Aplicativos para supermercados: uma nova experiência de compra

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Muitos varejistas nos diversos lugares do mundo, estão aproveitando da tecnologia móvel para superar seus concorrentes com o desenvolvimento de aplicativos para supermercados e lojas de varejo.

As empresas que são capazes de se adaptar ao mundo em constante mudança, proporcionam experiências de compras perfeitas por meio da integração de soluções móveis, tendo maior probabilidade de converter usuários em clientes fiéis.

A partir de maiores análises dos consumidores, surgem necessidades e algumas tendências se tornam evidente nos recursos em todo o setor de varejo.

Entenda seus cliente e sua competição

É bastante comum ver projetos e empresas lançarem experiências de aplicativos sem primeiro considerar as reais necessidades dos seus clientes. Sabemos que conquistar a confiança do usuário vai muito além de fornecer crédito ou um programa de fidelidade. 

Ela depende de satisfazer os desejos de seus clientes mais do que a concorrência. 

Sendo assim, realizar amplas pesquisas com seus usuários e análises dos concorrentes, é de longe, o passo mais importante que você deve dar ao criar um aplicativo, para que esteja 100% esclarecido quais os interesses dos seus clientes e qual o tipo de experiência de compra que eles querem.

De maneira geral, os compradores priorizam bons preços, qualidade e variedade de produtos, boas promoções, lojas limpas, bom atendimento e agilidade no pagamento. Um aplicativo para um supermercado ou loja de varejo de sucesso trabalhará para atender a essas necessidades, seja dentro do próprio aplicativo, ou através de toda a experiência multicanal dentro de uma grande varejista.

Abaixo, veremos quais são esses recursos e algumas de suas aplicações.

Navegação

As mais diversas marcas, sejam elas grandes mercados ou até mesmo loja de artigos eletrônicos, podem utilizar aplicativos móveis para melhorar as experiências de compras em suas lojas físicas, tornando-as mais eficientes e agradáveis ​​para os clientes habituais, bem como para usuários iniciantes.

Você pode oferecer uma visualização de mapa para fornecer aos clientes informações mais detalhadas sobre a loja local. Imagine um aplicativo fornecendo alertas para ofertas especiais à medida que um comprador caminha pelo corredor, proporcionando um valor extra para o usuário e tornando sua experiência de compra mais agradável. Considere o uso de fotos ou ícones para facilitar a identificação rápida de itens de estoque.

Pesquisa de inventário

As redes de supermercados poderiam usar os aplicativos móveis para fornecer informações instantâneas e detalhadas sobre produtos ou para ajudar os clientes a encontrar o local de um item específico.

Quanto à pesquisa, velocidade e capacidade de resposta são fundamentais. Utilize a pesquisa inteligente para limitar a quantidade de digitação que os clientes precisam inserir antes de encontrar os produtos que estão pesquisando. Também não se esqueça de informar se um item está em estoque ou não na loja local do usuário.

Salvar e sincronizar lista de compras

Seus clientes irão criar e usar listas de compras em diversas situações e o seu aplicativo para supermercados precisará planejar todas elas. Um dos casos de uso mais negligenciados em aplicativos para lojas de varejo é a opção de salvar listas de compras ou exibir itens comprados com frequência. Isso permite que os clientes que tendam a comprar as mesmas coisas e criem rapidamente suas listas. 

Adicionar a funcionalidade de sincronização ao seu recurso de lista de compras é uma maneira eficaz de atender às necessidades dos clientes. Considere a capacidade de sincronizar listas de compras para mais de um usuário. Isso permite que famílias inteiras acessem e modifiquem a mesma lista, eliminando a sobreposição e a confusão. Sincronizar guias de compras permite que um usuário crie uma lista no app, ou mesmo em um website, enquanto estiver em casa ou no trabalho no início do dia, em seguida, acesse a lista do dispositivo na loja quando estiver pronto para comprar.

Além desses cenários, esses aplicativos devem incluir formas satisfatórias de marcar itens da lista durante as compras na loja. O aplicativo  também deve permitir que os compradores vejam a disponibilidade dos produtos, bem como o preço total estimado para os itens de sua sacola virtual.

Digitalização do código de barras e interações

Algumas lojas oferecem varredura de código de barras ou QR codes como forma de engajar e educar mais os compradores em suas lojas. Esse recurso fornece permite escanear códigos com seus dispositivos para saber preços, opiniões e informações mais gerais sobre os produtos disponíveis. O Jet (de propriedade do Walmart) permite um escaneamento do produto, pelo smartphone, e logo depois direciona o cliente para a página do produto deste item, onde pode ver preço, descrição, comentários, sugestões de produtos semelhantes e mais informações.

Cupons precisos e intuitivos

Os aplicativos para grandes varejistas precisam refinar a maneira como os clientes descobrem, adicionam e aplicam cupons antes e durante as experiências de compras.

O primeiro passo para otimizar os cupons digitais é organizá-los de uma maneira que torne os negócios relevantes fáceis para que os clientes os encontrem. Toda a filtragem, classificação e pesquisa de cupons precisa ser fácil e intuitiva. 

Quando os clientes identificarem os cupons que desejam usar, eles precisam selecionar e prepará-los para o checkout. Recomendamos adicionar automaticamente os cupons ao carrinho de compras de um usuário depois de selecionado. Não se esqueça de incluir a opção de adicionar todos os cupons de uma só vez, em vez de fazer os usuários passarem por eles e selecioná-los um de cada vez. Você também deve incluir a possibilidade de remover cupons caso um cliente mude de ideia.

Seus clientes também devem ter a capacidade de adicionar cupons encontrados na sua loja à lista de compras do aplicativo para uso durante o pagamento. Após o pagamento, o aplicativo deve contabilizar os cupons aplicados para que os clientes possam verificar seus recibos.

Potencializando sua marca

A fim de promover sua marca, as redes de supermercados costumam aplicar a abordagem omnichannel para atrair todos os grupos de consumidores, e a mobilidade está se tornando uma parte significativa dessa abordagem.

Ao fornecer aos clientes com experiência em tecnologia uma experiência de cliente móvel, interativa e de alta velocidade, as redes de supermercados aumentam suas chances de criar um efeito duradouro que amplifica sua marca, ao mesmo tempo em que também refleti com o usuário.

Programas de fidelidade

Para recompensar o comportamento de compra e aumentar o desejo de um cliente, e fidelizá-lo a uma determinada marca, as redes de supermercados também podem recorrer aos aplicativos móveis para oferecer programas de fidelidade que ofereçam benefícios para atrair e reter clientes.

A gamificação de programas de fidelidade, ajuda os varejistas a aproveitar a eficácia das notificações push para alertar os clientes sobre novas recompensas disponíveis ou ofertas por tempo limitado nas quais gastar dinheiro pode render pontos de recompensas.

Pagamento fácil e rápido

Vários sistemas de pagamento móvel estão disponíveis hoje em diferentes países e regiões. Como muitas pessoas estão se afastando dos cartões de crédito para realizar transações por meio de aplicativos, um sistema de pagamento móvel pode ser facilmente integrado a um aplicativo para ajudar a oferecer uma experiência de compra de supermercado perfeita. 

Um dos principais pontos problemáticos para os clientes é o tempo gasto na fila da loja. Além da tecnologia de autoverificação, as carteiras móveis dão um passo adiante ao acelerar o processo de checkout. 

Para fazer as carteiras móveis certas, seu aplicativo para supermercado precisa oferecer experiências simples na loja para as principais opções de pagamento digital. Isso inclui opções como o Apple Pay e o Google Play, alem da possibilidade de adicionar planos de fidelidade, recompensas e cupons de presente. 

Removendo barreiras de entrada

Cuidado com a colocação de obstáculos no caminho de seus clientes. Muitos aplicativos mantém seus recursos bloqueados por inscrições e logins complicados. Muitas barreiras confundem e frustram seus clientes, impedindo-os de usar seu aplicativo.

Uma maneira de familiarizar os compradores com seu aplicativo, criar confiança com eles e incentivá-los a experimentar é disponibilizar recursos úteis aos usuários antes de exigir que eles se registrem em uma conta.

Por exemplo, permitir que novos usuários selecionem  e pesquisem todo o catálogo da loja, adicionando itens a um carrinho de compras sem se inscrever em uma conta ou fazer login.

Nem todos os seus recursos precisam estar disponíveis antecipadamente. Use suas mensagens de integração para atrair os recursos mais valiosos disponíveis para os clientes, caso eles se inscrevam. Permitir que os clientes naveguem pelo aplicativo, solicitando que eles se registrem ou façam login quando tentarem acessar recursos mais avançados, como uma lista compras, ofertas, cupons, carteira digital e concluir uma compra.

No entanto, é importante simplificar o processo de registro para aqueles que desejam usar seu aplicativo completo. Não continue solicitando que um cliente faça o login. Você também pode aproveitar o login biométrico, autenticação de terceiros como o Facebook ou Google ou mesmo a autenticação de identificação facial para facilitar o acesso. 

Compras divertidas através de uma melhor experiência de usuário

Para entender melhor o funcionamento de uma cadeia de supermercados, os aplicativos podem ser utilizados para coletar feedback dos usuários. Os varejistas podem permitir que os clientes enviem solicitações ou forneçam análises de itens que os ajudarão a melhorar suas ofertas.

Acumular dados diretamente dos clientes permitirá que diferentes locais adaptem sua experiência de compra na loja, ajudando-os a monitorar a demanda.

Há várias estratégias que você pode usar para introduzir elementos em seu aplicativo de supermercado. Seu app pode desafiar e recompensar os clientes para visitar com frequência ou preencher seus carrinhos de compras com um determinado número ou tipo de itens. 

Você pode criar urgência, colocando prazos em especial, pode aproveitar seu aplicativo para fazer o seu marketing diretamente com o público. Por exemplo, incentivar os usuários a fazer uma pose em um corredor específico e compartilhar uma foto com amigos concedendo alguma promoção ou cupom.

Aposte em programas que incentivam mais envolvimento. Uma caça ao tesouro por exemplo, pode atrair mais famílias para suas lojas com mais frequência e aumentar o tempo que passam lá.

Modernizar os processos da sua equipe também é essencial!

Conectar a equipe de trabalho aos meios digitais também é fundamental para a modernização da sua empresa. Você pode optar por um aplicativo corporativo, próprio para os seus funcionários, ou criar um painel administrativos para os colaboradores no aplicativo de clientes, com funções distintas, e que integraria os clientes com os funcionários no ambiente da loja.

Se você quiser saber mais sobre o desenvolvimento de um aplicativo para redes de supermercados e lojas de varejo, deixe um comentário abaixo ou entre em contato. O nosso time estará à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

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2 respostas

    1. Olá Hamilton, tudo bem?
      Um aplicativo para uma rede de varejo pode possuir diversas funções, variando de acordo com o modelo do negócio. A ideia descrita pelo texto é analisar quais as principais necessidades para cada tipo de negocio e consequentemente trabalhar as funções que serão utilizadas, em um aplicativo personalizável. Sobre treinamentos do pessoal, primeiramente teria que ser definido se esse aplicativo é para funcionários ou para clientes. Se for um aplicativo apenas para clientes, você precisaria de uma pequena equipe para gerir o app através de dashboad administrativo. Caso o app seja também para funcionários, além de fornecer dispositivos para a execução das tarefas, seria necessária o treinamento dos funcionários para o uso desse sistema. Entretanto nossos aplicativos são feitos pensando na usabilidade, procurando deixar o sistema o mais intuitivo possível. Caso você pensa no desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar no processo produtivo e no processo de engajamento dos clientes, entre em contato conosco através da nossa página de orçamento, deixe uma mensagem de descrição de como você pensa o seu aplicativo e vamos desenvolvê-lo juntos.

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