Apresentando o app:

Eva

O departamento de Recursos Humanos precisa lidar com muitas demandas que são fundamentais para o bem-estar organizacional e resguardar empresas de multas, encargos e processos trabalhistas. No entanto, os meios tradicionais de executar as tarefas exigem muita burocracia e tempo de dedicação ou um time grande de RH.

O cadastro de benefícios e a checagem de quem vai receber o que geralmente são muito trabalhosos, levando até 3h de atividade numa empresa de 400 colaboradores, por exemplo. Há também o detalhe de que as soluções consolidadas no mercado não oferecem flexibilidade a quem as usa. A necessidade de perguntar “aqui aceita meu VA/VR?” é corriqueira.

Neste panorama, a Eva Benefícios surge com o objetivo de simplificar o RH e facilitar a vida dos profissionais com benefícios flexíveis, eliminando essa pergunta frequente do vocabulário deles: a proposta é oferecer os benefícios flexíveis através de um cartão cuja bandeira é Visa. Para tal, a fintech contou com a ajuda da Usemobile para o desenvolvimento do aplicativo integrado ao cartão Eva.

O desafio

Por se tratar de uma empresa totalmente nova, a Eva Benefícios requisitou desde os serviços de criação de identidade visual até o desenvolvimento, com o acompanhamento do Product Owner do projeto no escopo de serviços de time dedicado. Assim, o desafio técnico foi a criação da marca, sua respectiva style guide, o desenvolvimento e publicação na loja.

  • Desenvolver 3 plataformas diferentes: aplicativo Android e iOS para os colaboradores e o dashboard web para o RH.
  • Concepção da marca: desenvolvimento de logotipo e manual da marca.
  • UI/UX Design: processo de UX Research para compreender a jornada do usuário, criação e validação dos dos layouts a serem implementados em todas as três plataformas, obedecendo o style guide.
  • Integração com cartão: adicionar ao aplicativo o total controle sobre o cartão de crédito com as funções de bloqueio e desbloqueio, alteração de senhas, checagem de extrato e transferência entre saldos dos benefícios.

O desenvolvimento

A finalização da primeira versão do projeto Eva levou 6 meses. Deste período, 3 semanas foram dedicadas para UX Research e criação dos layouts.

A tecnologia escolhida para o desenvolvimento foi o Flutter, framework de aplicativos cross-platform do Google. O que motivou a escolha foi possibilidade de compilação tanto para Android quanto para iOS com um único código e boa UX, o alto desempenho e estabilidade.

Das regras de negócio da Eva, foram programadas 7 categorias de benefícios a serem ofertadas: alimentação, refeição, cultura, educação, transporte, saúde e saldo livre. Para oferecer a devida flexibilidade, os saldos entre as categorias são intercambiáveis, salvo restrições atribuídas às categorias alimentação e refeição por fins legais.

Para eliminar a pergunta “meu VA/VR passa aqui?”, a Eva contou com a parceria da Visa, bandeira aceita em mais de 2 milhões de estabelecimentos. A confecção dos cartões foi com a Gerencianet, garantindo a segurança necessária para os usuários.

Como se trata de uma solução para RH, é importante que exista total controle sobre os depósitos e distribuição dos saldos entre os colaboradores. Mais importante ainda é fazê-los de forma fácil. Assim, houve também a integração com a API de emissão de boletos da Gerencianet e a funcionalidade de configurar os parâmetros de distribuição de saldos no dashboard web.

Os resultados

O que levava horas de atividade operacional do RH, com a Eva, tornou-se poucos minutos. A tamanha facilidade que a Eva Benefícios oferece foi interessante ao próprio time da Usemobile, que adotou os benefícios flexíveis. Outras três empresas estão na fila de implantação da Eva mesmo após 1 mês após o lançamento oficial. A expectativa é que até o fim de 2021 tenham sido emitidos 5 mil cartões.

Toda e qualquer empresa, com apenas 1 colaborador ou com 1.000, podem contratar. O feedback de usuários é que “o app é simples, extremamente funcional e elegante”, como pontua um usuário na App Store.

O planejamento a longo prazo da Eva Benefícios inclui a Usemobile para a manutenção do aplicativo e implementação de novas funcionalidades, como a transferência entre colaboradores que está sendo visada para as próximas versões.

Deseja saber mais?

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas