A antecipação de salário nada mais é do que poder adiantar o pagamento do salário. Por isso, não é necessário que o trabalhador devolva o valor adiantado, ou pagar taxas, pois não se trata de um empréstimo e sim uma antecipação. Tal benefício corporativo não é oferecido por todas as empresas.
O único requisito é que o funcionário já tenha cumprido com a metade do expediente mensal para que possa solicitar a antecipação. Isto é, ter trabalhado pelo menos 15 dias. A partir daí já se torna negociável o adiantamento como uma medida protetiva para as partes envolvidas na negociação. Essa é uma regra aplicada em muitas empresas, porém podem haver variações.
As empresas podem oferecer esse benefício tanto assumindo toda a gestão da folha de pagamentos assim como contratando serviços de fintechs que possam intermediar.
Diferença antecipação de salário e empréstimo pessoal
Quando se fala de empréstimos, espera-se que haverá uma devolução do valor emprestado acrescido pelos juros negociados na etapa inicial. A mesma lógica vale para o empréstimo pessoal, com o diferencial de que não é necessária justificativas às instituições financeiras ou bancárias do porquê do empréstimo.
Nesse caso, cabe ao devedor apenas cumprir com as formalidades legais, como apresentar documentos, negociações quanto parcelamento e juros para finalizar seu empréstimo.
Em contrapartida, a antecipação salarial não demanda devoluções e/ou taxas de juros, necessariamente, pois o valor recebido pelo funcionário será descontado no próximo pagamento.
Para o adiantamento salarial as empresas podem optar por: assumir a gestão financeira e operacional da antecipação ou contratar uma financeira para este serviço. Neste último caso, pode sim haver a cobrança de juros pelo serviço prestado pela intermediadora.
O que fala a CLT sobre antecipação de salário?
Por não se tratar de um benefício corporativo obrigatório, não há nenhuma regulamentação na CLT direcionada para a antecipação de salário. Da mesma forma, nenhuma regra proíbe a prática.
Quanto às empresas, elas estão resguardadas ao adiantamento pelo Art. 462 da CLT, que as permitem realizar descontos salariais.
Vantagens e desvantagens da antecipação de salário
As vantagens de se adiantar o salário são ligadas a valorização e autonomia do colaborador; enquanto que as desvantagens são ligadas às problemáticas financeiras que a antecipação salarial pode causar.
Disponibilidade financeira
O colaborador ganha com um recurso a mais para situações emergenciais, especialmente porque o adiantamento pode ser imediato.
Como determina a pirâmide de Maslow, temos 5 pilares das nossas necessidades humanas para que tenhamos uma boa qualidade de vida. Dentre elas, a segurança é a segunda mais importante.
Considerando que a vida financeira é capaz de tirar o sono e gerar ansiedades, ter uma alternativa para momentos de imprevistos é essencial para trabalhar essa necessidade humana.
Descarta análise de crédito
O adiantamento salarial não depende de uma análise de crédito. Tendo em vista que será um valor que futuramente já viria a ser do colaborador em troca do esforço de trabalho, não requer uma análise de crédito.
Como já mencionado, há empresas que exigirão apenas algumas regras como já ter cumprido pelo menos 50% do expediente mensal.
Valorização e satisfação do colaborador
Investir em benefícios corporativos é uma estratégia que as empresas possuem como forma de valorização e manutenção do bem-estar de seus funcionários. Por isso, o adiantamento salarial é um ponto que contribui para essa satisfação.
Afinal, quanto mais satisfeitos e protegidos os colaboradores se sentem, as chances de turnover alto são mitigadas.
Há também uma contribuição para a redução do absenteísmo, uma vez que os funcionários precisarão fazer presença como pré-requisito da solicitação do benefício, caso seja necessário. Contudo, não é sensato acreditar que somente este benefício será suficiente para a manutenção da rotatividade de pessoas visto que outros fatores também impactam.
Pode gerar endividamento
Considerando que o salário será adiantado, o mês seguinte já não terá aquele valor previsto mais. Dessa forma, se não houver uma boa educação e planejamento financeiro trabalhados, quem solicitar a antecipação pode estar trazendo para si um endividamento.
Ademais, a antecipação pode gerar taxas e juros a depender da empresa, o que pode inviabilizar a prática e contribuir para dívidas. Fora que também pode-se entrar num ciclo vicioso de antecipações para dar conta das despesas.
Por isso, é necessário que se tenha bastante organização para solicitar o adiantamento de forma sensata e não prejudicial.
Quando é recomendável fazer uma antecipação de salário
As pessoas têm autonomia para tomar tais decisões. No entanto, é recomendável que sejam tomadas algumas cautelas para evitar o problema de endividamento.
Tendo em vista que imprevistos são inevitáveis, é recomendável que a antecipação salarial seja realizada em caso de emergências, como:
- Despesas com saúde;
- Reparos domésticos;
- Consertos em veículos de transporte;
- Substituição de equipamentos e ferramentas indispensáveis;
- Outros.
Antecipação de salário vale a pena para fintechs?
A resposta inicial é sim, especialmente para aquelas voltadas para o meio de RH Techs, na categoria “fintech de fidelização”. Essa é uma funcionalidade complementar àquelas que trabalham com a relação empresa e colaboradores.
Tendo em vista que as empresas estão cada vez mais tomando maiores responsabilidades para garantir maior qualidade de vida e de trabalho, pacotes de benefícios bem feitos são estratégicos para manter as pessoas satisfeitas e produtivas.
Por isso, fintechs de RH podem abraçar o adiantamento salarial como diferencial competitivo entre suas concorrentes.
Outro ponto é que a antecipação é passível de taxas. Isto é, é possível fazer de forma isenta de taxas, mas podem haver regras de negócio que apliquem custos nas antecipações. Logo, é mais uma forma de faturamento.
Para entender como implementar a antecipação na sua fintech, solicite um orçamento de desenvolvimento.
Respostas de 8
Como faço para pedir um adiamento?
Olá, Iderardo. A antecipação salarial é um benefício corporativo oferecido por algumas empresas. Recomendo conferir com o seu RH essa possibilidade!
Muito bom
Preciso fazer uma simulação.
Ei, Marcio! Não oferecemos o serviço de antecipação salarial, apenas ajudamos fintechs a implementarem a função em seus aplicativos e plataformas, uma vez que a Usemobile é uma empresa de desenvolvimento.
Essa é uma opção bastante útil para muitos cenários que envolvem necessidades financeiras, como o pagamento de contas. Pessoalmente, gosto de usá-lo para investir porque tenho o privilégio de ter minhas necessidades atendidas regularmente.
Vcs fazem antecipação pelo nubank
Olá, Arlete! A Usemobile é uma empresa de desenvolvimento, por isso, a antecipação salarial não faz parte dos nossos serviços. O conteúdo aponta a relevância do recurso para que fintechs possam conheceer e implementar eventualmente.