FAQ – Plataforma de mobilidade Urbana

1. Quando são publicadas as atualizações e correções dos aplicativos?

2. Como calcular o valor de uma corrida?

3. Como funciona o Recalculo?

4. Quais os tipos de Solicitações de chamadas?

5. Desejo adicionar uma tarifa, como proceder?

6. Meu app foi publicado mas não aparece na loja, por que?

7. Quais API’s do Google Maps meu aplicativo utiliza?

8. Quais informações preciso configurar no Dashboard antes do lançamento?

9. Como é feito o Recálculo do sistema?

10. Quais bancos meu Gateway de pagamento aceita?

11. Diferença entre os tipos de permissão no dashboard

1. Quando são publicadas as atualizações e correções dos aplicativos?

1.1. As atualizações dos aplicativos são enviadas as terças-feiras para as lojas Google Play Store e Apple Store, porém a aprovação e o tempo de propagação das mesmas é variável;

1.2. Atualizações no Dashboard são colocadas no ambiente de produção as terças-feiras no final do dia;

2. Como calcular o valor de uma corrida?

Atualmente o aplicativo utiliza a seguinte formula para calcular uma corrida:

Valor final da corrida = Tarifa base + (Valor KM * Distancia) +(Valor por tempo * Tempo )

Distancia = KM rodados
Tempo = Tempo em minutos que a corrida terá
Valor = Tarifa base
Valor por KM = Valor por KM rodado
Valor por tempo = Valor por minuto

Lembrando que caso o valor final da corrida seja menor que o valor minimo a corrida irá cobrar o valor minimo.

3. Como funciona o Recalculo?

No momento de inicio da corrida, o sistema calcula o tempo e a distancia previstas para encerrar a corrida.

Ao concluir a viagem, se o tempo for X minutos menor ou maior do que o previsto.

OU

Se ele encerrar a viagem com Y km a mais ou a menos do local previsto, ele recalcula o valor.

4. Quais os tipos de Solicitações de chamadas?

a) Leilão: A viagem é enviada para todos os motoristas que se encontram dentro do raio definido, ao mesmo tempo. O que atender mais rápido é direcionado para a corrida.

b) Proximidade: O sistema identifica todos os motoristas dentro do raio de alcance definido. Cria-se uma fila com os motoristas e envia a notificação de alerta na ordem do motorista mais próximo para o mais distante.

5. Desejo adicionar uma tarifa, como proceder?

Dentro do ambiente web de gestão (dashboard) é possível cadastrar diversas Tarifas. As informações disponíveis para cada tarifa criada são:

  • Categoria do Veículo relacionado;
  • Nome da Tarifa;
  • Estado em que a tarifa irá atuar;
  • Cidade em que a tarifa irá atuar (Se não for cadastrada a cidade irá atingir todo o Estado);
  • Dias da semana em que a tarifa estará disponível (dias da semana);
  • Horário de início da tarifa;
  • Horário de fim da tarifa;
  • Valor da Bandeira (R$);
  • Valor por KM (R$);
  • Valor por Tempo (Min) (R$);
  • Taxa da Operadora (R$) (opcional);
  • Valor mínimo por corrida. (R$);
  • Ativo/Inativo.

6. Meu app foi publicado mas não aparece na loja, por que?

Após a publicação do app pela equipe nas lojas, muitas vezes os donos não conseguem achar seus apps nas buscas. O motivo é que para um app aparecer para todos é necessário que ele tenha downloads efetuados, avaliações, etc. Então como proceder? Basta enviar os links diretos das lojas que a Usemobile passa e compartilhar com as pessoas, quanto mais pessoas fizerem os downloads e comentarem, mais rápido o app irá aparecer nas buscas das lojas.

7. Quais API’s do Google Maps meu aplicativo utiliza?

As API’S do Google Maps utilizadas no aplicativo são:

1. Directions API;
2. Distance Matrix API;
3. Geocoding API;
4. Maps SDK for Android;
5. 
Maps SDK for iOS;
6. Places API;
      6.1. Directions;   
      6.2. Distance Matrix;   
      6.3. Autocomplete;
      6.4. Embed;
      6.5. Places Details;
      6.6. Find Place;
      6.7. Find Current Place;
      6.8. Places – Text Search;
      6.9. Geocoding;
7. Maps JavaScript API;
      7.1. Padrão;
8. Maps Static API;

8. Quais informações preciso configurar no Dashboard antes do lançamento?

Antes de lançar o aplicativo na loja é necessário configurar as seguintes informações no dashboard:

  • Tarifas;
  • Categorias;
  • Alcance das Chamadas;
  • Ajuda.

9. Como é feito o Recálculo do sistema

O Recálculo é feito da seguinte forma: Após X minutos e Y quilômetros é realizado o recálculo.

O Recálculo da distância é feito seguinte forma: Distancia entre ponto final (Local onde o motorista completou a corrida) e Local de origem.

Valor final da corrida = Tarifa base + (Valor KM * (Distancia entre ponto final (Local onde o motorista completou a corrida) e Local de origem) +(Valor por tempo * Tempo )

10. Quais bancos meu Gateway de pagamento aceita ?

10.1. A Pagarme aceita os seguintes bancos para cadastros de seus usuários:
http://www.febraban.org.br/associados/utilitarios/Bancos.asp

10.2. A Iugu aceita os seguintes bancos para cadastro de seus usuários:
https://support.iugu.com/hc/pt-br/articles/207497656-Problema-ao-cadastrar-os-dados-do-banco

11. Diferença entre os tipos de permissão no dashboard

Atualmente o dashboard possui três tipo de permissão: Administrador, Operacional e SAC. Segue abaixo uma breve explicação de cada um dos tipos de permissão:

  • Administrador: Tem permissão a todas as seções do Dashboard;
  • Operacional: Possuem um grau de permissão intermediário, não possuem acesso as seções de relatórios, tarifas e categorias;
  • SAC: Tem permissão apenas as seções ajuda, mensagens e contatos do dashboard.


  • Danilo Machado
  • Analista de Qualidade
  • Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Interessado por novas tecnologias desde criança, encontrei na computação um meio de filtrar meus objetivos e achar meu lugar no mundo.

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