5 motivos para integrar chatbots em aplicativos

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A prática de integrar chatbots em aplicativos é algo que está se tornando cada vez mais comum. Grandes e pequenas marcas já se conscientizaram dos diversos benefícios que essa união pode trazer e estão se adaptando a essa nova realidade conversacional.

Atualmente, sabe-se que 65% da população brasileira está conectada à Internet, segundo dados do IBGE e de acordo com a App Annie — empresa de análise de mercado mobile — em artigo divulgado pela Mobile Time

“O tempo mensal em aplicativos móveis cresceu 40% no segundo trimestre de 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado, superando a marca de 200 bilhões de horas. O usuário médio gasta 4 horas e 20 minutos por dia em smartphones”.

Embora esse crescimento tenha sido presumido, visto que as pessoas tendem a preferir acessar a internet por meio de seus aparelhos móveis, muito desse crescimento está atrelado ao fato de todo o mundo ter sido submetido a novos hábitos depois do advento da pandemia. 

Por isso, é seguro afirmar que mais pessoas consomem conteúdos, realizam compras e, principalmente, se comunicam digitalmente via mobile. E esse hábito de se comunicar de forma online criou um ambiente propício ao uso de chatbots. Ou seja, integrar chatbots em aplicativos passa a fazer todo o sentido, uma vez que as pessoas migraram para esse meio digital. 

Embora, para as empresas, seja interessante estar onde seu público está, abaixo você vai conhecer 5 motivos para integrar chatbots em aplicativos, que fazem toda a diferença na experiência do usuário e nos resultados comunicacionais oferecidos por uma marca.

Quais são os 5 motivos para integrar chatbots em aplicativos?

Antes de listar os benefícios de se ter um chatbot integrado a aplicativos, é importante ressaltar a facilidade de se criar um chatbot

Por causa da sua atuação notoriamente eficiente, dá-se a impressão que a implementação desse recurso é algo complicado e difícil, porém isso não é uma verdade e é necessário conhecer as possibilidades de implementação e a forma certa de se fazer isso.

Além da facilidade de colocar em prática o uso de chatbot, integrar chatbots em aplicativos traz diversas vantagens.

Automatização do atendimento

Automatizar é “prover de máquinas ou de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, para agilização e otimização da produção, dos serviços etc” (definição do dicionário de português da Google, proporcionado pela Oxford Languages). 

Ou seja, os robôs inteligentes são essas máquinas criadas para manter uma conversa por meio de um chat online, que são diretamente responsáveis por otimizar e aproveitar melhor o tempo para fazer um atendimento.

Pois enquanto uma pessoa realiza um atendimento por vez, um bot consegue atender vários contatos simultaneamente, fazendo com que essa comunicação aconteça de forma mais rápida e prática e, assim, diminuindo consideravelmente a fila de espera para atendimento.

Atendimento 24×7

Ainda considerando o contexto “aproveitamento de tempo”, outra vantagem dos chatbots é que eles estão disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana

Além disso, o atendimento via bot não se limita aos finais de semana e feriados, eles estão sempre funcionando e respondendo a solicitação de atendimento, independentemente do dia e horário.

Segmentação de clientes

Por meio de um chatbot é possível segmentar os clientes. Isso significa que, depois de o seu cliente conversar com o bot, esse, por sua vez, aprenderá quais são as preferências daquele consumidor, quais os tipos de conteúdo ele gosta de consumir e outras informações que permitem diferenciar cada tipo de cliente.

Essas informações são valiosas para qualquer empresa, pois assim o atendimento ao seu cliente se torna cada vez mais personalizado e eficiente.

Respostas rápidas

Muitas empresas não levam em consideração os danos que um atendimento demorado pode causar. Pesquisas mostram que o tempo médio de respostas, por parte das marcas, é de aproximadamente 12 horas. 

Isso faz com que o consumidor se sinta desvalorizado e desconfiado da empresa a qual está tentando se comunicar.

Por isso, mais uma vantagem de aderir ao uso de um chatbot em seu aplicativo é a rapidez nas respostas. Um bot bem programado e estruturado responde a uma solicitação de contato quase imediatamente. O resultado é uma confiança na marca. 

Possibilidade de autoatendimento

Também, o uso de um chatbot possibilita o autoatendimento. Isso acontece, porque em uma conversa com um chatbot ele sugere, por meio de estratégias variadas, opções de ações para que o consumidor consiga solucionar o seu problema ou a sua dúvida, seguindo passos bem objetivos e intuitivos.

Por exemplo, se a empresa é um restaurante, o pedido de um prato pode ser feito por meio de comandos simples, indicados por números em cada opção. 

Ou ainda, quando se trata de uma livraria, é possível consultar se o livro desejado encontra-se disponível em estoque, valores de produtos, localização de lojas físicas, entre outras inúmeras possibilidades de autoatendimento.

Integração de chatbots em apps já existentes

Caso uma empresa não tenha seu próprio app, os chatbots também podem funcionar com aplicativos de troca de mensagens já existentes. 

  • A integração de chatbots para Telegram, por exemplo, realizando conversas interativas;
  • Para Whatsapp Business que tem sido grandemente utilizado pelas marcas, aproveitando todos os recursos disponíveis no app;
  • Para Facebook Messenger, facilitando o atendimento por meio de uma plataforma que seu público provavelmente já está habituado;

Também para Linkedin e várias outras redes sociais e aplicativos que já fazem parte do dia a dia das pessoas. 

Porém, existem algumas plataformas como o Instagram, que possuem sua API fechada, ou seja, a sua interface de programação não está disponível. Isso significa que os profissionais de tecnologia não têm acesso programático àquele aplicativo e faz com que a integração de chatbots seja impedida.

Como integrar chatbots em aplicativos?

Hoje, algumas empresas são especializadas em desenvolvimento e integração de chatbots. Um exemplo é a Take.Blip, empresa que oferece soluções em comunicação e experiência digital com objetivo de possibilitar contatos inteligentes com o público de cada empresa.

Falando mais especificamente de integração de chatbots, a Take.Blip oferece inúmeras opções para tornar a comunicação completamente automatizada, integrações com:

  • Apple Business Chat;
  • Workplace chat;
  • SMS;
  • Google RCS;
  • Blip Chat;
  • Microsoft Teams;
  • E-mail;
  • Facebook Messenger;
  • Telegram;
  • Google Assistant;
  • Whatsapp.

Esses são os principais canais de comunicação disponíveis tanto no âmbito empresarial, como no pessoal. 

Diante disso, ao mesmo tempo que um chatbot pode ser utilizado para atender clientes, ele também pode ser  direcionado para suprir demandas corporativas internas, otimizando a comunicação de diversos setores. Portanto, para saber mais sobre a Take e entender melhor como implementar um chatbot no seu negócio, acesse o link ao lado e fale com um consultor!

Esse artigo foi escrito em parceria com o blog Take Blip.

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