores e contribuem para o crescimento da equipe.
O gamification traz essa prática através de quadros de classificação, baseados no tempo, equipe e individualizados. Assim as pessoas podem se comparar e pensar em ações que farão com que ela alcance o colaborador, ou equipe, mais próximos.
A competição faz com que as pessoas procurem novas formas de conseguir alcançar os objetivos. Mas ela deve ocorrer de forma saudável dentro da empresa, sem que uma pessoa prejudique a outra.

Colaboração

Como em qualquer jogo, Só conseguimos completar algumas tarefas mais difíceis com a ajuda de outras pessoas. Isso faz com que as pessoas trabalhem em equipe, visando conseguir completar os objetivos.
Ao traçar os objetivos, pense em alguns que precisarão do engajamento de toda equipe. Todos terão um motivo para trabalhar junto e compartilhar conhecimento, o que fará com que a equipe cresça como um todo.
A colaboração pode ser usada junto com a competição, comparando o progresso de diferentes departamentos. Mostre para cada membro da equipe como ele está ajudando o time, afinal ninguém quer ficar pra trás ou abandonar membros da equipe.
Aqui na Usemobile, ao traçar os objetivos dos times, colocamos um interligado com o outro. Então todos somos dependentes uns dos outros na hora de conseguir alcançar o nosso macro objetivo. O conhecimento também é compartilhado em cada etapa do processo, fazendo com que nossos membros sempre aprendam coisas novas!

Comunidade

A comunidade é que faz com que os elementos como conquistas, competição e outros elementos tenham sentido. Em todo jogo você cria uma comunidade de pessoas com quem comparar.
No mundo corporativo aplicamos o conceito da mesma forma. Criamos uma comunidade, pode ser departamentos ou equipes isoladas, no qual as pessoas se comparam. Nesse contexto as conquistas, competição e todo progresso das pessoas podem ser comparados.
A comunidade juntamente com a colaboração, criam times de alto nível que apresentam ótimos resultados. Aqui utilizamos esse conceito dentro dos departamentos, separando pessoas com objetivos próximos para se comparar.

Sabe como usar o gamification na sua empresa?

Esses são os dez conceitos mais comuns de gamification, mas existem outros que podem ser aplicados para equipes. Falei um pouco sobre como aplicamos alguns deles aqui na Usemobile e espero que tenha ajudado vocês a refletir.
Se algum de vocês já aplica esses conceitos ou teve alguma ideia boa ao para aplicá-lo ao longo do texto, compartilhe com a gente. Gostamos de trocar experiências para procurar evoluir sempre!

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