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7 motivos para se investir em um aplicativo

O mundo tem corrido cada vez mais rápido. As demandas e informações nos bombardeiam a todo instante, e para lidar com elas parece não sobrar tempo para fazer mais nada. Não é a toa que nenhum mercado cresce mais que o de smartphones e aplicativos mobile. Na América Latina, smartphones responderam por 59% dos acessos à Internet. Só no Brasil são 240,9 milhões de celulares em circulação segundo pesquisa realizada em outubro do ano passado, constituindo o sexto maior mercado mundial de aparelhos móveis. Se você quer chegar até as pessoas, investir em um aplicativo é uma excelente maneira.

Todos querem usufruir da facilidade de poder executar todas as suas tarefas “on the go”, ou seja, sem precisar parar e chegar em casa para fazer uma busca online, mandar um e-mail ou até mesmo fazer compras. Um elemento definitivo para esse sucesso está no surgimento e na evolução constante dos aplicativos.

Constantemente as empresas têm notado a importância de investir em aplicativos próprios para aprimorar significativamente o desempenho dos serviços oferecidos por elas, dentro de um mercado naturalmente saturado e competitivo.

Nesse sentido, os apps podem ser o diferencial determinante entre o êxito e o fracasso de qualquer produto, e devem ser vistos como os melhores aliados para impulsionar seja lá o que você estiver oferecendo.

Segundo pesquisa da Teradata Marketing Applications, no Reino Unido 96% das maiores lojas já otimizaram seus serviços através de aplicativos móveis próprios, e 94% fizeram o mesmo nos Estados Unidos.

No Brasil (onde instala-se uma média de 63 aplicativos por dispositivo, com uso regular mensal de aproximadamente 22 apps), 46,2% dos habitantes portadores de smartphone já fizeram compras através de aplicativos e fariam novamente.  Além disso, um aplicativo próprio não apenas aperfeiçoará a experiência dos seus usuários, como dará mais credibilidade à sua marca.

Confira a seguir 7 motivos e 3 dicas para se investir em um aplicativo móvel:

  1. O mundo é mobile

É um fato inegável – as pessoas definitivamente trocaram a rigidez dos notebooks e laptops pelos tablets e celulares, já que sua praticidade e fluidez permitem que sejam levados e acessados em quaisquer lugares.

Segundo estudos da Google, 62% dos brasileiros possuem em mãos um smartphone – um aumento de 48% em relação a 2012. Portanto, as empresas que direcionam esforços na melhor portabilidade de seus sites, pensam em investir em um aplicativo ou já investiu em um funcionamento fácil e descomplicado de seus aplicativos tem saído em disparada na frente.

A praticidade dos apps reside também na possibilidade deles serem acessados e utilizados a qualquer horário do dia ou da noite, e em qualquer situação. Além disso, os números indicam que as gerações mais jovens usam computadores e dispositivos fixos com cada vez menos frequência, trabalhando, se divertindo e comprando através dos aparelhos mobile.

Somando isso ao fato dos jovens serem os que mais gastam em aplicativos, fica fácil compreender a razão dos apps terem vindo para ficar.

  1. Vendas in-app tendem a aumentar

Cada vez mais os clientes têm deixado de fazer compras em sites, preferindo a facilidade das compras feitas dentro dos próprios aplicativos. A expectativa era de que, até o fim de 2017, o lucro obtido através de compras in-app correspondesse a 48,2% dos ganhos totais no mercado global – com expectativa de chegar a surpreendentes 71,7 bilhões de dólares até o fim de 2020.

Mas para que isso seja possível, é necessário investir em um aplicativo completo e funcional, que disponha de todas as informações sobre os produtos que os clientes necessitam. Comprar um produto através do seu app deve ser tão ou ainda mais fácil quanto em sua loja, para estimular o usuário a permanecer com o aplicativo e recomendá-lo a outros possíveis clientes. Além do mais, pesquisas apontaram que 74% dos usuários de smartphone baixam aplicativos mobile por conta de recomendações de pessoas próximas, parentes e amigos.

  1. Suporte e feedback facilitados

Os aplicativos também são ótimos instrumentos para oferecer suporte de forma rápida e eficaz. Através deles seus clientes não apenas podem fazer pedidos adicionais, como acessar informações de suas contas, rastrear o histórico de  transações e compras e atividades relacionadas. O serviço também pode responder ao usuário de forma instantânea, levando sua marca a um patamar muito mais elevado aos olhos do cliente.

  1. Engajamento e personalização

Mas não é apenas a vida dos seus clientes que os apps podem facilitar: eles fornecem uma alternativa simples e extremamente eficiente de coletar dados sobre os usuários em tempo real, como quais os perfis de comprador associados a cada produto ou serviço oferecido, que ações são executadas dentro do aplicativo com mais frequência e por quais tipos de usuários, etc.

Essas informações, além de permitirem que você enxergue formas claras de aprimorar seu aplicativo e ajudar a cumprir com as expectativas dos seus clientes, servem para oferecer a eles conteúdo personalizado, aumentando o engajamento e a confiança que seus usuários depositam na sua marca.

Apesar de 90% dos usuários permanecerem mais tempo utilizando aplicativos em relação a navegação Web, 26% dos apps são desinstalados logo após o primeiro uso. Um aplicativo médio de Android perde 90% dos seus usuários após 30 dias de seu lançamento, sendo que mais de 30% deles permaneceria utilizando o serviço se diferenciais (como descontos) fossem oferecidos. O benefício mútuo é a chave para manter seu cliente engajado.

  1. Aumento no interesse pelo produto

Aumento do interesse: seu app pode servir como um ponto único e de acesso simples para exibir os produtos disponibilizados pela sua empresa, utilizando informações customizadas para demonstrar itens de interesse para clientes individuais.

Usando um sistema de notificações junto do sistema de coleta de dados, pode-se levar ofertas valiosas aos usuários, antes mesmo que ele pense em procurar o produto em outro local. Esse modo de operação também estimula seus clientes a verificarem seu app constantemente em busca das melhores propostas.

  1. Mais lucros e mais clientes

Com a melhoria da experiência do usuário, vem o aumento do engajamento e das recomendações positivas. Consequentemente, investir em um aplicativo não apenas aumentará sua renda como aumentará a fidelidade de clientes antigos enquanto atrai novos naturalmente.

Eventualmente você nem precisará gastar com marketing ou propaganda: só de oferecer uma experiência de usuário efetiva, agradável e de alguma forma memorável aos seus clientes mais antigos, eles indicarão e defenderão seu app para as pessoas próximas, que por sua vez recomendarão o serviço a outras depois de se tornarem clientes, e por aí vai.

Fornecendo uma melhor experiência ao usuário, sua empresa ganha em credibilidade e sua marca pode se destacar dentre todos aqueles serviços mal executados e dos quais se ouvem tantas reclamações pela Internet.

Uma vez que um cliente confie e se sinta satisfeito com o produto que você oferece, ele jamais irá desinstalar seu app, além de recomendá-lo continuamente a pessoas de seu convívio ou círculo pessoal. Sua empresa só tem a ganhar.

  1. Segurança, confiança e credibilidade

Muitos usuários já habituados com compras online preferem fazer pagamentos utilizando os smartphones, já que eles fornecem um meio mais seguro de armazenamento pessoal: através de PINs e criptografia que transformam informação em símbolos, dificultando o vazamento de dados privados. Além do cliente se sentir mais seguro e confiante na hora da compra, as empresas podem se beneficiar das taxas de transação feitas por ele.

Dicas ao se investir em um aplicativo

  1. Acrescentar elementos provenientes de redes sociais ao seu aplicativo aumentará o tempo que seus usuários passam no aplicativo. Recursos como um chat integrado, curtidas, mensagens in-app e a possibilidade de deixar críticas e comentar as reviews de outros usuários irá aprimorar o nível de engajamento e a qualidade da experiência como um todo.
  2. Oferecer descontos e ofertas diárias exclusivas somente para usuários do seu app é uma ótima maneira de manter seus clientes engajados e garantir que eles retornem todos os dias ao aplicativo em busca das melhores oportunidades.
  3. Tenha sempre no seu aplicativo um canal aberto para os usuários deixarem seu feedback em relação ao produto oferecido ou ao próprio app. Ouvir e analisar as críticas dos seus clientes, que para começo de conversa se propuseram a fazê-las para aprimorar a sua marca, é um passo importantíssimo para compreender melhor as demandas do seu público. Muitos problemas relacionados à falta de engajamento ou abandono de aplicativos poderiam ser solucionados facilmente se as empresas escutassem mais atentamente às reivindicações de seus consumidores.

Concluindo…

Se você possui uma empresa e oferece qualquer tipo de produto ou serviço porém nem passou pela sua cabeça investir em um aplicativo para mobile, saiba que seus competidores já estão muito a sua frente.

Os apps não são apenas uma tendência passageira, mas o caminho para o futuro das transações online. Criar um aplicativo útil, fácil e prático é hoje a melhor forma de alcançar um público cada vez maior e que, ao que tudo indica, não abandonará os dispositivos móveis tão cedo.

Considerando também que o Brasil representa um mercado em crescimento definitivo para os apps, apesar de poucas empresas se darem ao trabalho de produzirem os próprios e de excelência, é seguro afirmar que investir em um aplicativo bem feito em muito destacará você dos seus concorrentes.

Mas não basta fazer um app qualquer simplesmente para dizer que tem: é necessário muito trabalho, pesquisa e uma equipe de desenvolvedores profissionais, capazes de compreender e lidar com as demandas específicas da sua ideia durante todas as fases do processo de produção. Tem uma ideia ou um projeto de aplicativo mas não sabe como dar o pontapé inicial? Converse com a gente!