8 dicas para aumentar sua produtividade no home office

Você sabia que trabalhar em casa pode aumentar consideravelmente sua produtividade? Uma pesquisa da Workopolis mostrou que 90% das pessoas acreditam que o home office as torna mais produtivas. Com certeza, isso pode ajudar as pessoas a alcançar – enfim – o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Entretanto, é preciso tomar cuidado com as distrações. Pode haver louça na pia. Ou então, roupa para ser estendida. A seguir, a série que você acompanha está com novos episódios… Há muitas situações que podem atrapalhar o rendimento do seu trabalho. Além disso, talvez, pessoas ao seu redor não entendam muito bem o conceito de home office. É aí que mora o principal perigo: é preciso muita disciplina!

Já falamos anteriormente sobre como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho. Agora, aqui estão 8 dicas para aumentar sua produtividade no home office!

1. Configure seu escritório para produtividade

O sonho de qualquer trabalhador home office é, com certeza, um escritório com paredes à prova de som, em um universo paralelo, sem incômodos externos. Mas, infelizmente, a prática é bem diferente. Entretanto, saiba que você ainda pode projetar um escritório para ajudar a aumentar sua produtividade no home office.

Aqui vai o primeiro e mais importante conselho: fique longe das áreas comuns e encontre um canto quieto da casa, se possível. Além disso, pintar seu espaço com uma cor suave, e que seja do seu agrado, pode te ajudar a aumentar a produtividade.

Certifique-se de que seu espaço tenha uma janela, para que seja um local arejado e iluminado. Se possível, coloque plantas no ambiente, para dar um toque de natureza. Faça do seu espaço de trabalho um local tranquilo e agradável.

2. Mantenha suas distrações por perto – mas não deixe que elas sejam um problema

Você vai precisar esfriar a cabeça de vez em quando. Talvez com um livro, um app de jogo no celular, ou ainda um instrumento musical favorito. O importante é escolher uma distração e mantê-la por perto. Dessa forma, haverá algo que você possa fazer toda vez que se sentir exausto, estressado, ou achar que o rendimento está caindo.

Entretanto, é importante que o objeto não seja tão acessível, para não causar o efeito reverso. Afinal, você quer que a distração sirva apenas para esvaziar sua mente quando ela estiver cheia. Se a distração estiver sempre visível, você pode acabar se distraindo em momentos que pedem concentração – e isso não é nada bom.

3. Fique confortável

Convenhamos, é muito difícil ser uma pessoa produtiva quando você está constantemente tentando achar uma posição confortável. Ou se esforçando para ver a tela do seu computador.

Invista em uma boa cadeira de escritório e verifique se você está sentado em uma posição ergonomicamente correta em sua mesa. Se você ficar muito desconfortável sentado por muito tempo, tente um pufe, ou mesmo ficar em pé.

Pequenas coisas, como uma tela anti-refletiva para o seu computador, podem aumentar consideravelmente o seu nível de conforto, permitindo que você se concentre em fazer seu trabalho.

4. Desafogue seu espaço

Escritórios em casa têm o hábito de serem vistos como despensa… Todas as pessoas da casa se acham no direito de utilizar o espaço para aglomerar coisas inúteis. E aumentar sua produtividade no home office é quase impossível quando se trabalha em um local entulhado.

Crie o hábito de limpar seu escritório em casa. Se livre das pilhas de papel, livros inúteis para você, xícaras de café, bugigangas e tudo o que estiver ocupando espaço sem nenhum propósito.

Resista ao desejo de usar esse espaço como armazenamento. A seguir, impeça qualquer outra pessoa que veja seu escritório como um possível lar para caixas de coisas inúteis. Você não pode ter seu ritmo de trabalho em casa com uma mentalidade clara e focada se estiver cercado por lixo.

5. Descanse a vista

Isso parece bobagem, mas você ficaria surpreso com a diferença que pode fazer! É difícil se lembrar de fazer isso regularmente, então faça um esforço no início, até que vire rotina.

Reduza o cansaço ocular seguindo a regra 20-20-20. A cada vinte minutos, pare de olhar para a tela. Olhe para algo a 20 metros de distância e segure por 20 segundos. Seus olhos vão agradecer.

6. Trabalhe com um propósito

Faça uma lista de tarefas que você precisa concluir todos os dias – e as conclua. Certifique-se de que tudo o que você precisa para realizar seu trabalho esteja disponível para você, seja em seu escritório ou no computador. Ao alcançar a meta, faça a lista do dia seguinte.

Trabalhar desse jeito é bom porque, dessa forma, você otimiza o tempo. Além disso, fica mais fácil saber em que tarefa gasta mais tempo etc. Ou seja, você mede o seu rendimento.

7. Não permita que as pessoas te distraiam

Pode haver pessoas próximas que simplesmente não entendem que home office significa trabalhar de casa!

Seja de quem for a interrupção, é importante lembrá-los que trabalhar de casa também é um tipo de trabalho. É isso que te sustenta, e é preciso ter seriedade e profissionalismo ao fazê-lo.

É simples: durante o tempo que estiver trabalhando, não atenda o telefone ou a porta. Afinal, se a pessoa está informada sobre sua rotina de trabalho, não é necessário pedir desculpas por não estar disponível para uma emergência. E não se preocupe: o mal educado não é você, e sim a pessoa que te interrompeu.

8. Vista-se como um adulto

Uma das coisas mais tentadoras do home office é a vontade de trabalhar na cama, de pijama, sem nem lavar o rosto. Afinal, você está em casa mesmo… Mal não vai fazer, certo? Errado!

Não faça isso. Nunca faça isso. Home office é um trabalho, e é preciso tratá-lo com seriedade. Você precisa se educar a ter uma rotina. Isso envolve levantar da cama e preparar-se para um dia de trabalho regular, todos os dias.

Caso contrário, você perderá a noção do tempo e entrará em pânico caso precise se preparar para uma videochamada ou para ir a algum lugar. Além disso, se vestir de forma apropriada faz você se sentir mais profissional e pronto para enfrentar seu trabalho da maneira mais produtiva possível.

Seguindo essas 8 dicas, com certeza você conseguirá aumentar sua produtividade no home office. Trabalha de casa? Tem alguma dica especial? Compartilhe com a gente!


  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *