FAQ – Plataforma de mobilidade Urbana

1. Quando são publicadas as atualizações e correções dos aplicativos?

2. Como calcular o valor de uma corrida?

3. Como funciona o Recalculo?

4. Quais os tipos de Solicitações de chamadas?

5. Desejo adicionar uma tarifa, como proceder?

6. Meu app foi publicado mas não aparece na loja, por que?

7. Quais API’s do Google Maps meu aplicativo utiliza?

8. Quais informações preciso configurar no Dashboard antes do lançamento?

9. Como é feito o Recálculo do sistema?

10. Quais bancos meu Gateway de pagamento aceita?

11. Diferença entre os tipos de permissão no dashboard

12. Informações necessárias para publicação dos aplicativos nas lojas

13. Solicitar aumento de SMS na Amazon AWS

14. Como adicionar administradores regionais no meu dashboard

15. Tipos de status de viagens que são exibidas no dashboard

16. Tempo de publicação e atualização dos aplicativos aumentando na Google Play Store devido ao Corona Vírus

17. Como renovar a filiação na Apple Developer

 

1. Quando são publicadas as atualizações e correções dos aplicativos?

1.1. As atualizações dos aplicativos são enviadas as terças-feiras para as lojas Google Play Store e Apple Store, porém a aprovação e o tempo de propagação das mesmas é variável;

1.2. Atualizações no Dashboard são colocadas no ambiente de produção as terças-feiras no final do dia;

2. Como calcular o valor de uma corrida?

Atualmente o aplicativo utiliza a seguinte formula para calcular uma corrida:

Valor final da corrida = Tarifa base + (Valor KM * Distancia) +(Valor por tempo * Tempo )

Distancia = KM rodados
Tempo = Tempo em minutos que a corrida terá
Valor = Tarifa base ou bandeira é o valor que é cobrado ao iniciar uma corrida
Valor por KM = Valor por KM rodado
Valor por tempo = Valor por minuto

Lembrando que caso o valor final da corrida seja menor que o valor minimo a corrida irá cobrar o valor minimo.

3. Como funciona o Recalculo?

No momento de inicio da corrida, o sistema calcula o tempo e a distancia previstas para encerrar a corrida.

Ao concluir a viagem, se o tempo for X minutos menor ou maior do que o previsto.

OU

Se ele encerrar a viagem com Y km a mais ou a menos do local previsto, ele recalcula o valor.

4. Quais os tipos de Solicitações de chamadas?

a) Leilão: A viagem é enviada para todos os motoristas que se encontram dentro do raio definido, ao mesmo tempo. O que atender mais rápido é direcionado para a corrida.

b) Proximidade: O sistema identifica todos os motoristas dentro do raio de alcance definido. Cria-se uma fila com os motoristas e envia a notificação de alerta na ordem do motorista mais próximo para o mais distante.

c) Hibrido: O sistema identifica os motoristas dentro do raio de alcance da cidade, envia para o primeiro motorista, caso ele não aceite, é enviado para um segundo, caso este também não aceite, é enviado para todos os motoristas online no sistema como acontece no modo leilão;

5. Desejo adicionar uma tarifa, como proceder?

Dentro do ambiente web de gestão (dashboard) é possível cadastrar diversas Tarifas. As informações disponíveis para cada tarifa criada são:

  • Categoria do Veículo relacionado;
  • Nome da Tarifa;
  • Estado em que a tarifa irá atuar;
  • Cidade em que a tarifa irá atuar (Se não for cadastrada a cidade irá atingir todo o Estado);
  • Dias da semana em que a tarifa estará disponível (dias da semana);
  • Horário de início da tarifa;
  • Horário de fim da tarifa;
  • Valor da Bandeira (R$);
  • Valor por KM (R$);
  • Valor por Tempo (Min) (R$);
  • Taxa da Operadora (R$) (opcional);
  • Valor mínimo por corrida. (R$);
  • Ativo/Inativo.

6. Meu app foi publicado mas não aparece na loja, por que?

Após a publicação do app pela equipe nas lojas, muitas vezes os donos não conseguem achar seus apps nas buscas. O motivo é que para um app aparecer para todos é necessário que ele tenha downloads efetuados, avaliações, etc. Então como proceder? Basta enviar os links diretos das lojas que a Usemobile passa e compartilhar com as pessoas, quanto mais pessoas fizerem os downloads e comentarem, mais rápido o app irá aparecer nas buscas das lojas.

7. Quais API’s do Google Maps meu aplicativo utiliza?

As API’S do Google Maps utilizadas no aplicativo são:

1. Directions API;
2. Distance Matrix API;
3. Geocoding API;
4. Maps SDK for Android;
5. 
Maps SDK for iOS;
6. Places API;
      6.1. Directions;   
      6.2. Distance Matrix;   
      6.3. Autocomplete;
      6.4. Embed;
      6.5. Places Details;
      6.6. Find Place;
      6.7. Find Current Place;
      6.8. Places – Text Search;
      6.9. Geocoding;
7. Maps JavaScript API;
      7.1. Padrão;
8. Maps Static API;

8. Quais informações preciso configurar no Dashboard antes do lançamento?

Antes de lançar o aplicativo na loja é necessário configurar as seguintes informações no dashboard:

  • Tarifas;
  • Categorias;
  • Alcance das Chamadas;
  • Ajuda.

9. Como é feito o Recálculo do sistema

O Recálculo é feito da seguinte forma: Após X minutos e Y quilômetros é realizado o recálculo.

O Recálculo da distância é feito seguinte forma: Distancia entre ponto final (Local onde o motorista completou a corrida) e Local de origem.

Valor final da corrida = Tarifa base + (Valor KM * (Distancia entre ponto final (Local onde o motorista completou a corrida) e Local de origem) +(Valor por tempo * Tempo )

10. Quais bancos meu Gateway de pagamento aceita ?

10.1. A Pagarme aceita os seguintes bancos para cadastros de seus usuários. Acesse.


10.2. A Iugu aceita os seguintes bancos para cadastro de seus usuários:
saiba mais aqui

11. Diferença entre os tipos de permissão no dashboard

Atualmente o dashboard possui três tipo de permissão: Administrador, Operacional e SAC. Segue abaixo uma breve explicação de cada um dos tipos de permissão:

  • Administrador: Tem permissão a todas as seções do Dashboard;
  • Operacional: Possuem um grau de permissão intermediário, não possuem acesso as seções de relatórios, tarifas e categorias;
  • SAC: Tem permissão apenas as seções ajuda, mensagens e contatos do dashboard.

12. Informações necessárias para publicação dos aplicativos nas lojas

Para publicar os aplicativos nas lojas Google PlayStore e Apple Store, algumas informações são obrigatórias, sendo assim, segue o link de um formulário que contém todas as informações que a equipe Usemobile precisa para publicar seu aplicativo.

13. Solicitar aumento de SMS na Amazon AWS

Quando os clientes do seu aplicativo de mobilidade urbana se cadastram, existe uma etapa referente a confirmação através do SMS. A Amazon limita o número de SMS que a conta pode enviar através de um valor, para que o limite seja aumentado é necessário que seja feita uma solicitação no painel AWS. Abaixo se encontra uma explicação de onde você terá que ir para fazer a solicitação de aumento:

13.1. Faça login com suas informações de conta da Amazon AWS.

13.2. Na tela principal clique em suporte e dentre as opções que serão mostradas clique em central de suporte;

13.3. Na tela de suporte você verá todos as solicitações já feitas para o suporte. Como o padrão é apenas 1 dolar, a equipe Usemobile sempre realiza um pedido inicial de aumento do limite de SMS. Você pode acessar o pegar o exemplo de texto do pedido que está na sua conta Amazon e copiar as informações no próximo pedido;

13.4. Para criar sua solicitação de aumento do limite de SMS, clique em “Create Case” ;

13.5. Na tela de seleção do tipo do caso selecione “Service limite increase”

13.6. Em “Limite Type” selecione ou digite “SNS Text Messaging” e os campos irão aparecer para você preencher;

13.7. Dos campos opcionais é recomendado que sejam preenchidos os seguintes campos: ” What type of messages do you plan to send? ” com a resposta ” Transactional” e ” Which countries do you plan to send messages to?” com a resposta “Brazil”;

13.8. Em “Resource Type” selecione ” General Limits”;

13.9. Em “Case description” deve ser explicado o motivo para o aumento, caso seja utilizado o texto de exemplo se atente para modificar os valores das seguintes frases: “I would like to request an increase in the SMS limit of $” pois se trata do novo valor do novo limite e “I already made this request once and got $” pois se trata do valor que foi pedido anteriormente.

13.10. Clique em “Submit” e a solicitação será enviada para a analise, lembrando que ela pode ser aceita ou recusada pela Amazon. O Processo de analise pode demorar até 72 horas uteis para ter a resposta, então é importante verificar de tempos em tempos o status na seção de Suporte;

13.11. Após o novo valor ser aceito você precisará adicionar o mesmo nas configurações da sua conta, para isso volte a tela principal, no campo “Localizar Serviços” digite “SNS ou Simple Notification Service” e selecione a opção;

13.12. Na tela que irá abrir clique no botão que se encontra no canto superior esquerdo para abrir o menu e no menu clique em “Mensagens de Texto (SMS)”;

13.13. Nas informações que serão apresentadas procure por “Prefências de mensagens SMS” e clique em Editar;

13.14. Na próxima tela procure ” Limite de gasto da conta – opcional” e insira o novo valor que a Amazon liberou;

13.15. Clique em salvar alterações e seu novo limite estará configurado.

14. Como adicionar administradores regionais no meu dashboards

14.1. Acesse o dashboard, vá em usuários e clique no botão adicionar usuário; 

14.2. Escolha o tipo de permissão que o usuário terá: Administrador, Operacional ou SAC;

14.3. Insira o e-mail do administrador, lembrando que ele tem que ter um cadastro no app;

14.4. Terá uma opção escrita todos, quando clicar aparecerão os estados do Brasil;

14.5. Após selecionar o estado irá aparecer o campo da cidade que ele terá acesso;

14.6. Após isso basta clicar em cadastrar que o usuário estará registrado como administrador regional do dashboard.

Observação: Não é possível editar um administrador já criado, caso o local de atuação esteja errado, será necessário deleta-lo da seção de usuários e adicionar novamente.

15. Tipos de status de viagens que são exibidas no dashboard

15.1. Corrida completa – Significa que a corrida foi completa com sucesso até o destino final;

15.2. Cancelada pelo passageiro – A corrida foi cancelada pelo passageiro, exibindo o horário e data do cancelamento;

15.3. Cancelada pelo motorista – A corrida foi cancelada pelo motorista, , exibindo o horário e data do cancelamento;

15.4. Não atendida – A corrida foi enviada porém nenhum motorista aceitou;

15.5. Motorista indo ao passageiro – O motorista já aceitou a corrida e está indo para o local de embarque do passageiro;

15.6. Motorista indo para destino – O motorista já aceitou a corrida, já se encontrou com o passageiro e está se dirigindo para o destino final;

15.7. A viagem não foi realizada – A viagem não foi realizada pelo fato de que não existiam motoristas online dentro do raio da chamada ou o passageiro não conseguiu realizar a corrida pois a operadora de cartão negou a operação;

15.8. Corrida Excluída – A corrida foi excluída por um administrador;

15.9. Cancelada pelo Administrador – A corrida foi cancelada por um administrador;

15.10. Sem motoristas – Não haviam motoristas online na região da chamada.

16. Tempo de publicação e atualização dos aplicativos aumentando na Google Play Store devido ao Corona Vírus

Com o Corona vírus se espalhando pelo mundo muitos apps relacionados ao assunto estão sendo publicados na Google Play Store e nem todos com informações confiáveis. Sendo assim, a Google irá fazer uma revisão mais detalhada de todos os apps que estão sendo enviadas para a loja, com isso a estimativa é que uma atualização ou publicação de um app demore pelo menos 7 dias.

17. Como renovar a filiação na Apple Developer

O certificado de filiação da Apple Developer possui prazo de 1 ano, quando o prazo acaba, o seu app iOS pode acabar tendo problemas, entre eles não chegaram mais pushs no aplicativo.
Para resolver basta acessar sua conta no site:https://developer.apple.com/ inserir os dados de acesso e ao ser direcionado para a tela principal clicar em “Renew Membership”, clicando nesta opção você será exibido o contrato e você deverá concordar com os termos clicando no quadrado de check e depois em “I Agree”, lembrando que será necessário pagar a taxa anual de U$ 99 novamente para que a filiação seja feita.


  • Danilo Machado
  • Analista de Qualidade
  • Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Interessado por novas tecnologias desde criança, encontrei na computação um meio de filtrar meus objetivos e achar meu lugar no mundo.

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