FAQ - Plataforma de mobilidade Urbana
1. Quando são publicadas as atualizações e correções dos aplicativos?
1.1. As atualizações dos aplicativos são enviadas as terças-feiras para as lojas Google Play Store e Apple Store, porém a aprovação e o tempo de propagação das mesmas é variável;
1.2. Atualizações no Dashboard são colocadas no ambiente de produção as terças-feiras no final do dia;
2. Como calcular o valor de uma corrida?
Atualmente o aplicativo utiliza a seguinte formula para calcular uma corrida:
Valor final da corrida = Tarifa base + (Valor KM * Distancia) +(Valor por tempo * Tempo )
Distancia = KM rodados
Tempo = Tempo em minutos que a corrida terá
Valor = Tarifa base ou bandeira é o valor que é cobrado ao iniciar uma corrida
Valor por KM = Valor por KM rodado
Valor por tempo = Valor por minuto
Lembrando que caso o valor final da corrida seja menor que o valor minimo a corrida irá cobrar o valor minimo.
3. Como funciona o Recalculo?
No momento de inicio da corrida, o sistema calcula o tempo e a distancia previstas para encerrar a corrida.
Ao concluir a viagem, se o tempo for X minutos menor ou maior do que o previsto.
OU
Se ele encerrar a viagem com Y km a mais ou a menos do local previsto, ele recalcula o valor.
4. Quais os tipos de Solicitações de chamadas?
a) Leilão: A viagem é enviada para todos os motoristas que se encontram dentro do raio definido, ao mesmo tempo. O que atender mais rápido é direcionado para a corrida.
b) Proximidade: O sistema identifica todos os motoristas dentro do raio de alcance definido. Cria-se uma fila com os motoristas e envia a notificação de alerta na ordem do motorista mais próximo para o mais distante.
c) Hibrido: O sistema identifica os motoristas dentro do raio de alcance da cidade, envia para o primeiro motorista, caso ele não aceite, é enviado para um segundo, caso este também não aceite, é enviado para todos os motoristas online no sistema como acontece no modo leilão;
5. Desejo adicionar uma tarifa, como proceder?
Dentro do ambiente web de gestão (dashboard) é possível cadastrar diversas Tarifas. As informações disponíveis para cada tarifa criada são:
- Categoria do Veículo relacionado;
- Nome da Tarifa;
- Estado em que a tarifa irá atuar;
- Cidade em que a tarifa irá atuar (Se não for cadastrada a cidade irá atingir todo o Estado);
- Dias da semana em que a tarifa estará disponível (dias da semana);
- Horário de início da tarifa;
- Horário de fim da tarifa;
- Valor da Bandeira (R$);
- Valor por KM (R$);
- Valor por Tempo (Min) (R$);
- Taxa da Operadora (R$) (opcional);
- Valor mínimo por corrida. (R$);
- Ativo/Inativo.
6. Meu app foi publicado mas não aparece na loja, por que?
Após a publicação do app pela equipe nas lojas, muitas vezes os donos não conseguem achar seus apps nas buscas. O motivo é que para um app aparecer para todos é necessário que ele tenha downloads efetuados, avaliações, etc. Então como proceder? Basta enviar os links diretos das lojas que a Usemobile passa e compartilhar com as pessoas, quanto mais pessoas fizerem os downloads e comentarem, mais rápido o app irá aparecer nas buscas das lojas.
7. Quais API’s do Google Maps meu aplicativo utiliza?
As API’S do Google Maps utilizadas no aplicativo são:
1. Directions API;
2. Distance Matrix API;
3. Geocoding API;
4. Maps SDK for Android;
5. Maps SDK for iOS;
6. Places API;
6.1. Directions;
6.2. Distance Matrix;
6.3. Autocomplete;
6.4. Embed;
6.5. Places Details;
6.6. Find Place;
6.7. Find Current Place;
6.8. Places – Text Search;
6.9. Geocoding;
7. Maps JavaScript API;
7.1. Padrão;
8. Maps Static API;
8. Quais informações preciso configurar no Dashboard antes do lançamento?
Antes de lançar o aplicativo na loja é necessário configurar as seguintes informações no dashboard:
- Tarifas;
- Categorias;
- Alcance das Chamadas;
- Ajuda.
9. Como é feito o Recálculo do sistema
O Recálculo é feito da seguinte forma: Após X minutos e Y quilômetros é realizado o recálculo.
O Recálculo da distância é feito seguinte forma: Distancia entre ponto final (Local onde o motorista completou a corrida) e Local de origem.
Valor final da corrida = Tarifa base + (Valor KM * (Distancia entre ponto final (Local onde o motorista completou a corrida) e Local de origem) +(Valor por tempo * Tempo )
11. Diferença entre os tipos de permissão no dashboard
Atualmente o dashboard possui três tipo de permissão: Administrador, Operacional e SAC. Segue abaixo uma breve explicação de cada um dos tipos de permissão:
- Administrador: Tem permissão a todas as seções do Dashboard;
- Operacional: Possuem um grau de permissão intermediário, não possuem acesso as seções de relatórios, tarifas e categorias;
- SAC: Tem permissão apenas as seções ajuda, mensagens e contatos do dashboard.
12. Informações necessárias para publicação dos aplicativos nas lojas
Para publicar os aplicativos nas lojas Google PlayStore e Apple Store, algumas informações são obrigatórias, sendo assim, segue o link de um formulário que contém todas as informações que a equipe Usemobile precisa para publicar seu aplicativo.
13. Solicitar aumento de SMS na Amazon AWS
Quando os clientes do seu aplicativo de mobilidade urbana se cadastram, existe uma etapa referente a confirmação através do SMS. A Amazon limita o número de SMS que a conta pode enviar através de um valor, para que o limite seja aumentado é necessário que seja feita uma solicitação no painel AWS. Abaixo se encontra uma explicação de onde você terá que ir para fazer a solicitação de aumento:
Passo 1. Faça login com suas informações de conta da Amazon AWS.
Passo 2. Na tela principal clique em suporte e dentre as opções que serão mostradas clique em central de suporte;
Passo 3. Na tela de suporte você verá todos as solicitações já feitas para o suporte. Como o padrão é apenas 1 dolar, a equipe Usemobile sempre realiza um pedido inicial de aumento do limite de SMS. Você pode acessar o pegar o exemplo de texto do pedido que está na sua conta Amazon e copiar as informações no próximo pedido;
Passo 4. Para criar sua solicitação de aumento do limite de SMS, clique em “Create Case” ;
Passo 5. Na tela de seleção do tipo do caso selecione “Service limite increase”
Passo 6. Em “Limite Type” selecione ou digite “SNS Text Messaging” e os campos irão aparecer para você preencher;
Passo 7. Dos campos opcionais é recomendado que sejam preenchidos os seguintes campos: ” What type of messages do you plan to send? ” com a resposta ” Transactional” e ” Which countries do you plan to send messages to?” com a resposta “Brazil”;
Passo 8. Em “Resource Type” selecione ” General Limits”;
Passo 9. Em “Case description” deve ser explicado o motivo para o aumento, caso seja utilizado o texto de exemplo se atente para modificar os valores das seguintes frases: “I would like to request an increase in the SMS limit of $” pois se trata do novo valor do novo limite e “I already made this request once and got $” pois se trata do valor que foi pedido anteriormente.
Passo 10. Clique em “Submit” e a solicitação será enviada para a analise, lembrando que ela pode ser aceita ou recusada pela Amazon. O Processo de analise pode demorar até 72 horas uteis para ter a resposta, então é importante verificar de tempos em tempos o status na seção de Suporte;
Passo 11. Após o novo valor ser aceito você precisará adicionar o mesmo nas configurações da sua conta, para isso volte a tela principal, no campo “Localizar Serviços” digite “SNS ou Simple Notification Service” e selecione a opção;
Passo 12. Na tela que irá abrir clique no botão que se encontra no canto superior esquerdo para abrir o menu e no menu clique em “Mensagens de Texto (SMS)”;
Passo 13. Nas informações que serão apresentadas procure por “Prefências de mensagens SMS” e clique em Editar;
Passo 14. Na próxima tela procure ” Limite de gasto da conta – opcional” e insira o novo valor que a Amazon liberou;
Passo 15. Clique em salvar alterações e seu novo limite estará configurado.
14. Como adicionar administradores regionais no meu dashboards
Passo 1. Acesse o dashboard, vá em usuários e clique no botão adicionar usuário;
Passo 2. Escolha o tipo de permissão que o usuário terá: Administrador, Operacional ou SAC;
Passo 3. Insira o e-mail do administrador, lembrando que ele tem que ter um cadastro no app;
Passo 4. Terá uma opção escrita todos, quando clicar aparecerão os estados do Brasil;
Passo 5. Após selecionar o estado irá aparecer o campo da cidade que ele terá acesso;
Passo 6. Após isso basta clicar em cadastrar que o usuário estará registrado como administrador regional do dashboard.
Observação: Não é possível editar um administrador já criado, caso o local de atuação esteja errado, será necessário deleta-lo da seção de usuários e adicionar novamente.
15. Tipos de status de viagens que são exibidas no dashboard
Corrida completa – Significa que a corrida foi completa com sucesso até o destino final;
Cancelada pelo passageiro – A corrida foi cancelada pelo passageiro, exibindo o horário e data do cancelamento;
Cancelada pelo motorista – A corrida foi cancelada pelo motorista, , exibindo o horário e data do cancelamento;
Não atendida – A corrida foi enviada porém nenhum motorista aceitou;
Motorista indo ao passageiro – O motorista já aceitou a corrida e está indo para o local de embarque do passageiro;
Motorista indo para destino – O motorista já aceitou a corrida, já se encontrou com o passageiro e está se dirigindo para o destino final;
A viagem não foi realizada – A viagem não foi realizada pelo fato de que não existiam motoristas online dentro do raio da chamada ou o passageiro não conseguiu realizar a corrida pois a operadora de cartão negou a operação;
Corrida Excluída – A corrida foi excluída por um administrador;
Cancelada pelo Administrador – A corrida foi cancelada por um administrador;
Sem motoristas – Não haviam motoristas online na região da chamada.
16. Tempo de publicação e atualização dos aplicativos aumentando na Google Play Store devido ao Corona Vírus
Com o Corona vírus se espalhando pelo mundo muitos apps relacionados ao assunto estão sendo publicados na Google Play Store e nem todos com informações confiáveis. Sendo assim, a Google irá fazer uma revisão mais detalhada de todos os apps que estão sendo enviadas para a loja, com isso a estimativa é que uma atualização ou publicação de um app demore pelo menos 7 dias.
17. Como renovar a filiação na Apple Developer
O certificado de filiação da Apple Developer possui prazo de 1 ano, quando o prazo acaba, o seu app iOS pode acabar tendo problemas, entre eles não chegaram mais pushs no aplicativo.
Para resolver basta acessar sua conta no site:https://developer.apple.com/ inserir os dados de acesso e ao ser direcionado para a tela principal clicar em “Renew Membership”, clicando nesta opção você será exibido o contrato e você deverá concordar com os termos clicando no quadrado de check e depois em “I Agree”, lembrando que será necessário pagar a taxa anual de U$ 99 novamente para que a filiação seja feita.