Gamificação para Aplicativos Móveis

Você sabe que tanto a Apple quanto o Google começaram a dividir aplicativos e jogos em duas categorias principais em suas lojas de aplicativos. Mas isso não significa que eles sejam completamente diferentes. Existem alguns componentes da gamificação dos jogos que foram incorporado para os aplicativos.

O que é gamificação

Hoje vamos falar sobre gamificação, que significa pegar alguns elementos de jogos para dispositivos móveis e adaptá-los para transformar um aplicativo em uma experiência unica. Usando de modo inteligente, você convencerá os usuários a fazer alguns movimentos seguindo a psicologia por trás dos jogos.

Por que deve ser usado gamificação em seu aplicativo para dispositivos móveis?

Existem algumas razões pelas quais você deve considerar essa técnica e vamos discuti-las ainda mais, mas queremos ressaltar que uma gamificação é uma ótima opção quando você quer misturar a aquisição de usuário com a retenção para um crescimento móvel sustentável.

Aumenta a aquisição de usuários

Primeiro de tudo, pegar algumas características dos jogos e adicioná-los ao seu aplicativo ajudará você a adquirir novos usuários porque:

Incentiva o compartilhamento social

Descobrir algo novo ou interessante dentro do seu aplicativo é uma boa razão para os usuários compartilharem isso com seus amigos. E quem não quer reunir tantas apreciações quanto possível?

Fidelização

Mas e quanto à retenção de usuários?

Aumenta a aderência

O outro lado do seu plano é aumentar o fator de engajamento para garantir que os clientes voltem ao seu aplicativo uma e outra vez. E com algumas recompensas ou distintivos, você tem grandes chances de alcançar seu objetivo.

Fornece UX

Uma das principais razões pelas quais os usuários gostam de jogar é a incrível aventura oferecida pela sua jogabilidade. Por que não oferecer a mesma experiência ao seu aplicativo, mesmo que ele não seja baseado em avatares ou guerreiros?

5 elementos de gamificação eficazes para aplicativos móveis

Vamos ver os fatores mais eficientes que influenciam a maneira como os usuários interagem com seu aplicativo.

Recompensas

Se você pensar sobre isso por um segundo, a gamificação aparece em todos os cantos de nossas vidas quando fazemos alguma coisa e esperamos receber outra coisa em vez disso. Esse fato se aplica também aos aplicativos quando estamos mais motivados se o aplicativo nos oferecer um prêmio por concluir uma tarefa. Habitica é um aplicativo gerenciador de tarefas que transforma sua rotina diária em um jogo envolvente, ajudando você a organizar suas tarefas. E também oferece recompensas se você completar um nível.

Bens Virtuais

Bens virtuais são semelhantes às recompensas, mas fornecem valor a longo prazo. Tomemos por exemplo o app ZUMPY, que recompensa os motoristas e passageiros por usarem o aplicativo. Então, os motorista oferecendo viagens e passageiros solicitando também, eles ganham moedas virtuais para que possam trocar por inúmeros prêmios e descontos em compras, postos de gasolina, ingressos de shows e cinema.

Patentes

Oferecer aos seus usuários patentes permitirá que eles vejam um motivo pelo qual eles devem enfrentar o desafio fornecido pelo seu aplicativo. Esses pequenos elementos mostram que você apóia seus usuários e os ajuda a atingir suas metas. Para muitos de nós é um prazer ler livros, mas quando você recebe uma patente para isso fica ainda mais interessante.

Rank

O que incentiva mais uma pessoa a continuar com sua atividade é ver seu nome na lista de vencedores. E no momento em que ele chega ao número um, espere para contar aos amigos sobre isso. Assim, um quadro de classificação adicionado no momento em que os usuários concluírem suas sessões melhora toda a sua experiência. O Nike + Move faz um ótimo trabalho rastreando os movimentos das pessoas e uma pontuação mais alta motiva mais.

4 dicas para obter o melhor da gamificação

Ressaltamos no início que esta é uma técnica que precisa ser feita da maneira correta, se você deseja alcançar os melhores resultados.

Definir metas

É claro que jogar mercadorias virtuais e todos os tipos de crachás na tela não terá o efeito desejado porque você precisa saber desde o início o que deseja criar com suas melhorias. Tente criar um plano e decidir quais elementos aprimoraram toda a experiência.

Criar valor

O ponto inteiro de adicionar elementos de jogos dentro de sua criação é convencer os usuários de que seu aplicativo é o que eles precisam para alcançar seu objetivo. Tente encontrar recompensas eficientes ou recursos interessantes que farão com que os usuários se envolvam com seu aplicativo ainda mais.

Criar loops de compartilhamento

Se você deseja que as pessoas compartilhem seu aplicativo, forneça a elas uma maneira fácil de fazer isso. É incrível o que você pode conseguir quando convencer seus usuários a conversar com seus amigos sobre seu aplicativo. É uma das melhores estratégias para aumentar sua base de usuários.

Mantenha simples

Agora, não transforme completamente seu aplicativo porque os usuários o instalaram por um motivo e, se estivessem procurando um jogo, as escolhas seriam diferentes. Você só precisa adicionar melhorias eficientes para aumentar o interesse deles em não confundi-los com uma estrutura mais complexa que faria mais mal do que bem.


  • Luis Otávio
  • Diretor de Marketing
  • Mineiro de Ouro Branco. Apaixonado por esportes. Graduando em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em Administração me proporciona uma visão otimizada do mercado.Marketing digital é o bom e velho marketing porém com ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis).

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