empresa-de-aplicativos

Cuidados ao escolher uma empresa de aplicativos

O mundo atual está cada vez mais tecnológico. O número de smartphones cresce exaustivamente a cada ano e seu uso começa a ser quase existencial. Com esse crescimento o mercado tem que se manter em alta e buscar alternativas para receber a inovação. Uma das saídas que mais tem sido utilizada é a produção de aplicativos para organizações, porém todo cuidado é pouco na hora de escolher a empresa de aplicativos que irá desenvolver seu projeto. Ficou curioso? Venha saber mais!

O mercado está extremamente competitivo. Seu principal campo de ação tem sido em produtos que envolvem tecnologia e inteligência. E no Brasil os números não estariam diferentes. Segundo uma pesquisa realizada pela OPUS é possível ver como estão às estatísticas de uso de celular no Brasil. Os números mostram o quanto a mobilidade está presente no dia a dia dos brasileiros.

Vamos a algumas estatísticas:

Estatística

  • No segundo trimestre de 2015 o número de brasileiros que usam o smartphone para acessar a Internet ultrapassou a marca de 72 milhões, representando um aumento de 23,5% em relação ao semestre anterior;
  • O número de internautas brasileiros que realizam pagamentos através de seu smartphone dobrou em um ano, passando de 21% no final de 2014 para 46% em 2015 (dados de dezembro de 2015);
  • 41% dos internautas brasileiros já realizaram pelo menos uma operação de compra de mercadorias físicas usando seu smartphone (dados de setembro de 2015);
  • Em pesquisa de novembro de 2015, 20% dos donos de smartphones possuíam algum aplicativo pago, e 45% realizaram algum tipo de compra “in-app” (isto é, de dentro de um aplicativo);

Observando esses números já deu para perceber que não importa o mercado em que seu negócio esteja, buscar inovação nunca é demais. E com a certeza de sucesso a procura por empresa de aplicativos tem aumentado cada vez mais. Isso porque terceirizar esse trabalho pode ser a melhor saída para obter seu aplicativo.

Atenção na hora de escolher sua empresa de aplicativos

Já ficou claro a importância de se atualizar e começar a estudar a implantação de um aplicativo para sua organização. Porém, todo cuidado é pouco na hora de escolher a empresa de aplicativos que cuidará da sua demanda. Para te ajudar nisso separamos alguns pontos que são essenciais na hora de fazer sua escolha.

Escolher uma empresa de aplicativos que cumpra seu papel irá fazer total diferença na hora de traçar sua estratégia mobile. Desenvolver um aplicativo representa um passo importante na trajetória da empresa. Afinal, estamos em um ambiente em que novidades são lançadas diariamente. Portanto, o aplicativo tem que ser completo, tanto em sua interface como em seu funcionamento.

É necessário pensar no investimento como uma parte da empresa que ficará exposta para todos os clientes e futuros negociantes. Ou seja, a experiência do usuário conta e muito na hora da elaboração do projeto. Nesse sentido, a qualidade da empresa de aplicativos contratada para desenvolver seu app é essencial.

Escolher sua empresa de aplicativo

Também não se pode esquecer que essa relação entre contratante e empresa de aplicativos não deixa de uma negociação. Dessa forma, todos os pontos devem ser bem trabalhados no contrato. Surpresas no decorrer da caminhada de produção não é algo bom nesse caso. Por isso uma definição prévia entre serviços prestados, seus respectivos valores e ações é essencial.

Além disso, algumas questões a respeito da empresa de aplicativos contratada devem ser analisadas. O mercado é amplo e por oferecer diversos caminhos no ramo de desenvolvimento existem inúmeras empresas direcionadas. Ou seja, certifique-se  antes de fechar o acordo que aquela empresa realmente é a mais adequada para projetar o seu aplicativo. Vamos agora a alguns aspectos específicos que devem ser analisados.

Conheça a equipe com a qual está trabalhando

Após escolher a empresa de aplicativos que ficará responsável pelo seu projeto é importante que você conheça os profissionais com os quais irá trabalhar. Esse é um dos pontos mais cruciais do seu projeto. Isso porque conhecendo o grupo todo e sabendo suas especialidades fica muito mais fácil para você explicar o modo como pensou seu próprio aplicativo.

Conheça a equipe

Criar um relacionamento saudável com essas pessoas determinará o tipo  de experiência que ambas as partes terão ao final do projeto. Além de que sabendo quem são esses profissionais você também pode buscar conhecer um pouco mais sobre sua qualificação, o que pode garantir o sucesso ou não do seu app.

Quando se fala de uma empresa de aplicativos, a equipe que está envolvida na produção deve possuir pessoas que atuam em diferentes áreas. Isso porque o desenvolvimento de um aplicativo requer uma estrutura de programação. Além de um design que seja de fácil entendimento para o usuário. Além de uma interface que chame atenção e crie interesse. É importante ressaltar que uma mesma pessoa pode realizar mais de um trabalho na produção de um aplicativo. Sendo assim, dê uma olhada em alguns profissionais envolvidos:

Designer

A pessoa que for responsável por essa função deverá pensar em todas as interfaces do seu aplicativo. Ou seja, ela deverá pensar em métodos que irão capturar a atenção do usuário e transformar o ambiente mobile em algo interativo, realmente resolva o problema do cliente.

Requisitos como estética, usabilidade e experiência nortearão o trabalho do designer. Ao se atentar a esses pontos a garantia de se ter um app popular aumenta e muito, pois são mecanismos que lidarão diretamente com o seu público.

Designer

Essa função pode ser estendida não apenas a aplicativos, mas também a páginas web, como o site de uma empresa ou o blog pessoal. O ideal é que o mesmo profissional que idealizou seu aplicativo desenvolva também sua página web. Assim mesmo sendo formatos diferentes os dois mecanismos conversaram entre si. Permitindo uma dinâmica de uso muito mais vantajosa para o seu consumidor.

Desenvolvedor

A palavra “desenvolvedor” pode ser um termo genérico utilizado para descrever inúmeras tarefas que serão executadas no processo de produção. Esse profissional será o responsável por idealizar junto com você as funções, a linguagem, os requisitos, os bancos de dados, enfim, tudo que é relativo ao seu aplicativo.

Basicamente a sua responsabilidade é entender suas necessidades e principalmente elencar as “dores” que seus clientes possam ter em seu sistema de atendimento e propor melhorias que serão traduzidas na produção do aplicativo.

Desenvolvedor

Após entender todos os adjetivos que devem ser produzidos no produto final o desenvolver então passa a fazer a parte bruta do trabalho. Ou seja, ele transforma tudo o que foi pensado até o momento em um código fonte, que representa a matriz do seu app. Esse código fica então responsável por fazer o projeto funcionar interligando todos as etapas ditas anteriormente.

Gerente de Projetos

Depois do aplicativo ser desenvolvido e passar na fase de teste esse profissional será o seu principal aliando. O gerente de projetos fará parte de toda a parte administrativa. Entenda então que ele é o principal responsável por acompanhar o cronograma de montagem. Depois monitorar o orçamento que o investimento gerou ou não. Em outras palavras, é quem pressiona a equipe para que tudo saia no prazo correto, sem aumento nos custos e da forma como você idealizou.

Gerente de Projetos

Da mesma forma que existem muitos modelos de empresa de aplicativos, seus profissionais podem também passar por variações. A escolha não depende do tamanho da equipe e sim da sua eficácia na hora da entrega do produto final.

Descubra o que seu aplicativo pode fazer

É essencial que você esteja por dentro de todas as funções que um app pode oferecer para o seu consumidor. São esses mecanismos que irão propor um melhor atendimento ao seu cliente e criar experiências enriquecedoras para o seu público.

Aplicativos

Podemos classificar, de forma bem singela, os produtos em duas categorias: Os aplicativos mais simples e os mais complexos. Digamos que as atividades que o seu app pode realizar são inimagináveis. Atualmente cresce no mercado reproduções em setores que já deram certo, como por exemplo em um aplicativo tipo Uber. Porém, os campos não possuem limites, desde áreas em que o mobile é explorado na educação até mesmo em setores de  saúde e vida fitness os aplicativos já estão dominando.

A dica aqui é pensar sempre no que pode melhorar e principalmente acrescentar na experiência do seu cliente. Os dados já comprovam como o público em geral se adequou a o uso de aplicativos em seu dia a dia. Sendo assim, investir em uma tecnologia de ponta passou a ser essencial para se manter no mercado.

Ficou curioso para saber quais são essas funcionalidades e o que um app pode te oferecer. Apos até que está cheio de ideias para produzir o seu próprio aplicativo. Então não perca tempo. Acesse nossa  calculadora, selecione as funções que deseja em seu projeto e saiba quanto custa o app dos seus sonhos.

Calculadora Quanto Custa

Saiba sobre a trajetória da empresa

Bom, após conhecer todo o time que estará diretamente ligado ao desenvolvimento do seu app. E entender um pouco a função que cada pessoas exerce na criação. Agora é hora de saber quais foram os cases de sucesso que essa equipe já produção. Ou seja, analisar o portfólio que esses profissionais te oferecem. Essa hora é essencial para procurar referências de empresas que atuam no mesmo ramo que você ou até mesmo anotar ideias que gostaria de acrescentar no seu próprio aplicativo. Então anote essas dicas rápidas:

  • Verifique o portfólio da empresa. Busque saber quais os aplicativos, páginas web ou qualquer outro serviço digital que essa empresa já produziu.
  • Veja as avaliações que os usuários de apps da empresa fizeram. Após ter um apanhado geral de outros produtos desenvolvidos por essa mesma empresa busque esses materiais e analise as críticas tanto da Apple Store quanto na Google Play, que são as lojas de aplicativos para sistemas operacionais da Apple e da Android, consequentemente.
  • Analise os preços de mercado. Antes de chegar a decisão final peça orçamento em outra empresa de aplicativos. Só assim você poderá ter um referencial para comparação de serviços e preços. Analise qual será o seu fundo de investimento e escolha a opção que mais se adequa a suas necessidades.
  • Não tenha medo de perguntar.  Quando você contrata uma empresa de aplicativos para fazer o desenvolvimento do seu app, subentende-se que essa não é a área com a qual você trabalha. Dessa forma, é normal que você tenha dúvidas sobre a produção, desenvolvimento e funcionalidade do seu investimento. Não tenha receio de ser evasivo ou atrapalhar. Afinal, todo investimento deve ser bem pensado e trabalhado para que se tenha bons frutos no futuro.

Se mantenha no mercado

Se mantenha no mercado

Já ficou claro que é necessário todo cuidado na hora de escolher sua empresa de aplicativos. Isso porque as opções são infinitas e o mercado nesse setor também está bem aquecido. O que você não pode deixar é de sempre procurar inovações tecnológicas para o seu negócio.

Afinal, o setor de aplicativos cresce cada vez mais no mundo e no Brasil não é diferente.

Nós da Usemobile já contamos com aplicativos de sucesso com produção interna da nossa equipe. Se você tem interesse em produzir um aplicativo para sua empresa entre em contato e peça agora o seu orçamento. Aqui você tem um ótimo time de profissionais.  Estamos prontos para te atender, além de ser a melhor em qualidade e preço.

Gostou do texto? Tem alguma sugestão ou elogio? Não fique com vergonha, deixe seu comentário!


  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.