Tudo sobre o MDM (Mobile Device Management)

De uns tempos para cá, houve uma transição drástica em relação ao uso de celulares. Seja corporativo ou pessoal, o uso mudou drasticamente. As organizações incentivam seus funcionários a trazer seus próprios dispositivos para o local de trabalho. BYOD (Traga seu próprio dispositivo) oferece aos funcionários a opção flexível de trabalhar com o dispositivo familiar de qualquer lugar e em qualquer momento. Além disso, os empregadores também apreciam a eficiência aprimorada sem investimento.

No entanto, a tendência de BYOD exige segurança, privacidade, gerenciamento e conectividade. Os funcionários executam uma variedade de sistemas operacionais. O risco de usar dispositivos móveis para o trabalho aumentou e isso exigiu o início das soluções de gerenciamento de dispositivos móveis. O MDM é um software implementado para monitorar smartphones, tablets e outros dispositivos conectados à rede da organização.

As organizações não podem arcar com uma violação de dados cara e, portanto, as soluções de MDM são consideradas a melhor opção no local de trabalho orientado para BYOD. O MDM é um componente essencial no gerenciamento de mobilidade empresarial quando combinado a qualquer uma das ferramentas, processos, políticas e tecnologias adicionais funciona de forma eficaz para tratar de problemas relacionados a dispositivos móveis.

A evolução do gerenciamento de dispositivos móveis

No passado recente, mais funcionários / profissionais usavam seus dispositivos pessoais para o trabalho corporativo, isso fez com que o gerenciamento de dispositivos móveis evoluísse para que os funcionários fossem provisionados para acessar informações de qualquer lugar e a qualquer momento.

Primeiramente, as soluções foram centradas para se concentrar apenas no dispositivo e, portanto, eram desprovidas de gerenciamento de conteúdo e aplicativos correspondentes. No entanto, com a abordagem centrada no BYOD, as soluções de EMM (enterprise mobile managemen) estão crescendo em um ritmo mais rápido, com muitos recursos para atender às oportunidades móveis.

Assim, os pacotes EMM gerenciam as ferramentas de gerenciamento de configuração e as ferramentas de gerenciamento de políticas. As organizações de TI confiam totalmente nos conjuntos de EMM para fornecer suporte de TI aos usuários finais que usam dispositivos móveis e é uma solução para gerenciar políticas de segurança.

A seguir estão as principais funções do pacote EMM do dia atual

  • Inventário de Aplicativos
  • Inventário de hardware
  • Implantação de aplicativos móveis
  • Configuração de aplicativo para celular
  • Gerenciamento de Políticas
  • Atualização e remoção de aplicativos para dispositivos móveis
  • Executa ações remotas
  • Gerenciamento de Conteúdo Móvel

Termos-chave e definições

Gerenciamento de dispositivos móveis

Também conhecido como MDM, é um aplicativo de segurança usado pelo departamento de TI de qualquer organização. O departamento de TI depende do MDM para monitorar, proteger e controlar os dispositivos móveis dos funcionários da empresa, conectados à rede corporativa, implantados em vários provedores de serviços móveis e em diversos sistemas operacionais móveis.

Gerenciamento de mobilidade empresarial 

Comumente chamado de EMM, oferece uma combinação de ferramentas, processos, políticas e tecnologias para controlar e manter o uso de dispositivos móveis em uma organização. EMM está evoluindo correspondendo às operações de negócios de evolução de rotina em relevância para o aumento das tendências de uso de dispositivos móveis.

O MDM, quando associado a tecnologias e ferramentas de segurança adicionais , oferece segurança absoluta aos dispositivos móveis

BYOD

Silga para Bring Your Own Device, essa é uma abordagem que permite que os funcionários conectem seus dispositivos pessoais à rede corporativa segura.

Por que as empresas precisam do MDM?

A elevada adoção do uso de smartphones e tablets e o aumento no número de funcionários que optam por trabalhar em casa supera a necessidade de implantar soluções de mobilidade seguras para ajudar os funcionários a usar seu próprio dispositivo para o trabalho

  • Uma pesquisa revela que haveria um aumento no mercado de EMM (enterprise mobile management) de US$ 3,8 bilhões para US$ 9,8 bilhões até 2018.
  • Pequenas e médias empresas estão aumentando rapidamente com a adoção de soluções de dispositivos móveis.
  • Pesquisas afirmam que mais da metade (67%) das pequenas e médias empresas agora consideram as soluções móveis mais vitais.
  • 83% das SMBs já começaram a implementar o uso de aplicativos móveis para aumentar a produtividade dos funcionários.
  • 55% dos funcionários estão usando aplicativos móveis para permanecer conectados a determinadas funções de negócios.

Com o EMM, é certamente uma prova do futuro. Business sans MDM são altamente vulneráveis ​​a perda de dados e não são seguros. Há maiores chances de risco de que os dados caiam nas mãos maliciosas.

Dispositivos desprovidos de MDM são ineficientes para proteger dispositivos contra malware e outros vírus. Isso pode comprometer dados comerciais confidenciais. Isso reduziria ainda mais a receita do negócio devido a violações de segurança – perdendo assim a reputação de clientes e negócios. Torna-se caro para as empresas se recuperarem da violação de dados e está aumentando ano após ano. Isso pode ser superado com um valor da solução EMM.

Fatores-chave a considerar ao escolher uma solução MDM

Existem inúmeras opções de MDM disponíveis no mercado. Alguns dos fatores a seguir são fundamentais para considerar ao escolher uma solução MDM para se adequar ao seu negócio.

  1. Solução baseada em nuvem – para atualizações instantâneas e automatizadas
  2. Centralizado com monitoramento 24/7
  3. Monitoramento e Configuração Remota
  4. Aplicação de políticas de segurança
  5. Limpeza de dados do controle remoto para ser cauteloso e um passo à frente do acesso não autorizado
  6. Geofencing para limitar o acesso a determinados aplicativos e dados por determinados usuários de um determinado local.
  7. Opção de backup para recuperar dados confidenciais corporativos
  8. Alerta quando um usuário tenta jailbreak e root para contornar restrições
  9. Desconectando dispositivos não autorizados e suspeitos do controle remoto
  10. Escalável para acomodar novos usuários e ser compatível com dispositivos sofisticados.

Acima de tudo, o fator de sucesso de qualquer solução MDM depende de quão bem ela é implementada e executada adequadamente. É fundamental entender qual plataforma de MDM corresponderia melhor às políticas da empresa.


  • Luis Otávio
  • Diretor de Marketing
  • Mineiro de Ouro Branco. Apaixonado por esportes. Graduando em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em Administração me proporciona uma visão otimizada do mercado.Marketing digital é o bom e velho marketing porém com ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *